Natasha.Louredo 31/03/2023
"Úrsula" A Riquíssima Obra de Maria Firmina dos Reis
"Ursula" livro lançado em 1859 é o pioneiro de Maria Firmina dos Reis, obra romântica é a primeira publicação produzida por uma escritora negra no Brasil, além de ser considerado um título pré-abolicionista. Nascida em São Luís do Maranhão, em 1822 (só foi registrada em 1825), Maria Firmina dos Reis é filha de uma mulher branca e de um homem negro, provavelmente escravo.
O livro traz a história de amor de Úrsula, Tancredo e o vilão Fernando. A maior parte do texto é dedicado a descrever a trágica história de amor do casal jovem, branco e abastado, que sofre os dissabores de uma perseguição protagonizada por um homem que não aceita o fato de que uma mulher não lhe quer.
?Úrsula? faz fortes críticas ao racismo e à escravidão e aponta a necessidade de permitir que as dores dos seus personagens sejam narradas por eles mesmos. O tom abolicionista aparece tanto no discurso das personagens do romance quanto nas palavras engajadas do narrador. Além do racismo e da escravidão, a escritora maranhense também escancara em sua obra, o machismo, o patriarcalismo, a violência doméstica, as traições familiares, as práticas incestuosas, a ambição pelo status e a ganância pelo dinheiro na sociedade rural brasileira na metade do século XIX. Em termos de crítica social e de representação da vida brasileira no período imperial, essa obra é impecável.
Em tempos em que se sustenta o esquecimento do passado, Úrsula é um livro necessário para se compreender aquele período histórico, que não pode ser simplesmente removido de nossa memória. Suas consequências sobrevivem e jamais serão superadas se continuarmos fingindo sua inexistência.