Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen




Resenhas - Orgulho e Preconceito


10664 encontrados | exibindo 1231 a 1246
83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 |


Paloma 31/07/2021

Primeiras impressões
Primeiras impressões, seria esse o título original do romance de Jane Austen. Em consonância com o primeiro encontro dos protagonistas Elizabeth Benett e Sr. Darcy que tomaram para si as primeiras impressões um do outro e se apegaram ao impacto delas no desenvolvimento de suas relações sociais. Entretanto, ?Orgulho e preconceito? foi o título definitivo escolhido por Austen e, de cara, ele entrega a essência do desenvolvimento da história dos protagonistas desse lindo, irônico e cômico romance.

Um narrador observador e impessoal nos conduz por essa trama que, a primeira vista, pode parecer clichê e água com açúcar, mas que, a partir do desenvolvimento dos fatos, vai se revelando profunda e nada casual. Talvez esse seja, a meu ver, um dos grandes feitos de Austen, ter transformado personagens e relações sociais e familiares comuns da sua época em um enredo atrativo, engraçado, crítico e apaixonante.

Orgulho e Preconceito é menos sobre um amor romântico entre Elizabeth e Darcy. É mais sobre como as primeiras impressões são importantes para moldar nossas relações sociais. Sobre como somos pessoas com virtudes e defeitos e, por mais inteligentes, observadoras e independentes que nos julgamos ser estamos sujeitas às falhas do julgamento. O quanto, por mais subversivas e críticas dos padrões sociais, ainda assim, guardamos conosco preconceitos e um orgulho desmedido quando nossas falhas são apontadas.

É assim que Austen desenvolve o amor de Elizabeth e Darcy. Ela, uma jovem de hierarquia social inferior a dele, com baixo poder aquisitivo, mas uma perspicácia, independência e inteligência admiráveis, é vista por Darcy como uma jovem tolerável, mas que, infelizmente, pelos infortúnios do destino de sua família não rica, é inicialmente, uma pessoa indigna do seu apreço e sentimentos. Ele, um cavalheiro dono de uma grande fortuna, com toda a pompa e requinte da sua classe social e uma dose de arrogância e timidez é, de cara, julgado por Lizzy como um sujeito orgulhoso, sisudo e ignorante, o homem que, mesmo que fosse o último na terra, não conseguiria fazer com que ela se casasse com ele.

Esse clima de antipatia e implicância mútua perdura longos capítulos do livro e nos fornece diálogos extremamente cômicos e irônicos. Mesmo encantado pelos belos olhos de Elizabeth, Darcy não consegue abrir mão de seus preconceitos sociais. Ainda que curiosa e instigada pelo comportamento de Darcy, Elizabeth não abandona seu orgulho e preconceito previamente alimentados acerca do cavalheiro.

No livro, Austen nos convida a acompanhar a mudança desses personagens. O primeiro passo rumo ao amadurecimento da visão recíproca dos protagonistas acontece quando eles se reencontram em Kent, quando Elizabeth enfrenta Darcy e o questiona sobre seus comportamentos com relação a Jane e Wickham. Posteriormente, o reencontro de ambos em Pemberley é o ponto alto da virada de chave do romance e Austen descreve com maestria e beleza o amadurecimento dos personagens e a mudança de concepção que um passa a ter do outro. Nos deixa de lição que nem sempre as primeiras impressões são verdadeiras e que nosso olhar sobre os outros pode estar sob a lente de preconceitos profundos.

A visita de Elizabeth à casa de Darcy faz com que caia o véu do orgulho que cobria os olhos dela ao observar as minúcias do comportamento de Darcy. E vice versa. O diálogo sincero e respeitoso que os dois travam, mostram a ambos que eles estavam inteiramente equivocados a respeito das impressões recíprocas. Esse é o ponto que encaminha o romance para mais algumas situações inusitadas que vão, aos poucos, revelando o amor de Elizabeth e Darcy que, finalmente, consegue ser externalizado e vivenciado.

É um livro lindíssimo sobre o amor, as relações sociais, a subversão das protagonistas femininas e de crítica aos costumes e tradições da época. Com um narrador impessoal que é extremamente ácido e crítico de certos personagens, como a Sra Benett e o Sr Collins, os quais representam os valores morais da época, que estava em mudança com relação aos costumes, alvo de críticas irônicas e cômicas de Austen em seus romances.

Jane Austen foi com toda certeza uma escritora a frente de seu tempo que desenvolvendo temas importantes para o seu período, como o casamento, conseguiu descrever e desenvolver críticas à sociedade de sua época; falou sobre o amor, as virtudes e as falhas humanas; desenvolveu personagens femininas independentes, questionadoras e críticas que marcaram a literatura. O amor de Elizabeth e Darcy que está para além dos interesses econômicos, revela que a verdadeira felicidade também está em ter um bom caráter e objetivos de vida em comum a partilhar, não se deixando entregar às falsas primeiras impressões que um encontro repentino pode causar.

Sobre a edição, com toda certeza é o livro mais lindo que tenho. O projeto gráfico está belíssimo, ilustrações encantadoras com uma paleta maravilhosa, de Jess Vieira e textos de apoio que acrescentam em muito a experiência de leitura. Esse livro me encantou de verdade!
Alê | @alexandrejjr 01/08/2021minha estante
O que é um encanto também são esses teus 10 parágrafos, Paloma. Excelente texto! Até mudei de ideia em relação ao livro, deu vontade de ver cada observação apontada por ti durante a leitura.


Paloma 02/08/2021minha estante
Muito obrigada, Alê! Esse livro realmente me surpreendeu positivamente, é lindíssimo, vale super a pena a leitura.




isabela 30/07/2021

<3
eu achei esse livro excelente, mas até a metade a leitura foi bem cansativa
vale a pena ler por causa do romance da lizzie e do darcy, é sério, eles são muito adoráveis
comentários(0)comente



LeBueno 20/07/2020

Apaixonante!!
Esse livro é simplesmente a coisa mais fofa que eu já li...
Na história somos apresentados à família Bennett e as 5 meninas da família, das quais Elizabeth será a personagem mais falada. Ela não é a mais bonita nem a mais inteligente, mas é a preferida do pai e sem dúvidas a mais esperta.
Será Elizabeth a dona da relação que enche nossos corações de felicidade, juntamente com o Sr. Darcy... ele nem de longe é perfeito, tem vários defeitos, como o orgulho e lhe falta a vivacidade presente em Lizzy. Ambos são egoístas e teimosos e admitem isso um ao outro, mas seu amor é tão puro e eles se completam de uma forma tão perfeita que os defeitos não chegam a ser nada de mais.
Demorou bastante até a relação se solidificar, porém isso não desmerece nem um pouco a história e nem o prazer dessa leitura. Amei demais, com certeza vou procurar mais livros da Jane Austen!!
comentários(0)comente



Ellen.Soares 20/07/2020

Simplesmente incrível
Foi o primeiro livro de Jane Austen que li e já tenho planos de ler vários outros livros de sua autoria durante o ano. Orgulho e preconceito nos trás reflexões profundas e maravilhosas acerca do caráter e da sociedade. Sendo uma leitura agradavelmente rica em detalhes das tradições da Inglaterra do início do século XIX, é perfeito para comparar com a sociedade atual e tirar aprendizados preciosos. Todavia, os personagens diversos são, na minha opinião, a melhor parte da história, pois possibilita uma análise completa. O romance em si me surpreendeu. Não é um clássico da literatura à toa. Amo de mais.
comentários(0)comente



jessleti 29/11/2020

apaixonada
a jane austen literalmente arrasa, esse livro foi tão bom que eu fiquei extremamente arrependida de só ler agora.
comentários(0)comente



Duda 11/07/2020

Incrível
Demorei um tanto pra engatar na narrativa, mas quando comecei não consegui mais parar!

Jane Austen nos narra um romance bem clichê, nos termos da época em que o livro foi lançado (1813)
comentários(0)comente



Jack 05/07/2020

Eita mais amo.
Meu casal número 1. Darcy esse mocinha que se acha e vau ter que aprender que as coisas não são como ele quer e como ele as vê. E Elizabeth essa mocinha atrevida e fora do seu tempo e que me da o maior orgulho. E uma delicia ver a evolução da história e com isso o amor acontecer e Darcy acordando pra vida. Não tem como ler Jane Austin e sair sem algo de bom. Assim como suas personagens femininas fortes e os masculinos sempre em uma jornada de crescimento. E assim com quem le suas narrativas.
comentários(0)comente



Keylla_x 11/12/2020

Incrível
"Mas confesso que a mim nada disso me encanta. Prefiro infinitamente um livro."

Escolhi Orgulho e Preconceito para dar o pontapé inicial nas obras de Jane Austen, tanto por ser o que mais me despertou interesse, quanto por ser o primeiro que eu conheci. Há muitos anos atrás tive a oportunidade de assistir ao filme, um clássico até mas telonas. Na época nunca tinha sequer ouvido falar da autora ou de seus livros, mas sua perfeição (sim achei o filme perfeito quando assistir) fez brotar em mim um grande interesse.

Com o livro na mão nada mudou, na verdade hoje sou muito mais apaixonada pela história e mais ainda pela autora. O romance de Austen é perfeito, nada enjoativo e até os clichês são incríveis. O desenrolar da narrativa é assimétrico, tanto com os protagonistas quanto com os personagens secundários, algo que me impressiona bastante na escrita de Jane é que o desenrolar de suas histórias secundárias não rouba a cena do casal principal, e principalmente ela não deixar de ser interessante e pertinente para a composição do livro.

Eu sou suspeita para falar de Jane Austen, hoje minha autora favorita, mas suas obras são perfeitas, atemporais e todos deveriam conhecê-las!
comentários(0)comente



Stephanye.Nunes 13/12/2020

Amo demais ?
Não é atoa que esse livro fez e faz tanto sucesso. A maneira gradativa em que os personagens vão mudando e se apaixonando chega a ser viciante.
Um dos meus favoritos da vida com certeza.
comentários(0)comente



Anna 11/07/2021

Orgulho e preconceito
O livro, por ser escrito com um vocabulário rebuscado, é lido com uma demora maior e deve ter mais atenção, justamente pelas palavras e termos utilizados não serem presentes no cotidiano. A demora da leitura é compensada pelo conteúdo do livro. A história traz como romance principal o da Senhorita Elizabeth Bennet e do Senhor Darcy, que têm, por vários fatores, dificuldades para ficar juntos. Para que tal ato aconteça, a autora enrola bastante com outros acontecimentos na vida de Elizabeth.
Ao ler o clássico, percebe-se o machismo e a necessidade do casamento na vida de uma mulher daquela época. Percebe-se também a importância do feminismo na vida de todas as mulheres.
comentários(0)comente



Zirribeiro 25/06/2020

Maravilhoso!
Elizabeth Bennet é uma mulher a frente do seu tempo. Romance adorável.
comentários(0)comente



Mary.Privado 24/06/2020

Vale a pena ser lido!
Foi o primeiro romance de época que li e posso afirmar que comecei com o pé direito. Jane Austen nos revela uma trama rica em detalhes, que a pesar da delonga para o romance engrenar devido até a época em que foi escrito, os conflitos vividos pelos personagens nos envolvem proporcionalmente de forma satisfatória. Uma história de amor pura, cativante, autêntica e empolgante, com direito a provocar muitas palpitações que deixam aquele gosto de quero mais no leitor. Aconselho assistir o filme assim que terminar o livro, pois ele é lindo, apesar das diferenças características das adaptações.
comentários(0)comente



tai 10/07/2021

"enemies to lovers" original? kkkkll
confesso que esperava mais, por ser tão falado e clássico. já tinha até visto o filme antes e amei a história.
fiquei confusa com a escrita, achei um pouco arrastado na maior parte, porém li até rápido.
dei quatro estrelas pois amo romance, seja ele de época ou atual. fiquei sentindo falta de mais conversa entre os personagens, fiquei muito nessa expectativa e acho que foi o que mais deixou a desejar pra mim.
Mimy Vidal 10/07/2021minha estante
Sim ele é um pouco paradinho mesmo, acho que por ser um clássico a escrita é um pouco difícil de entender?




Arnaldo.Veiga 09/07/2021

A primeira coisa que eu noto quando pego um livro clássico é o quanto a história flui, nesse caso a história flui muito bem, é claro que não é uma história grandiosa e nem tão cheia de acontecimentos. Pra mim a história funcionou em um nível bom, provavelmente ela cresça quando eu assistir o filme por ser algo mais visual e etc., teve algumas coisas que me atrapalharam na leitura e me confundiram em algumas partes quanto todo mundo era chamado pelo sobrenome mesmo tendo várias pessoas da mesma família no mesmo ambiente eu não sabia distinguir quem era quem. Quanto ao romance eu pouco me importei e como eu disse talvez eu passe a gostar quando ver o filme.
comentários(0)comente



10664 encontrados | exibindo 1231 a 1246
83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR