Olívia Giacomin 30/07/2021
experiências detalhadas
cheguei até esse livro de uma maneira muito despretensiosa, ele apareceu como uma sugestão da amazon, estava disponível no catálogo do kindle unlimited e como eu sabia mais ou menos quem era a amara moira, fique curiosa e comecei a leitura.
de início, imaginei que o livro traria pautas mais "acadêmicas" em relação a transexualidade, só que a proposta não é essa, o livro contém relatos de momentos que a amara vivenciou enquanto prostituta, ela descreve com muito detalhes (muitos mesmo) experiências e como isso foi construindo quem ela é. os episódios são narrados sem uma ordem cronológica, no entanto, a gente tem um pouco de como ela entendeu sua transição, como entrou nesse universo da prostituição, pontos negativos e até mesmo alguns pontos positivos, temos no livro relatos extremamente tristes, que nos fazem questionar muito a respeito da sociedade em que vivemos.
acho importante dizer que o livro não traz grandes informações, comentários e discussões sobre transexualidade e prostituição, a proposta não é essa, mas ele não deixa de ser um livro político e importante, ele levanta discussões que envolvem machismo, desigualdade, direitos das mulheres, sexualidade e várias outras coisas.
existe um ponto que me marcou muito no livro, mais de uma vez ela toca nesse assunto, vou até citar alguns trechos para exemplificar: "sou tratada igual [*****] bem antes de me assumir [*****], quase uma tatuagem na testa" e ela também diz "felicidade não foi feita pra nós, amor não é algo a que temos direito" ela fala muito sobre isso, sobre como o afeto é muitas vezes negado a essas pessoas e as consequências disso. me tocou, achei triste.
foi um leitura bem lenta, eu lia um ou dois capítulos por dia, porque os assuntos não são tão variados, gostei do livro e recomendo, acho que é uma excelente opção pra se ter acesso a uma realidade diferente e entender as alegrias e dores do outro.