Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen




Resenhas - Orgulho e Preconceito


10664 encontrados | exibindo 1261 a 1276
85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 |


Ju 15/06/2021

Um dos meus primeiros clássicos
Essa é uma das edições mais bonitas que eu tenho e eu fico possessa em lembrar que eu não amo o livro, na verdade eu desgosto mais do que gosto. A expectativa para ler e gostar de Orgulho e Preconceito era mediana, pois ja tinha visto o filme e achado mais ou menos, mas tinha a esperança do livro ser melhor. Acabou gostando mais do filme pelo fator visual, ja que o enredo é parecido, é uma ótima adaptação em termos de fidelidade.

O livro tem uma linguagem mais rebuscada do que eu esperava, ela não é difícil, mas torna a história menos imersiva e mais lenta (obviamente que isso é um reflexo de quando o livro foi escrito e não um estilo de escrita). Os personagens são o que você espera do século 19, assim como o enredo, voltado totalmente para casamentos. Não me apeguei nem a eles e nem aos romances, o que é um problema visto que é só isso que o livro tem pra oferecer. Mas reconheço a importância do livro e da Jane Austen, que deixa implícitas pequenas críticas ao machismo da época e a real importância de um marido na vida de uma mulher.

comentários(0)comente



Amanda.Mendes 15/06/2021

....shire
Creio que foi a única releitura de livro que sai gostando mais do livro do que a primeira leitura. Com certeza o fator determinante foi que agora eu tenho uma maturidadr linguística maior do que quando eu tinha 16 anos ?. A escrita da Jane é muito boa e os personagens e seus caráters são bem descritos. O que me encanta em Orgulho e Preconceito é que ele é clichê ao mesmo tempo que não é. Como assim? O que vai acontecendo durante o livro é de certa forma esperado por conta do gênero, porém as atitudes de alguns personagens (mesmo que clichês) ainda soaram inesperadas.
comentários(0)comente



EmillyLuna 14/06/2021

AMEI (ardentemente)! É com certeza um novo favorito! ??
Amo Orgulho e Preconceito desde a primeira vez que assisti o filme, ainda no início desse ano ou finalzinho do ano passado. Foi o estopim para a minha vontade de ler o livro, tanto que já comecei a primeira página com um ânimo gigantesco que só aumentou com o passar da leitura! Antes tinha muito medo de a introdução ser arrastada como vi muuita gente dizer, mas, socorro, meu surto foi tanto que nem percebi nada; muito pelo contrário, adorei tanto quanto o resto.

Queria sair espalhando-o pela humanidade, de verdade. Acho a Elizabeth ? que não sei se chamo de Lizzy ou de Eliza ? extremamente inteligente, amo quando mocinhas de livros antigos são assim! Ela não se curva com facilidade, e isso é maravilhoso de perceber nela. Sei que foi muito precipitada com os julgamentos dela, mas não troco as apreensões que senti enquanto lia por nada.

Sr. Darcy é meu crush universal, a evolução dele é uma delícia de ver. A forma como ele admite para a Lizzy que precisou de certas situações para perceber outras me deixou ainda mais apaixonadinha do que quando ele começou a ser gentil e a criada começou a elogiá-lo. Ele cresceu muito com o passar do livro.

Também adoro a Jane! Não consigo imaginar como ela consegue ser tão doce sempre. A relação dela com a Eliza é tudo para mim, a confiança que elas inspiram uma na outra também. Os trechinhos finais falando sobre as visitas uma a outra me deixaram ainda mais feliz. O Bingley também é uma gracinha, sempre muito solicito e carinhoso, dava vontade de apertar.

Preciso expressar meu mais profundo afeto ao Sr. e a Sra. Gardiner também. São os melhores tios de todos, queria poder conhecer a Sra. Gardiner e ficar conversando com ela, parece ser maravilhoso estar por perto. Todo o carinho que eles têm pelas srtas. Bennet mais velhas se converteu em carinho que tenho pela existência deles no universo da história.

Eu poderia falar de mais mil coisas, mas vou tentar ser mais direta, senão daqui a pouco descubro que o skoob tem limite de caracteres.

Sr. Bennet é outro que tem minha simpatia mais sincera, a proteção dele para com as minhas meninas é demais!! Queria ter conhecido melhor a srta. Darcy, parece ser muito fofa pelas descrições. Também acho a Charlotte uma querida!

Detesto a Lydia desde as aparições iniciais dela, assim como as da mãe. Sra. Bennet testava minha paciência, às vezes o que eu mais queria era entrar no livro e fazê-la se calar. Whickham eu não vou nem dizer, né. A irmã do Bingley é outra que não entendo como pode ser tão diferente do irmão. Lady Catherine é uma bruxa chata, mas no fim do livro foi de grande serventia, ahshad. Sr. Collins é insuportável, quem aguenta?

Agora para não dizer que me ceguei aos pontos ruins por ser uma emocionada com a história: sinto muita falta de descrições. Não tive dificuldades de imaginar nada, mas simplesmente porque usei todo o universo do filme como base (parece que o filme e o livro se completam, amo como se mesclaram na minha cabeça), usei tudo o que pude dos cenários de lá. Através da Austen não dá para pegar quase nada para imaginar as coisas, o que eu não lembrava ou não tinha no filme, tive que inventar. A mesma coisa com a descrição dos personagens. Se não fosse o filme, eu não faria ideia de como imaginá-los. Entendo que talvez na época em que foi escrito tenha feito sentido, pois todos conheciam o ambiente em que viviam, mas a Emilly de séculos depois fica triste, haha.

Outra coisa que me deixou chateadinha é que a conversa deles foi caminhando. Caminhando!!! Eu criei muita expectativa, mas nem se olharam nos olhos, poxa! Faltou um pouco mais de emoção, envolvimento. Mas não deixa de ser ótimo.

Fora esses detalhes, não tenho muito do que reclamar e volto para minha versão de leitora emocioada. Aaaahhh, o que dizer sobre esse livro?? Creio que todas as vezes em que lê-lo sentirei as mesmas apreensões e nervosismos, os mesmos ânimos e emoções. Fico muito feliz por ter lido, não me arrependo nem um pouco!

Não sei quem é o orgulho e quem é o preconceito, apesar de deduzir. Para mim, ambos tem um pouquinho de cada.

Falei demais, galera.

Para os leitores: Leiam! Leiam! Leiam!
Para a Jane Austen: ressuscite agora!
Para Darcy e Elizabeth: ????
comentários(0)comente



Cristal 03/01/2021

Um clássico é um clássico, maas...
O livro foi incrível e super envolvente, é incrível ver a maneira que A Jane Austen vem com uma discussão sobre "casamentos por amor" questionando o padrão da época.
O único porém, para mim, é que tem uma parte do livro beem arrastada e previsível do caminho que seria escolhido (próximo a 60% do livro) mas depois dessa parte monótona, o livro volta a ficar excelente.
4 estrelas.
comentários(0)comente



Maria 11/06/2021

orgulho e preconceito
esse livro eu li ano passado e eu lembro de ter amado muito
resolvi reler e continuei amando muito 3> amo a Elisabeth demaiss aa
o primeiro enenienes to lovers que eu li ??
comentários(0)comente



Marina 05/01/2021

Excelente !
A história transparece de uma complexidade que não é transmitida nos filmes. Ao ler Jane Austen, me sinto transportada para a época, não somente pela linguagem, que não é ?básica? como vemos nos livros do mesmo gênero porém atuais, mas também pelos comportamentos dos personagens seguindo as regras sociais de etiqueta impostas pelo momento histórico. Sinto muita falta destes aspectos nos livros mais contemporâneos do gênero.
Definitivamente recomendo !
comentários(0)comente



Janailda.Coelho 19/05/2020

Orgulho e Preconceito
Como não amar esse livro e essa autora. Não é atoa que é o meu livro favorito ?. Já na primeira frase do livro você já fica curiosa com o decorrer da história.

"É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de esposa".

Por aí você já vê que vem romance ?
O livro não é na primeira pessoa o que na minha opinião foi bem legal, já que entendemos mais outros ponto de vistas.
Como sempre amei vê o amadurecimento dos personagens.

É uma leitura muito envolvente e apaixonante depois que comecei o livro não queria mais parar, e é claro que assisti o filme no mesmo dia.
comentários(0)comente



Marisa.Olegario 05/06/2021

Apaixonada
Reli pela segunda vez. Nunca me canso de reviver a história de Darcy e Elizabeth: um amor verdadeiro, cálido, delicado, profundo.
Além de fazer com que a gente deseje ter um Darcy na nossa vida, provoca reflexões sobre julgamentos precipitados. Lembre-se: para saber quem os outros são você precisa conhecê-los, o orgulho e os preconceitos não ajudam em nada.
comentários(0)comente



Heidi Gisele Borges 15/05/2020

Vemos em Orgulho e preconceito uma história mais madura e melhor desenvolvida, comparada com Razão e sensibilidade, com os bailes e os personagens ainda com mais emoções, mais verdadeiros.

Novamente conhecemos personagens com características bem marcadas, bem humanas. E outra vez a ideia aqui é arranjar bons casamentos - totalmente normal para a época.

E temos uma protagonista forte, com opiniões, mas seu orgulho limita algumas visões além. E o elegante Mr. Darcy, um homem um tanto misterioso que mexe com os nervos de Lizzy.

Essas características nos fazem sentir raiva e carinho (dependendo da pessoa). A Mrs. Bennet é, muitas vezes, irritante, assim como o primo, Mr. Collins, um arrogante, puxa-saco de sua protetora. Suas frases e sua postura para se mostrar como "alguém" são tão cansativas que me imagino virando as costas se conhecesse alguém assim.

Como o Mr. Bennet não teve um herdeiro homem, sua herança será desse Mr. Collins, então o rapaz vai visitá-los para escolher entre suas primas a sua futura esposa, pois um clérigo precisa dar o exemplo, entre outras desculpas citadas pelo sujeito, como a pressão de sua protetora.

Como Jane, a mais velha, já estivesse comprometida, ele pula para Lizzy, que fica chocada. Ele é tão egocêntrico que fala da própria felicidade, não cita a de Lizzy, ou de qualquer pretendente.

O Mr. Bennet é uma figura interessante, não aguenta sua esposa falando o tempo todo, então prefere ficar quieto. Ele diz, logo no início, que suas filhas são…

"Nenhuma delas tem muito o que se lhes recomende - respondeu Mr. Bennet -; são tolas e ignorantes como as outras moças. Mas Lizzy é realmente um pouco mais viva do que as irmãs."

Ele e Lizzy se parecem e se compreendem.

Austen escreve de uma maneira poética, as construções dos parágrafos são um deleite. Não há excessos, os detalhes ficam por conta de rápidas explicações do narrador.

"É certo que eu não tenho um talento que muita gente possui, o de conversar facilmente com pessoas que não conheço. Não consigo encontrar o tom apropriado nem me fingir interessado pelos assuntos dos outros, como vejo acontecer frequentemente", disse o tímido Mr. Darcy.

É um livro tão bem escrito, tão poético.

_____
Outras resenhas: Beco do Nunca
becodonunca.com.br


site: http://www.becodonunca.com.br/
comentários(0)comente



Gustavo 03/06/2021

Gostei muito!
Um livro muito diferente do que estava habituado a ler. Despertou em mim um gosto muito grande em ler livros de época e principalmente romances. O livro é realmente excelente!
comentários(0)comente



Thaís 08/01/2021

Não sei porque demorei tanto tempo para ler esse clássico. Fico ainda mais indignada comigo mesma quando lembro que decidi começar a ler romance de época pelos livros da Julia Quinn ????? sem condições.

Orgulho e preconceito é um romance extremamente bem construído. A maneira que a Jane nos faz amar e odiar certos personagens é INCRÍVEL. E o que dizer da família da Lizzie? A própria representação da família brasileira. Eu não poderia deixar de dar 5 estrelas para esse romance, que nem ao menos um beijo tem, mas que consegue passar a entrega e o amor de um personagem pelo outro ?
comentários(0)comente



Lizterária 14/01/2021

Um livro que vale a pena ler!
"Eu perdoaria sua vaidade se ela tão facilmente não tivesse ferido a minha"

Essa é a frase que mais define o orgulho e o preconceito que existe em Elizabeth e Sr. Darcy, personagens principais na trama, que nos trás um romance clichê, no entanto a frente do seu tempo.

O incrível dessa obra é que ela aborda críticas aos aspectos sociais do período em que viveu Jane Austen.

Publicado no início do século 19 na Inglaterra, Orgulho e preconceito ganha o coração dos fãs de romance até hoje, pois Elizabeth não é uma mocinha convencional...

Pelo contrário!

Enquanto todas as jovens buscavam fazer um "bom casamento", idealizando principalmente estabilidade financeira, pois nesse contexto as mulheres não herdavam heranças deixadas pelos pais (uma das principais críticas que aparece na trama), Elizabeth decidida e determinada, só se casaria se houvesse amor.

O mais engraçado, é que ao invés de encontrar o amor, inicialmente ela encontra um homem atraente, mas antipático, orgulhoso e preconceituoso, no aspecto social e econômico, e ela não ficando atrás, é também orgulhosa em relação a Darcy, pois este demonstrava constantemente considerar a família de Elizabeth inferior, além de ter seus preconceitos (pré-julgamentos) pelas ações que ele cometeu no passado contra o Sr. Whickam.

A estória é muito bem construída, mas achei em muitos momentos os diálogos um pouco difíceis por causa da linguagem mais rebuscada, típica do período, mesmo não atrapalhando em nada a leitura.

Os personagens são fortes em suas personalidades, determinados e esses aspectos são a cereja do bolo nesse livro.

É uma leitura que vale muito a pena e com certeza se tornou um dos meus favoritos!
comentários(0)comente



Eund 28/05/2021

Não espere romance de amor!
Quando fui ler o livro imagina que o casal se conheceria e depois de um tempo ficaria juntos e iríamos acompanhar o relacionamento deles se amadurecendo, porém não é bem assim que acontece. O casal literalmente só fica juntos no último capítulo do livro, então quem for ler não espere aquele romance de amor...
tbb 28/05/2021minha estante
Nem um beijinho né? Kkkkk acho que a Paola Aleksandra disse isso mesmo


Beca 28/05/2021minha estante
Você poderia ter avisado sobre esse spoiler ?-?


Eund 28/05/2021minha estante
Nadinha de beijo kkkk


Eund 28/05/2021minha estante
Não tem spoiler. Nos primeiros capítulos já sabemos que o casal vai ficar junto, a questão que estou me referindo é que criamos expectativas em cada capítulo deste momento tão esperado enfim chegar ?


Beca 28/05/2021minha estante
Entendi, grata pela explicação


Eund 28/05/2021minha estante
Leia ele, acho que você vai gostar ???


Beca 28/05/2021minha estante
Está na minha lista de desejos, mas estou em dúvida sobre qual edição comprar, qual sua experiência com essa? Tem algumas edições que os leitores reclamam muito de erros


Eund 28/05/2021minha estante
Sim, olha eu não recomendo essa da martin viu, eu tava com muita dificuldades no começo e fui lá na Amazon ler o comentários e percebi q muita gente também teve essa dificuldade nessa edição muitos problemas de tradução e erros de ortográfia. Eu ainda não li em outra edição, mas numa releitura eu quero tentar com a da Pinguin companhia que sei que contém material de apoio. Essa edição é tão linda, uma pena não estar bem traduzida. Acredito que minha experiência foi bem prejudicada por conta disso ?


Beca 28/05/2021minha estante
Vou pesquisar sobre a da Pinguin, estou apreensiva por conta dessas edições, descaso com o leitor né. Tenho medo de não ter uma boa experiência com o livro por conta disso.


Eund 28/05/2021minha estante
É verdade.


viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Qual a classificação indicativa? Ou a que vc daria?


Eund 30/05/2021minha estante
Segundo o site da Amazon, a classificação indicativa é 12+


viagens_.literarias 30/05/2021minha estante
Ok. Muito obrigada por responder a pergunta ??


Eund 30/05/2021minha estante
Disponha ?




RaiBm 15/01/2021

Meu Deus, a personagem é orgulhosa!!!
Essa é na verdade a segunda vez que leio essa história. A diferença agora foi apenas a edição escolhida.
Eu já amava a trama, os personagens e a escrita da Jane Austen. Revisitar tudo isso foi incrível e novamente emocionante.
Me reconheço muita no jeito de Lizzy, na forma como ela é descrita e com sua postura.
Consegui entender e apreciar mais coisas do que pude na primeira vez, e me apaixonei mais ainda.
comentários(0)comente



10664 encontrados | exibindo 1261 a 1276
85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR