Domitila 01/04/2021
Primeiras Impressões
Jane Austen, ao mesmo tempo que descreve o que ocorreu em sua época, pode-se afirmar que algo que ainda não mudou, é sobre o nosso pré-conceito das pessoas. O romance que foi publicado em 1813, antes foi intitulado como: "Primeiras Impressões", mas após revisar o livro decidiu mudar o título, a forma como ela caracteriza a natureza, o temperamento e os aspectos físicos das personagens que para quem assistiu ao filme Orgulho e Preconceito de 2005, percebeu que os autores interpretaram e deram vida aos personagens do livro.
Além disso, o que posso dizer do que achei do livro é que:
- Aspectos psicológicos:
Tantas vezes tendemos a conhecer as pessoas por seus traços físicos, tom de voz e por aí vai e às vezes que erramos e nos surpreendemos tanto para o bem como para o mal das primeiras impressões de alguém. Elizabeth Bennet, uma moça muito curiosa, leitora assídua e amante de longas caminhadas pelo campo. Consegue e tenta decifrar as pessoas pelos olhares, pelos jeitos pessoais de cada um e sua maneira de se portar ao conhecer o Mr. Darcy, isso não foi diferente, suas primeiras impressões era de ser um cavalheiro muito rico, porém extramamente orgulhoso e introspectivo, aliás no início do livro, qualquer um que não tenha visto ao filme, iria pensar o mesmo da Lizzy que diferente de sua irmã mais velha, Jane era uma moça bela que via o melhor nas pessoas e não era de falar mal dos outros, sua natureza era de benevolência, timidez e empatia. E se apaixonou pelo amigo de Darcy, o Mr. Bingley, um cavalheiro que era menos bonito que seu amigo, entretanto, a sua simpatia e carisma fazia de Darcy ser tão feio por dentro e por fora.
O resto eu não posso falar, rsrsrs.
- Aspectos históricos:
O casamentocomo algo que traria alegria para o casal, o casamento era um negócio para o pai da noiva e para o noivo, naquele tempo não havia tantos atrativos como temos hoje, porém o que faria você se distinguir das outras mulheres era, ler muito, saber tocar instrumentos, conhecer outras línguas, costurar, pintar e desenhar, isso seria algo que atraria muitos pretendentes, além de uma boa condição financeira.
Com isso, só coloquei alguns pontos dos livros e falei um pouco da história para atraí-los a lerem. Algo que sempre me faz refletir sobre o livro e ao filme é de como podemos estar erradas sobre uma pessoa e que sempre nos surpreendemos quando elas não são como pensávamos. Ao ler você entenderá e verá como e o porquê cada um age.