CAcera3 26/01/2023
Flor entre rochas
O que eu gostei em Úrsula foi o plano de fundo, se é que se pode chamar assim. Acho que podemos interpretar que a Maria Firmino, ao escrever esse romance, estava querendo embeber toda a sua obra com um discurso antiescravagista e tornar as pessoas de pele preta protagonistas de sua história.
Há uma narrativa ?principal? que é a história de amor entre Úrsula e Tancredo. Ela, uma doce jovem órfã de pai que cuida de sua mãe já enferma. Ele, órfão de mãe que abandonou o lar paterno por causa das crueldades que havia lá. A trama que envolve esses dois é demarcada por uma romantismo literário em seu ápice. A escrita da autora também é carregada do estilo romântico, com palavras arcaicas (para nós do século XXI) e rocambolescas. O drama na história do casal é digno de novela mexicana.
Porém, em paralelo, há a história de Túlio e Suzana, ambos escravos de Úrsula e sua mãe. Logo no início do livro temos a cena em que Túlio resgata Tancredo de um grande perigo e em agradecimento o jovem rapaz lhe presenteia com dinheiro para comprar sua alforria e lhe devota amizade.
O tema da liberdade é tratado então a partir daí. Quando o jovem ex-escravo vai contar para Suzana, a quem tem como uma mãe, sobre sua ?liberdade? os dois protagonizam o que por muitos é considerado o primeiro diálogo entre pretos na literatura brasileira. Os discursos abolicionistas já apareciam em outras obras, mas a condição do escravo não era tratada da perspectiva dos escravizados. Há também aqui pelos escravizados a exaltação de suas origens, o amor pela terra da qual foram arrancados, o desejo de ver mais uma vez seus familiares, sua pátria, o lugar onde eram verdadeiramente livres.
É um diálogo lindo, saudoso, amargo e excepcionalmente bem escrito, o livro inteiro é muito bem escrito. Maria Firmino dos Reis faz história (uma história que foi apagada por muito tempo, como é costumo de um país racista como o nosso) e se sobrepõe à sua condição de mulher, preta, nordestina e pobre para dar voz a si e aos seus. É um exemplo de flor entre rochas que deixou para nós um legado incrível e belo dentro da literatura.
?Túlio obteve pois por dinheiro aquilo que Deus lhe dera, como a todos os viventes - era livre como o ar, como o haviam sido seus pais, lá nesses adustos sertões da África;?
Instagram @maecomlivros