@ruthlunang 15/11/2024Anna Kariênina? ou Konstantin Lievin?Primeiro quero dizer que esse é o primeiro livro que leio do Tolstói e desde já me considero fã do homem. Que história fantástica!
Tolstói basicamente retrata a variedade de maneiras como a relação entre duas pessoas (nesse caso através do casamento) pode se desenvolver e coloca muito a importância das convicções de cada uma delas nesse desenvolvimento.
Anna, a dita protagonista, se casou cedo com um homem que deixou de amar ao longo do tempo, justamente por ser um homem muito austero e que não demonstrava carinho por ela, apesar de ser considerado justo e muito correto. Ela então passa a se envolver com o conde Vronski, que se apaixona por Anna a primeira vista.
Lievin (na minha opinião o protagonista supremo dessa história) sempre foi apaixonado por Kitty, que, no início da história, estava sendo cortejada por Vronski, mas que nunca teve a intenção de casar com ela. Lievin pede Kitty em casamento, mas ela recusa (muito influenciada pela mãe, acredito, porque ela também gostava de Lievin) com esperança de casar com Vronski.
Stiva, irmão de Anna, é casado com Dolly (irmã de Kitty), mas mantém várias relações paralelas, gasta mais do que ganha e, pra resumir, leva uma vida muito boêmia.
A relação desenvolvida entre cada um desses personagens tem uma complexidade interessantíssima de acompanhar, e nem tudo é preto no branco, como as pessoas gostam de pensar. Cada um tem um motivo que consideram muito importante pra agir da maneira como agem, e, me atrevo a dizer, não consegui condenar absolutamente nenhum deles.
Amei demais esse livro!! Só não dou 5 estrelas porque as partes em que o autor detalha muito questões políticas, agrárias e filosóficas são bem arrastadas. Mas acho que esse livro se tornou um favorito!