Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...




Resenhas - Úrsula


787 encontrados | exibindo 571 a 586
39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 |


carlanagy 04/12/2021

Enriquecedor
No começo, principalmente no primeiro parágrafo, tive dificuldade com a leitura. As descrições românticas me atrapalharam no começo, mas logo a história toma forma e se torna um leitura agradável. O mais interessante do livro é saber que é a primeira obra publicada por uma autora negra no Brasil, e com críticas à sociedade escravocrata. Esses aspectos tornam o livro enriquecedor e uma leitura necessária e recomendada a todos.
comentários(0)comente



Isa 02/12/2021

Romance importante com autora importantíssima
Li por causa da escola e acabei me surpreendendo bastante. É muito gratificante ver como a Maria Firmina se posiciona em relação à escravidão, mas me entristece um pouco a maneira como a visão da sociedade patriarcal influenciava seu jeito de escrever (que bom que estamos tentando evoluir!). Como é possível sair do ensino médio sem conhecer a luta da escritora negra e mulher mais importante do Romantismo?
É claro que nós também não devemos esquecer dos pequenos defeitos dessa escola literária, como os ?roteiros prontos? para ?romances água com açúcar? e as descrições longas. Apesar disso, não tem como não se apaixonar pelos protagonistas e não torcer por eles até o final.
comentários(0)comente



laxxal 02/12/2021

Úrsula é um livro que deveria ter muito mais reconhecimento, esse é o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher, uma mulher negra e nordestina que escreveu justamente sobre questões raciais vivendo em uma das províncias mais escravistas do Brasil. Fiquei completamente impressionado depois dessa história e da aula absurda de literatura nos posfácios desse livro.

Essa história possui dois focos: o romance central e o outro, que é o principal, e aparentemente conta a história dos personagens coadjuvantes, mas que são os verdadeiros protagonistas. Achei ambas as histórias admiráveis, a primeira me lembrou bastante de "O Morro dos Ventos Uivantes" (um dos melhores livros que já li) com romances de muita intensidade com amor, violência e melancolia, já a segunda, mostra como as pessoas escravizadas viviam, pela primeira vez, mostrando seus pontos de vista com suas individualidades, questões pessoais, objetivos e protagonismo de alguma forma nas lutas abolicionistas.

Esse livro, como aprendi durante a leitura, possui muitos pontos inéditos para a literatura e para o seu contexto, é fenomenal a qualidade e profundidade desse desenvolvimento, onde ao ler qualquer parte, você consegue aprender ou interpretar algo diferente.

Certamente se tornou um dos meus favoritos, infelizmente só fui conhecer Maria Firmina agora, mas não vou perder mais tempo para ler outras coisas da autora e com certeza farei releituras dessa preciosidade que é Úrsula.
Duda mota 02/12/2021minha estante
Obrigada por ter aparecido em meu feed e me apresentar a esse livro que somente pela sinopse tão espetacular, já me fez querer lê-lo imediatamente. Com certeza ele será uma das minha próximas leituras.


laxxal 02/12/2021minha estante
aah que ótimoo, fico feliz! muito obrigado, leia mesmo que vale super a pena. espero que vc goste dele




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bê. 25/11/2021

Todos deveríamos ler!!!
Eu absolutamente amei essa primeira leitura da coletânea Vozes Negras da TAG!
Ter a oportunidade de receber um livro, que também é acompanhado de material complementar sobre a autora a trajetória desta e da obra na literatura brasileira foi um grande presente!

A história do livro é uma narrativa ultrarromântica que não perde em nada comparada as grande tragédias de amor da literatura europeia: há amor a primeira vista, amores que ?amam-mais-que-o-amor-é-capaz?, uma doce donzela bela-recatada-e-do-lar que personifica a pureza e as virtudes angelicais, um mocinho valente e honrado, um vilão mesquinho e persistente em suas nefastas pretensões, grandes tragédias em nome do amor!

Mas além do enredo ultrarromântico comum - mas delicioso - há caraterísticas que elevam essa obra a uma grandeza que todo brasileiro deveria conhecer: temos em Úrsula uma obra revolucionária que além de já chegar ?metendo o pé na porta? por ser o primeiro livro publicado de autoria de uma MULHER - e mulher NEGRA! - no Brasil, impressiona ao não apenas adotar um caráter abolicionista, como já acontecia em algumas outras obras brasileiras da época, mas também da voz ativa aos personagens negros - algo completamente inédito e inesperado naqueles tempos.
Ao colocar a narrativa na perspectiva desses personagens, a autora os alçou a categoria de sujeitos sociais, coisa que era-lhes negada pela sociedade escravagista que enxergavam os negros como coisas, sem dignidade.
No livro a autora inseriu não apenas os relatos dós personagens negros acerca dos horrores da vida como escravos, o quanto a escravidão mutilou suas trajetórias como seres humanos ao privar-lhes de suas famílias, suas línguas nativas, sua terra e sua identidade como um todo.
Imagino que, se nós dias de hoje, esses trechos causam impacto e despertam a empatia do leitor, naquela época deveriam ter realmente contribuído para despertar a sociedade pra necessidade de abolição desse sistema escravagista absurdo e desumano.

Maria Firmina dos Reis, maravilhosa! Merecia um reconhecimento maior!

Nota 1000!
comentários(0)comente



Rildery 24/11/2021

O melhor romance brasileiro
Acabei de ler Úrsula, o primeiro romance escrito por uma mulher brasileira, negra, nordestina e percursora do abolicionismo. Posso falar com toda a certeza do mundo que essa foi a obra brasileira mais linda e poética que eu li na minha vida!
Estou apaixonado pela escrita da Maria Firmina do Reis e já quero ler outros trabalhos da autora. Esse romance foi esquecido e apagado durante séculos e não tem o reconhecimento que ele merece.
A edição da Antofágica é linda e traz textos de posfácio da Conceição Evaristo, Fernanda Miranda e da Régia Agostinho. 3 mulheres negras que comentam sobre a particularidade do romance e algumas características da época em que ele foi escrito. A editora está de parabéns por trazer uma edição de qualidade para o melhor romance nacional.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mayzabonjour 15/11/2021

Primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil, e uma mulher negra, o que marca totalmente o enredo da obra e a história da literatura brasileira. As descrições dos ambientes e dos personagens, a forma como a autora apresenta a própria obra, a importância e o peso de cada diálogo feito pelos personagens escravizados da história são marcantes e fazem com que este livro se diferencie de todos os romances românticos escritos na época.
Tirando as correções desnecessárias no rodapé dos erros gramaticais, a história é envolvente e não esperava que houvessem tantas reviravoltas (Maria Firmina a frente do seu tempo). Além disso, a edição é maravilhosa e as informações no fim da obra são essenciais.
comentários(0)comente



anarontani 12/11/2021

vou citar um trechinho do texto de apoio da conceição evaristo

? maria firmina dos reis, ao compor sua obra advogando pela abolição da escravatura, situa os sujeitos escravizados como seres humanos roubados em seu direito sagrado, o de ter a liberdade.?
comentários(0)comente



Isabelle 07/11/2021

Esse livro estava na minha lista de desejos há tempos e a oportunidade de comprá-lo e lê-lo nunca coincidiam, até poucos dias. Foi uma leitura rápida, apesar da linguagem "arcaica" e "difícil" do livro, algo que eu levo para o lado pessoal e acabo tendo muita mais vontade de ler. Gostei da trama, principalmente das personagens consideradas secundárias e depois de pesquisar mais sobre a autora e o livro, concordo com as teses que dizem que é um livro mais abolicionista do que um romance em si. A história trágica de praticamente todos foi algo que me chamou a atenção. Enfim, gostei bastante!
comentários(0)comente



RANYY. 06/11/2021

Inebriada pelo livro
A história. É uma bela história, estou absorta pela leitura desse livro que não consigo dizer com minhas palavras o misto de sentimentos/emoções que me causaram. Não sei o que dizer, e se soubesse, não saberia como dizer. Bem verdade que o sei mas não consigo expressar. Absorta por essa história. Tem minha admiração a escritora.
Guilherme2709 22/06/2024minha estante
Aí eu quero muito ler, só falta o dinheiro, Há!Há!Há!Há!


RANYY. 22/06/2024minha estante
Uma pena ter emprestado o livro, nunca mais me devolveram KKKKK vou ter q comprar de novo


RANYY. 22/06/2024minha estante
É um ótimo livro, pode acreditar! A leitura é muito fluida e é um dos melhores livros que já li!!


Guilherme2709 22/06/2024minha estante
O cartão do meu pai que me espere ??


Guilherme2709 22/06/2024minha estante
Por isso eu não empresto nenhum livro, só pra minha amiga e olhe lá




Mari 05/11/2021

Um livro importante
Avaliando Úrsula pelo seu enredo, é um livro bem ok. Para quem gosta de romance bem romântico e meloso, é bom. Porém não recomendo para leitores iniciantes, é necessário uma bagagem com clássicos, por se tratar de uma leitura difícil.

Mas quando se trata do contexto histórico, é um livro muito importante. É o primeiro romance brasileiro, e é escrito por uma mulher, preta e nordestina. Mas o mais importante: é o primeiro livro em que um autor da voz aos escravizados.

Além da trama central, a autora da espaço para os escravisados contarem as suas histórias e dos horrores que eles passavam. Detalhe, o livro foi escrito pouco menos de 30 anos antes da abolição. A Maria Firmina teve a coragem de contar, mesmo que brevemente, uma história que a elite literária da época não se importava em contar.

É um livro que, pelo menos as passagens de Túlio e da Preta Susana, recomendo a todos. E me revolta que antes do lançamento da Antofágica (pois eu acompanho a editora), eu nunca tinha ouvido falar desse livro, e ele deveria estar sendo discutido em todas as aulas de literatura e história das escolas.
comentários(0)comente



Desiree 04/11/2021

Clássico
Achei muito lenta a leitura, e a história, é tanto que demorei quase 6 meses para terminar. Mais um clássico da literatura nacional que não deu muito certo para mim. Por quê? Vai saber. ?????
comentários(0)comente



fleabookz 01/11/2021

Esse livro me conquistou desde a primeira sentença presente do prólogo. A Maria Firmina era muito lúcida e consciente, deveria ter muito mais reconhecimento.
A obra me fez ter vários sentimentos, ri, chorei, fiquei com ódio, tudo isso e mais um pouco. É uma crítica a tudo aquilo que o Brasil era e que permanece sendo em alguns aspectos, denuncia os horrores da escravidão e uma sociedade patriarcal que a mulher é vista como um objeto de luxo para os homens que as controlam.
Fiquei encantada com tudo em "Úrsula", tem vários trechos belíssimos e saí marcando um monte deles. Vai surgindo diversos dramas e empecilhos no romance que achei bem colocados e só enriqueceram a história.
Os contos "Gupeva" e "A escrava" me agradaram bastante, sendo o último o que gostei mais. E também adorei as poesias.
O livro é um prato cheio pra ser usado como discussões sobre o Brasil escravista, porque aborda tudo isso que já falei antes e o movimento abolicionista, além de várias poesias voltadas pra Guerra do Paraguai. Essas abordadas de forma bastante heróica, o que é até um pouco irônico se pensar em como a Coroa tratou os soldados que voltaram da guerra no Prata.
Enfim, o livro é sensacional, LEEEEEEEIAAAAAAAM!!!!!
comentários(0)comente



Lilly 30/10/2021

Ursula- Maria Firmina dos Reis
Estou dando 4 estrelas com ressalvas. Confesso que fiquei meio perdida com relação a dar nota a este livro principalmente pelo tempo em que ele foi escrito, em 1859. É uma boa leitura? Considerando a história em si sem o contexto histórico que ela possui, e um livro básico,diria que pela história em si eu daria 2,5/3 estrelas em média. Mas avaliando a obra como um todo,e um bom livro. Tem uma leitura bem complicada já que mantiveram o mais fiel possível a escritura original, então acredito que não é um livro pra qualquer um, você tem que já ter alguma experiência de leitor caso contrário a chance de abandonar é grande. Gostei como o Túlio e a Susana puderam ter parte nessa história, e principalmente de saber mais deles além de eles serem escravos(apesar de que suas histórias também só foi depressão após depressão, mas entendo como ocorria na época, e de partir o coração o como os negros eram e são tratados até hoje). Achei o final bem chatinho, não sei se por eu não curtir muito essa coisa do amor romance e tal mas ok. O final do Fernando foi uma bosta, esse homem precisa de uma terapia porque ele é um psicopata sem condições, e um macho mimado porque por deuses só fez cagada e ainda recorrer a Deus no final. Padre você que acobertou as cagadas também, se cure,vc não fez seu papel direito. Bom e isso minha resenha, um livro interessante porém com ressalvas
comentários(0)comente



787 encontrados | exibindo 571 a 586
39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 |