Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...




Resenhas - Úrsula


786 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


crixtine 19/07/2022

Úrsula é um livro pioneiro de diversas formas: 1) é o primeiro romance de autoria de uma mulher - negra - publicado no Brasil; 2) foi publicado e aborda temas anti-escravocratas antes mesmo do período considerado abolicionista na literatura; 3) foi o primeiro a dar voz própria (narração em primeira pessoa) aos personagens negros escravizados.
É nesse terceiro ponto onde Maria Firmina se faz ainda mais revolucionária, ao contar direto da boca das personagens negras os horrores das travessias e sequestros e, além disso, os permite apresentar uma visão mais positiva do continente africano.

Um ponto de destaque para mim é a lucidez política da autora, que trata o tema da escravidão de forma muito mais profunda, indo além dos algozes, e abrindo espaço para a subjetividade das personagens negras que, inclusive, têm visões diferentes do que seria a liberdade, graças às suas vivências singulares - apesar de compartilharem da mesma tragédia.
Nesse livro, a trama do romance entre as personagens brancas é somente um pano de fundo para o verdadeiro ponto alto do livro. Para mim, essa dualidade é o toque a mais de genialidade do trabalho de Maria Firmina dos Reis.
comentários(0)comente



thaisraiz 17/07/2022

A mente, essa não se pode escravizar.
Li tudo? Não, só Úrsula mas a gnt finge pq nao dá pra ler tudo na atual circunstância. Eu n quero fazer análise nenhuma desse livro pq já tive q escrever um relatório bibliográfico sobre. É um livro super apegado ao romantismo que pela primeira vez trata o povo negro como gente de verdade, escrito pelas mãos de uma mulher negra filha de escravos na época da escravidão, ent é foda pra [*****]
comentários(0)comente



.Ju 16/07/2022

Inovador
De extrema importância para a arte nacional, "Úrsula" foi o romance que inaugurou a literatura afro-brasileira, retratando personagens escravizados através de uma perspectiva interna. Maria Firmina fez um trabalho excepcional trazendo para a literatura questões como o protagonismo negro e a luta contra a escravidão.

A história é bem interessante, mas por ter sido escrita no período do romantismo traz algumas características que me entediaram bastante.

"Sei que pouco vale este romance, porque escrito por uma mulher, e mulher brasileira, de educação acanhada e sem o trato e a conversação dos homens ilustrados, que aconselham, que discutem e que corrigem; com uma instrução misérrima, apenas conhecendo a língua de seus pais, e pouco lida, o seu cabedal intelectual é quase nulo."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bia 13/07/2022

Já iniciei a leitura feliz, por ler a obra de uma mulher tão inspiradora através de seu pioneirismo como Maria Firmina, obras que foram deixadas no esquecimento por muito tempo, ainda bem que hoje temos acesso.
Ursula é um romance gostoso de ler, com passagens doloridas da escravidão.
Assim como tive uma grata surpresa, ao ler esse romance sem saber do que se tratava, espero que novos leitores tenham o mesmo prazer na leitura.
comentários(0)comente



LaAs198 09/07/2022

É um livro antigo, então certas coisas já são esperadas, porém não anula o fato de que foi uma leitura chata. Pela escola literária a gente já sabe que vai ser um livro com um romance hiper clichê e etc, só que uma das coisas que mais me incomodou foi o pulo de "etapas" no relacionamento do casal principal, além de que vai chegando em um momento da leitura em que você não quer mais avançar porque fica cansativo e repetitivo. Pra não só reclamar do livro, eu gostei do final porque achei bem imprevisível, e apesar do livro possuir protagonistas brancos, o livro fala bastante sobre a questão racial, o que é quase impossível de se ver em um livro escrito ainda na época da escravidão.

Mas no geral, é isso. Não foi uma leitura gostosa de se fazer, mas tem seus pontos positivos
comentários(0)comente



emanuela 06/07/2022

clássico da literatura
não lembro bem o que achei, de tanto que demorei para terminar, vale a pena por ser um clássico da literatura brasileira ??
comentários(0)comente



Félix 30/06/2022

Casos de família
Um clássico interessante, é bem escrito, tem começo meio e fim, e que fim hein. É engraçado que se trata de uma dupla história, a história seria sobre a Úrsula, mas tanto a escritora como o leitor estavam mais interessados nas passagens onde conta mais sobre os personagens negros e escravizados, querendo ou não a gente sabe que o foco é eles já que Maria Firmina foi a primeira autora que inseriu na literatura diálogos e pensamentos críticos dos escravizados. E as partes mais tocantes são essas, inclusive acho que um dos trechos mais fortes é quando se compra a liberdade, a liberdade que lhe devia ser um direito.
Essa edição tem a apresentação por Preta Ferreira e textos de apoio por Conceição Evaristo, Fernanda Miranda e Régia Agostinho, que estão simplesmente maravilhosos.
Acredito que é um clássico que está renascendo, lembro que ele tinha uma nota bem mais baixa aqui no skoob sendo que é um romance muito bom.
comentários(0)comente



dayse.muniz.33 30/06/2022

Maria Firmina dos Reis
Úrsula, principal obra de Reis, é um romance típico da segunda fase do Romantismo brasileiro, com todos os elementos necessários para a classificação. Além disso, aborda com humanidade a questão da escravidão, dando voz aos negros que participam da narrativa.

O conto "A Escrava" também versa sobre a escravidão, ao passo que "Gupeva" narra os embates entre europeus e indígenas de modo bem interessante.

Para ser honesta, não curti os poemas de Cantos a Beira-mar. Achei repetitivo, a prosa da autora me envolveu muito mais. No fim e ao cabo, vale muito a pena conhecer a obra da primeira romancista brasileira!
comentários(0)comente



tinhooo 29/06/2022

li pra faculdade e gostei muito, de verdade. não sou muito fã do romantismo, mas a escrita da maria firmina é muito leve e tem fluxo muito bom. além de que, a história é muito interessante e dá pra abrir diversos debates à respeito. recomendo, leiam!
comentários(0)comente



Kecia Jolie 28/06/2022

Que livro incrível. Conhecer a história escrita por Maria Firmina dos Reis é conhecer um pouco da nossa história e toda a dor sofrida por àqueles que por muitas vezes foram calados, torturados e tratados como mera mercadoria. Super recomendo essa leitura.
comentários(0)comente



legarcia 27/06/2022

O amor no tempo da escravidão
Maria Firmina dos Reis foi uma mulher gigante; uma escritora e educadora que merecia estar em destaque na história de nosso país e que, entretanto, foi apagada por séculos. A grandeza dessa mulher está, além de suas obras de altíssimas qualidades, em seu pioneirismo presente em diversas áreas de sua vida.

?Úrsula? é iniciado com a frase ?duas almas generosas? como forma de introduzir o escravizado Túlio e o branco Tancredo. Tendo em vista a sociedade escravocrata do século XIX, Firmina mostra literariamente o negro como ser humano, algo infelizmente revolucionário para a época.

Brilhantemente, todos os males do romance possuem uma matriz geradora comum: o modo de produção patriarcal escravagista, no qual o senhor não aceita ter suas vontades contrariadas, mesmo que isso implique na destruição de outras pessoas. Com isso, fica evidente o viés político-social de denúncia do sistema vigente.

Está contido no romance o que para mim é o ponto mais importante do livro e um dos mais lindos e tristes relatos literários: o discurso da preta Suzana, no qual a escravizada narra memórias de uma África livre e de sua violenta captura pelos estrangeiros brancos. A autora aqui dá a voz para Suzane compartilhar suas vivências; ler isso naquela época era revolucionário e hoje é crucial, além de muito forte e emocionante.

Firmina, então escreve uma obra muito necessária, utilizando argumentos baseados no cristianismo contra práticas violentas sistêmicas, expondo assim a hipocrisia e o mau caratismo de uma sociedade dita cristã.

No contexto desse viés cristão, o senhor responsável pelo padecimento de todos os personagens é, ao final, quem terá o pior destino, uma vez que não arrepende-se dos seus atos e permanece em pecado mesmo quando é confrontado pelo padre, perdendo assim sua salvação eterna, enquanto os que foram bondosos e justos, herdarão o reino dos céus. Baita reflexão ainda hoje, imagine para uma sociedade escravocrata e religiosa!

Seria impossível esgotar uma obra tão rica como esta, porém, registro aqui toda minha admiração por essa mulher genial. ?Úrsula? e outros contos de Maria Firmina são leitura obrigatória para todos brasileiros em minha opinião. Leiam e estudem a obra dessa escritora!
comentários(0)comente



IanPeabody 24/06/2022

Sobre
Muito bom, excelente, considerando a época que foi escrita, e por quem foi escrita
Sem dar spoirles, o final foi algo diferente do que eu imaginei que seria, o tornando muito bom. E só isso mesmo
comentários(0)comente



paulina 23/06/2022

Foi uma leitura para a faculdade e, ao contrário do que pensei, a leitura não foi nada maçante. Muito pelo contrário, apesar do sentimentalismo muito forte na obra ? como é próprio dos textos do Ultrarromantismo ?, as narrativas são bem costuradas e nada cansativas de se ler. Tem uma linguagem de compreensão em nível médio, o enredo não foca apenas no casal Úrsula e Tancredo, mas tem todo um pano de fundo de uma sociedade machista e escravocrata. Outra coisa que a crítica literária tem a destacar desse livro é que foi um dos primeiros a ser escrito por uma mulher no Maranhão. E um ponto muito importante é o fato de ser uma mulher quem escreve um romance no século XIX, em pleno regime de escravidão e traz uma perspectiva inovadora, para aquela época, a respeito do escravizado africano/afrodescendente: um ser humano dotado de consciência. Bizarro, não? Também percebi essa perspectiva do escravizado como um ser pensante por meio dos arcos que contêm Túlio e mãe Susana, contrapondo-se à forma como Fernando P. tratava os escravos ? obrigando-os a trabalharem até madrugada adentro, levando-os à morte, como se não tivessem necessidades como todo ser humano. É uma obra muito linda e recomendo fortemente essa leitura.
comentários(0)comente



Rebeca1660 13/06/2022

clássico
É um livro ótimo pra se estudar as três gerações românticas, li ele basicamente por esse motivo. É mt interessante o fato de ser uma obra q ultrapassa tantas barreiras da época. Vale a pena a leitura!!
comentários(0)comente



786 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR