Patty 29/04/2022Para quem gosta realmente do tema O Papa Contra Hitler apresenta os bastidores da espionagem da Igreja Católica durante a 2a Guerra Mundial.
Um livro extremamente descritivo, com vários personagens e datas, diria que é bem político, o que o torna por vezes meio cansativo. Mas se você, assim como eu, gosta do tema Segunda Guerra Mundial, então vale muito a pena a leitura.
O livro nos mostra como o Papa Pio XII, que muitas vezes foi taxado de "o Papa de Hitler" por publicamente não se posicionar contra o regime nazista e suas atrocidades, na verdade lutou em segredo junto com a resistência alemã para combater o nazismo, chegando inclusive a fazer parte de um conspiração para matar Hitler.
É interessante ver o lado pouco publicado dos alemães que não concordavam com o governo e queriam uma Alemanha melhor, sem Hitler e seu partido no poder, incluindo até pessoas do alto comando do Exército Alemão. E como essas pessoas encontraram em Pio XII uma força não só para tentar derrubar o poder como também para negociar a paz com os países Aliados.
É uma bela aula de história da Igreja Católica que se manteve em silêncio perante o mundo para evitar que seus padres e bispos fossem perseguidos por Hitler, enquanto que secretamente ela trabalhava para ajudar tanto católicos como judeus que sofriam sob o regime nazista.