Marcia 22/05/2023
Minhas impressões sobre o livro
Mais um clássico pra conta!
O livro é um calhamaço e ha vários trechos que achei enfadonho mas valeu continuar. Através da história Jane Austen mostra a sociedade da época - livro lançado em 1813 - faz crítica a burguesia que é muito fútil e cheia de fofoquinhas e intrigas. O casamento é um negócio, todos querem um bom casamento, com famílias de nome e posses.
No decorrer da história acontece muitas intrigas e nesse ponto a escritora passa uma ótima mensagem: Devemos buscar ouvir as pessoas, não se ater apenas a uma versão. Muitas vezes ouvimos uma história e ja tomamos partido, julgamos e condenamos. Mas isso pode nos levar a um erro grave, nos afastar de pessoas queridas por engano, por não ter compreendido a história toda, ter sido mal interpretada alem do preconceito.
O livro vai nos contar a historia da família Bennet, um casal com 5 filhas. O grande problema da família é que como não tiveram filho, quando o sr Bennet morrer a propriedade vai para o parente homem mais próximo. Aí vemos o destaque ao machismo da época, a forma como a mulher era tratada.
Elizabeth Bennet, a segunda filha mais velha, será nossa personagem principal, juntamente com Mr. Darcy. Os dois "erram, julgam mal um ao outro e outras pessoas, são preconceituosos e são orgulhosos. Acontece muita coisa no decorrer do livro e o leitor vai se envolver não só com os dois como con todos os demais personagens.
A Elizabeth é uma moça que não da atenção as normas fúteis da sociedade, não se preocupa se vai se casar ou não. Tanto que recusa um pedido de casamento que seria um ótimo negócio para a família. Elizabeth não aceita, não concorda com esse tipo de casamento. Esse é outro ponto muito interessante que a escritora aborda.
Um romance interessante porém, como disse no início, ha muitos trechos que achei enfadonho.
Valeu