Fernanda631 28/11/2022
Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Os Delírios de Consumo de Becky Bloom é o primeiro livro da série Becky Bloom escrito por Sophie Kinsella e foi publicado em 13 de fevereiro de 2009.
Nos livros a Becky Bloom – protagonista da história – possui uma sequência literária chamada “Shopaholic” (Delírios de Consumo).
O livro conta a história de Rebecca, ou apenas, Becky, uma jovem mulher extremamente consumista que está afundada em dívidas com o cartão de crédito. E ela vai inventar mil e uma formas diferentes para saldar essa dívida.
Quando começamos o livro, Becky está em uma enrascada com o cartão de crédito, trabalha em um emprego que odeia e não tem a mínima ideia de como vai sair dessa. Pelo menos até começar a inventar mil e uma formas diferentes, desde ganhar na loteria até aprender a "ser frugal", coisas que acabam levando-a ainda mais para o caminho do consumismo.
Rebecca Bloom com certeza é a protagonista mais maluca que já tive o prazer de conhecer. Suas loucuras são extremamente absurdas, e muitas vezes dá aquela vontade dar uns tapas de realidade nessa moça, mas no final, não há outra alternativa a não ser dar boas risadas com tudo o que ela apronta.
Um ponto engraçad na história dessa jornalista financeira que durante o dia, ensina às pessoas como administrar seu dinheiro e no fim-de-semana, transforma-se em uma consumidora compulsiva, fugindo do gerente do seu banco e com muitas dívidas. Rebecca Bloom não resiste uma liquidação!!! Quanto mais inútil, melhor!
Para ela, o mundo todo enxerga os detalhes da alça de seu sutiã, combinando com as cores de seus sapatos. Mas seu salário nunca é suficiente para pagar suas extravagâncias. Endividada até a alma, Becky, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito.
Desde as mentiras contadas para fugir do banco até as desculpas ridículas para comprar algo que de fato, ela não precisa. Mas toda a sua argumentação em cima de porquê ela necessita comprar, tornam o título Os Delírios de Consumo de Becky Bloom puramente reais.
Os delírios de consumo de Becky Bloom é um pouco da história de todas as pessoas para as quais comprar é quase uma terapia, a resposta para todos os problemas, mesmo criando outros piores ainda. Entre eles, inventar a próxima desculpa para o gerente do banco Derek Smeath.
Fica claro que não é fácil para Becky ser tão compulsiva, já no início do enredo é possível ver que ela está tentando mudar seus hábitos, mas no fim, acaba saindo tudo pior do que se não tivesse mexido em nada de seus costumes. E mesmo assim, ela não para de fazer metas e planos com a esperança de que dessa vez ela vai conseguir. E quando mais uma vez não dá certo, é só uma desculpa para gastar e assim “se presentear” por ter tido um dia ruim.
A personagem de Sophie Kinsella não é apenas uma ”material girl” que só pensa em dinheiro e futilidades. Rebecca é sensível, carinhosa e extremamente otimista. Com essas qualidades, ela vai fazer de tudo para resolver seu problema. Primeiro, tenta reduzir seus gastos a zero, o que logicamente, não funciona. Diante disso, ela resolve que precisa ganhar mais dinheiro, mesmo sabendo que seu emprego está ameaçado.
Como se não bastasse, em meio a tanta confusão, Becky ainda arruma tempo para se apaixonar pelo sedutor e expert em finanças – Luke Brandon. O romance é bem sutil, nos fazendo suspirar e torcer para que toda essa raiva, seja logo desenrolado. Afinal, é nítida a química entre os dois.
Becky é uma personagem que me irrita, mas ao mesmo tempo é cativante. Ela é completamente sem noção com a realidade, e esse traço é bastante exagerado para trazer comédia para a história, óbvio. Mas também deixa brechas para as nossas interpretações sobre a relação da mulher moderna com dinheiro. Becky claramente consume para suprir suas necessidades emocionais, uma vez que odeia o emprego, não tem uma relação amorosa que a satisfaça e vê sua vida caminhando por um rumo completamente diferente do que ela tinha imaginado.
Ao mesmo tempo, dou um grande salva para a Sophie Kinsella por ter escrito um livro onde o foco primário não é o romance. De fato, a principal luta de Becky é contra seus impulsos consumistas e, também, para dar um jeito na sua vida profissional e se tornar uma pessoa mais responsável e confiável.
Os delírios de consumo de Becky Bloom é um divertido romance, que retrata com perfeição boa parte das mulheres que conhecemos hoje em dia.
O livro também traz diversas situações cômicas. Algumas com as quais podemos nos identificar, e outras que são apenas muito distante da nossa realidade. Mas no geral, dosada de uma forma que não canse. É fácil ler o livro, apesar dele ser grandinho.
Quando terminei o livro da primeira vez, me sentir um pouco frustrada. Tudo correu tão bem para Becky, as consequências nunca chegaram e parecia que tudo que ela tinha feito até ali, afinal, se justificava.
Se você gosta de uma leitura bem leve, principalmente depois de uma história densa e cheia de concentração, mas que ao mesmo tempo, tem um toque de reflexão, não deixe de conhecer qualquer livro da autora, é fato que você vai se apaixonar e de quebra dar boas risadas.