Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...




Resenhas - Úrsula


786 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Manu 09/05/2023

Úrsula ? Maria Firmina dos Reis.
Confesso que esperava uma leitura maçante (tal qual estou habituada com os livros dessa mesma época), mas me surpreendi positivamente com a poética fluída da Maria Firmina dos Reis!

Além de um impacto severo ao que temos canonizado na literatura brasileira, a figura negra e feminina da autora provoca um exemplo surreal. Seja na educação como elemento para a resistência à opressão, a perseverança e a força aplicada em sua escrita ou, sobretudo, como nos apresenta a superação de injustiças sociais através da luta por direitos e a busca pela liberdade.

Amei.
comentários(0)comente



Maria Amélia 09/05/2023

"Úrsula", de Maria Firmina dos Reis (1822-1917) ??

"O primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil, uma mulher negra e nordestina. Publicada em 1859 pela maranhense Maria Firmina dos Reis, a obra é um dos expoentes do Romantismo brasileiro e vem sendo resgatada de um período de mais de um século de apagamento no meio literário. Abolicionista, Maria Firmina desafiou a sociedade fortemente escravocrata de sua época e entrou para a história."
comentários(0)comente



Gois 08/05/2023

Bom mas meloso
Primeiro livro escrito por uma mulher no Brasil. Uma mulher negra. E com discursos abolicionista diretos em pleno século 19. De fato, um livro revolucionário quando levado em consideração o contexto e a autoria. Tirado isso, é um livro romântico, com enredo meloso que chega arripuna. Com aqueles diálogos bem exagerados. Mas vale a pena ler pelo contexto e não é um livro que cansa ou, se quer, longo.
comentários(0)comente



Fernanda.Masiero 08/05/2023

Achei bom
Pra um clássico eu me surpreendi muito, o livro foi bem interessante até. Eu odiei o final, mas achei a escrita da autora muito boa e não foi tão difícil de compreender... Achei um ótimo livro pra quem não está acostumado a ler livros clássicos.
comentários(0)comente



Lari439 07/05/2023

"Indiferentismo glacial" que revolucionou o sistema
"A mente ninguém pode escravizar" - Úrsula

Já é a terceira vez que eu escrevo e o skoob fecha bem no meio da escrita. Isso me faz lembrar que essa resenha n pode ser sobre oq eu acho, ela tem que ser sobre oq esse livro é. Um acontecimento, uma quebra do sistema, um movimento revolucionário, a arte em sua forma pura e real, Maria Firmina dos Reis. Quebrando padrões e estruturas literárias, essa mulher remodelou o sistema literário da época. Enquanto uns silenciavam, ela deu voz. Leitura obrigatória, pq esse livro diz além do que tá escrito, ele aponta mto sobre quem lê.

Leiam mulheres. Leiam mulheres negras. Leiam vozes negras.


"Negro não é animal para se andar montado nele" - Maria Firmina dos Reis.
comentários(0)comente



Rayssa 07/05/2023

Um livro pra você refletir junto com o contexto da época
É um romance clássico de amor impossível, vivido por dois personagens do bem contra um antagonista que representa todo o mal.

Todavia, é o primeiro livro escrito por uma mulher no Brasil, primeiro livro escrito da literatura afro brasileira e contra escravidão em 1859!!!!!!

Além disso, é muito bom de ler e o básico, bem escrito como é, funciona muito. Amei a experiência.
comentários(0)comente



Juliana 05/05/2023

Acho que Úrsula é uma leitura fundamental por ser o primeiro romance escrito por uma brasileira e que é totalmente ignorado nos currículos tradicionais de literatura (aiai). Acaba que eu não tenho grande apreço pela forma que é escrito, bem romantismo, o que me fez não ter o interesse que gostaria de ter tido ao longo do livro. Mas, de qualquer forma, é uma obra que usa um triângulo amoroso para poder tratar tanto da escravatura e liberdade, além de falar um pouco sobre a submissão das mulheres. Um romance super corajoso, bom para vermos como a crítica social e a arte podem caminhar juntas.
comentários(0)comente



Bia 04/05/2023

Só li porque era leitura obrigatória da aula de português, mas me surpreendi bastante. Não sou muito fã de clássicos, porém acabei gostando bastante desse. No começo é difícil engatar na história por causa da descrição exagerada e do vocabulário, mas depois vai. O final me pegou totalmente de surpresa e o que mais gostei foi a crítica a escravidão. Recomendo :)
comentários(0)comente



dudamartino 04/05/2023

Livro polêmico
Li para a escola porque tive mil trabalhos sobre ele e tenho prova semana que vem sobre ele. Caramba, o tio da menina quer casar com ela depois de ver uma única vez sendo que ela quer casar com outro que ela alegou amar ele depois de ver ele uma vez só! Além disso, o Tancredo lá foi 🤬 #$%!& com o PAI dele KAKAKAKKAKAKA além de que mil pessoas morreram no final! Acho que cinco pessoas morreram ao todo no livro! Graças a Deus terminei porque não aguentava mais as mil descrições e esses romances nada a ver com os de hoje! ???
comentários(0)comente



marina 03/05/2023

Ursula
Finalmente terminei KJKKKKK o livro no começo é MUITO chato e na hora você pensa em abandonar porque não vai se acostumar com a linguagem e a história, aos poucos vai fluindo mas mesmo assim não me prendeu tanto. Se não fosse da escola eu teria abandonado, mas agradeço por ter sido obrigada a ler pra não ficar presa só no que eu gosto. Maria tem uma história linda e é uma grande autora. Aos poucos a história vai ficando mais interessante e o final não é clichê e genérico, acho que no geral vale a pena ler por ser uma experiência nova :)
comentários(0)comente



Anna 03/05/2023

Vi um vídeo no tiktok falando desse livro e me interessei, mas talvez tenha botado muita expectativa. achei a leitura bem fluida, mesmo sem ter me apegado a nenhum personagem e sentido todos eles bem chatos. vale a pena ler apenas pela discussão em torno da escravidão, muito polêmico pra época.
comentários(0)comente



Flavy 30/04/2023

Ursula
O livro é bem divertido, e é uma loucura esse tanto de gente envolvida.
Demorei muito lendo porque mesmo sendo pouquíssimas páginas eu não entendia quase nada (principalmente o começo), mas depois me acostumei com a forma que foi escrito e foi até tranquilo.
Fiquei bem feliz em ler, acredito ter sido o primeiro livro ludovicense que eu li e saber que a Maria Firmina nasceu aqui na cidade que também nasci e moro me foi uma surpresa bem grande.
É um livro importantíssimo, acho que todos devem ler. É bem curtinho.
comentários(0)comente



Poleto 24/04/2023

Abolicionismo, romantismo e blablabla
O livro tem certos excertos abolicionistas bem importantes e representa um marco incrível pra literatura produzida e publicada na época, dado que Maria Firmino dos Reis, sendo uma escritora negra, sua sensibilidade com as pautas do sofrimento dos negros e escravos é notória, Tulio é um personagem inteiro, cheio de afeto, dores e passado, possui vontades, desejos, anseios e voz própria. No mais, infelizmente é um romance romantico e aquela melação toda que você já conhece. Achei engraçado o final, nem o Padre quis dar perdão pro Comendador kkkkkkk
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Samuel :) 23/04/2023

O livro é muito divertido e gostoso de se ler e eu recomendo muito. Maria Firmina dos Reis é uma escritora que foi muito subestimada e deixada de lado, apesar de ter escrito romances de extrema importância para a causa antirracista e abolicionista no Brasil. Com falas magníficas contadas pelas próprias personagens, esse livro torna-se mais denso e profundo.
Bel 12/07/2023minha estante
"Gostoso de ler" meu cu




786 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR