Araniaht 12/12/2021
Bem diferente do que eu esperava
Pra começar, eu li esse livro com a cabeça totalmente voltada para o filme, talvez tenha sido o meu erro, ou não, mas eu sou completamente apaixonada pelo filme, portanto, o livro me deixou levemente desapontada. Agora vou explicar os aspectos disso.
O livro começa muito bem, história fluida e a Bax é engraçada, consegui me conectar a ela em seu desejo de consumo, mas na metade do livro a personalidade dela fica um tanto quanto frívola demais para mim, uma mulher adulta que não consegue entender a seriedade do papel de desempenhar uma função no trabalho, isso me beirou o ridículo, o emprego dela na loja foi vergonha alheia demais para mim, seria aceitável se viesse de uma adolescente, simplesmente irreal, isso e diversos outros pontos que acontecem depois da metade do livro.
Uma coisa que me deixou extremamente desconfortável foi a situação dela com o Tarquin, gente que plot péssimo, ela sai com o cara puramente por interesse, após esnobar ele, OLHA O TALÃO DE CHEQUE DELE, zero elegância, enredo totalmente descartável já que a autora da um desfecho simplório. Na situação com Luke ela grita, em outras situações também, o que acho péssimo, o romance que autora introduz nesse livro é muito fuleiro, temos um beijo, que okay, foi uma cena que eu gostei bastante, mas não achei que houve um desenvolvimento realmente apropriado do interesse amoroso da Bex.
Rebecca leva praticamente tudo para o pessoal, tudo se torna sobre ela, no filme também há isso, mas no livro é em demasia, o amadurecimento desse lado dela não chega a acontecer de verdade, no final do livro a personagem diz se sentir diferente, isso após algum tempo junto a família, pouquíssimo tempo na verdade, então basicamente ela reavalia as coisas, consegue a oportunidade de escrever uma matéria importante e tudo sai como o planejado, entrevista na TV, um quadro na TV para ela aconselhar financeiramente as pessoas, e tudo isso acontece muito rápido.
Diferente do filme, a abordagem do funcionário do banco é mais profissional, ao menos não houve a cena humilhante do filme ao qual ele a aborda em pleno programa de televisão para descredibiliza-la. Ela também não paga suas contas com moedinhas em potes kkkkk não há uma gigantesca venda de seus lookinhos, até pq no livro ela compra de tudo, não só artigos de moda.
Bom, para concluir minha opinião é a seguinte, acho o filme muito mais satisfatório, o romance do filme há um tempo de desenvolvimento e interação entre Luke e Becky, logo o romance dos dois faz muito mais sentido, a analogia utilizada no filme pela protagonista ao enviar as cartas para Luke e para a revista de moda são muito boas, enquanto que isso simplesmente não existe nos livros, ela nunca chega a trabalhar com o Luke, ela já era uma repórter de finanças antes dele, é isso foi um tanto decepcionante, pois a mesma não gostava do emprego e mesmo assim não procurava algo de fato em que ela gostava, há sim as boas analogias utilizadas pela autora no livro, mas no filme eu achei tudo bem mais interessante, houve maior identificação de minha parte para com a personagem retratada na adaptação. A melhor amiga de Bex nos livros é bem apagada, e também a incentiva ao consumismo, enquanto que a do filme já é mais pé no chão e possui um enredo acontecendo envolta dela, no caso o casamento. Ou seja, o livro é legal, mas quando comparado ao filme, ele deixa muito a desejar, por isso se você ainda não viu o filme, recomendo ler, talvez goste mais da história, agora se você viu o filme é o amou muito, talvez se decepcione em muitos pontos assim como eu.
Boa leitura!