Thaysduda 22/01/2024
@livroserazoes
Julie foi sequestrada de sua casa aos 13 anos. Sua irmã mais nova, Jane, foi a única testemunha de seu sequestro. Após 8 anos, a única coisa que sua família deseja é ter um corpo para enterrar. Então, durante uma reunião familiar, Julie retorna para casa.
A questão principal é, será que realmente é a Julie que voltou?
O livro mantém o suspense até as últimas páginas sobre a identidade da mulher que voltou para casa. Em um capitulo temos certeza que a mulher é Julie, porém no outro já não temos mais tanta certeza. Acompanhamos a história principalmente pelo ponto de vista de Anna, mãe de Julie. Através dela, compartilhamos as mesmas dúvidas. Temos mais de um ponto de vista, o que eu aprecio bastante, porém acho que não funcionou muito bem aqui. Algumas partes da história tornaram-se confusas e um pouco difíceis de acompanhar. Embora tudo se encaixe no final, acredito que havia maneiras melhores de abordar esses capítulos no livro.
A leitura me levou a refletir ao acompanhar a mente de Anna. Ela frisa bastante as mudanças em sua filha, o que fez questionar situações da vida real. Crianças desaparecidas nunca mais serão as mesmas, e isso deve gerar uma insegurança ao voltar para casa, já que a pessoa que retorna não é a mesma que partiu. A família perde uma parte da construção da pessoa, da personalidade, de sua essência. Também comecei a refletir sobre a dinâmica familiar após o desaparecimento de um filho, especialmente neste livro, que envolve outra criança, a que ficou. Acompanhamos a negligência, a culpa e o arrependimento. O livro me fez sentir na pele de cada personagem e compreender cada lado. Anna não perdeu apenas uma filha, mas sim suas 2 únicas filhas.
O livro não se concentra na investigação do caso, mas sim no drama familiar, enquanto os personagens lidam com as sequelas do sequestro de Julie. O livro foi eficaz ao mostrar esse lado da história, pois coloca o leitor para refletir e se colocar no lugar de cada personagem. Porém se você espera um livro investigativo e repletos de reviravoltas, você não vai encontrar isso aqui.
Gostei da história e das reflexões que o livro trouxe, mas não gostei totalmente do desenvolvimento.
Alerta de gatilhos:
Algumas passagens são pesadas e incluem; Violência psicológica, física, sexual.