Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl




Resenhas - Em Busca de Sentido


998 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Camila.Moscatelli 08/09/2020

Impactante
Trata-se de uma leitura bem variada em questão de narrativa, pois o autor através da sua experiência no campo de concentração concretizou sua teoria da Logoterapia (aliás, uma das coisas que mantém ele com vida, o que o faz encontrar sentido em passar por tudo o que descreve). As pessoas deveriam muito mesmo ler esse livro, é mais que uma lição de vida, é uma lição de humanidade! Leitura incrível
comentários(0)comente



Zaqueu 19/06/2023

Em busca de sentido
Uma das melhores leituras que tive a oportunidade de realizar esse ano.
Depois de passar por campos de concentração temos um relato de Victor Franklin mais que comovente e com muito aprendizado sobre como que devemos lidar com nossas vidas diante das dificuldades.
comentários(0)comente



Henrique 14/10/2020

Trechos que achei interessantes do livro:

"A vontade de humor - a tentativa de enxergar as coisas numa perspectiva engraçada - constitui um truque útil para a arte de viver"

"Em toda a parte a pessoa está colocada diante da decisão de transformar a sua situação de mero sofrimento numa produção interior de valores"

"É justamente uma situação exterior extremamente difícil que dá à pessoa a oportunidade de crescer interiormente para além de si mesma"

"Quem tem por que viver aguenta quase qualquer como"

"Ai daquele que não via mais a meta diante de si em sua vida, cuja vida não tinha mais conteúdo, mas perdia o sentido de sua existência e assim todo e qualquer motivo para suportar o sofrimento"

"Sofrimento de certo modo deixa de ser sofrimento no instante em que encontra um sentido, como o sentido de um sacrifício"

comentários(0)comente



João 15/10/2021

"Em Busca de Sentido"
Conheci esse livro através da minha leitura anterior, onde a autora faz uma breve citação e faz um resumo da biografia de Viktor Frankl.
"Em Busca de Sentido" é dividido em duas partes. Na primeira, um comovente (e também consciente) relato sobre os anos em que o autor foi prisioneiro no campo de concentração em Auschwitz na Polônia.
Desde sua chegada a esse lugar onde milhares de vidas foram dizimadas, o clima é de uma tensão constante, seja pela violência praticada pelos soldados ou na luta em manter a mente sã perante a uma situação onde a desesperança é vivenciada a cada instante.
Na segunda parte, o autor conta o quão foi importante manter sua motivação em publicar seu manuscrito e explica como isso foi a gênese para desenvolver o seu método terapêutico que é conhecido por "logoterapia".
É um livro em que independente do leitor ser ou não estudante ou um curioso pela área de psicologia, nos ensina como podemos tirar lições em situações adversas e buscarmos um foco em nossas vidas mesmo quando tudo parece perdido.
comentários(0)comente



duda 06/04/2021

Um livro para ser revisitado sempre! Ao nos depararmos com as situações vividas no campo de concentração percebe-se o quando reclamamos das situações da vida de "barriga cheia". O livro ainda nos ajuda a dar sentido nas diversas situações da nossa vida e que o sentido maior da nossa vida é sempre se colocar a serviço do outro. Afinal, nascemos para servir!
comentários(0)comente



Benaia 13/04/2021

?O Homem não vive só de bem estar e prosperidade?
Livro que recomendo a todos, concordando ou não com as teorias do autor, faz nos refletir sobre a existência, sofrimento, o viver e o morrer.

Quando li o primeira vez era muito nova e não consegui absorver tudo que o livro podia me proporcionar. Nesse período de pandemia comecei a questionar minha atitude e de outras pessoas frente a diversas situações e este livro foi perfeito para embasar minhas reflexões.

O autor esteve em campos de concentração e viu a degradação e elevação humana na sua forma mais pura e isso foi essencial para embasar sua teoria, a logoterapia.

A logoterapia defende que a principal necessidade do ser humano é ter sentido na vida. Algo que condiz com um pensamento de Nietzsche «Aquele que tem uma razão para viver pode suportar quase tudo».

A exaltação da autorresponsabilidade é o que acho mais interessante na logoterapia e compartilho dessa visão do autor. ?As pessoas têm de decidir em todos os momentos, para o melhor ou para o pior, qual será o monumento das suas existências.?

Livro recomendado a todos, pode ser revisitado várias vezes e sempre será produtivo.

?Em vez de possibilidades, tenho realidades no meu passado, não só a realidade do trabalho feito e do amor amado, mas dos sofrimentos sofridos com bravura. Esses sofrimentos são até as coisas de que sinto maior orgulho, embora sejam coisas que não podem suscitar inveja.?
comentários(0)comente



Thainá @thaii.limab 18/04/2021

"Vejo justamente neste ponto o maior desafio a que nos juntemos à minoria. Porque o mundo está numa situação ruim. Porém, tudo vai piorar ainda mais se cada um de nós não fizer o melhor que puder.
Por tanto fiquemos alerta - alerta em duplo sentido: Desde Auschwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz.
E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo."
comentários(0)comente



Luci Eclipsada 19/04/2021

A pisique humana diante do sofrimento
Escrito pelo renomado psiquiatra e neurocientista Viktor E. Frankl, "Em busca de sentido" teria tudo para ser mais um bom livro que esmiuçada um pouco da vontade ou necessidade humana em compreender a razão de sua existência se não fosse por um detalhe: seu autor, prisioneiro durante anos em campos de concentração durante o regime nazista na Segunda Guerra Mundial, lançou mão de sua própria trajetória para criar a Logoterapia.
A Logoterapia, também chamada de "terceira escola vienense de psicoterapia", visa, em certa medida, ampliar a mente ou visão do paciente de maneira que ele possa ver o sentido das coisas que lhe ocorrem mesmo em condições desfavoráveis. Não se trata apenas da concepção de entender o sentido da vida, mas também da morte e, ainda, do próprio sofrimento, visto que um dos pontos-chave da Logoterapia não é a obtenção do prazer e o distanciamento da dor, mas antes o sentido de se viver. Entretanto, o sofrimento não é requisito para se encontrar sentido, ainda mais se ele for evitável.
O livro divide-se em três grandes partes: na primeira o autor relata suas experiências nos campos de concentração e como em tais momentos analisou detidamente a ideia de humanidade; na segunda somos apresentados aos conceitos da Logoterapia enquanto que na última parte há um complemento do autor em relação ao vislumbrado nas partes anteriores.
Apesar do tema espinhoso, o livro é uma ótima pedida para nos fazer refletir acerca de nossa condição e, quem sabe, enxergar em nossos próprios problemas o sentido do ser que existe no aqui e agora. Certamente uma leitura altamente recomendada para reflexões de fim de ano.

site: @leitores_sem_classe
comentários(0)comente



Haruzinha 26/04/2021

Crises Existenciais
Na tentativa de conhecer um pouco sobre a Logoterapia, me deparei com essa recomendação de um professor da faculdade. Mostrando a situação real vivida pelo autor em campos de concentração e como foi pra ele lidar com grande partes das dificuldades enquanto redigia uma pesquisa que foi perdida.
comentários(0)comente



Sabryna 27/04/2021

Em Busca de Sentido é um dos melhores livros que já li e recomendo para todos, Viktor começa o livro explicando sua experiência no campo de concentração e o quão foi sofrido passar por esse evento vivo, após sua saída do Campo, Frankl investe na sua profissão, explicando como funciona a logoterapia (mas mesmo aqueles que não são formados ou não querem se formar em psicologia, algo do tipo, conseguem entender o linguajar de Frankl), simplismente fantástico o jeito que Viktor apresenta as informações necessárias para percebermos que no final de tudo há um sentido mesmo nos piores sofrimentos, que aliás muitas pessoas adquire o amadurecimento através destes acontecimentos.
Indico e muito!!
comentários(0)comente



Humberto.Martins 06/05/2021

Interessante
Um relato muito interessante da vida e experiência do Dr. Viktor E. Frankl.
Trazendo cada ponto importante para acharmos o sentido da vida e também nos indagamos sobre o que sentimos e pensamos do tema. E mesmo o livro sendo antigo traz temas bem atuais que se encaixam perfeitamente na nossa realidade.

"...realidades é o que tenho no meu passado, não apenas a realidade do trabalho realizado e do amor vivido, mas também a realidade dos sofrimentos suportados com bravura."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria 30/01/2024

Encontre sentido em seu sofrer?
Leitura inspiradora!

Recomendo muito para aqueles que assim como eu, tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a Logoterapia e seu fundador.

Sendo um convite a reflexão sobre aspectos da existência humana como sofrimento, morte, aflição e acima de tudo a vontade de sentido (propósito e sentido para o qual viver).



?Quando já não somos capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós próprios?.

? O sofrimento deixa de ser sofrimento

quando encontra um sentido?.

?Transformar tragédia pessoal em triunfo?.

?Aceite o desafio de sofrer com bravura?.

?Ter sido é a mais segura forma de ser?.

?Quem tem por que viver aguenta quase todo como? ~ Nietzsche

?Temo somente uma coisa: não ser digno do meu tormento? ~ Dostoievsky
comentários(0)comente



Kim 09/03/2015

Otimismo Trágico
Um dos melhores lidos que já li na vida e talvez o melhor livro na área de psicologia já escrito até então! Impossível não sair modificado após a leitura.

O autor usa seus conhecimentos de psiquiatria para sobreviver e analisar seus 3 anos vivendo em campos de concentração nazistas. Sua principal preocupação não era escapar com vida daquele sofrimento, mas dar algum significado pra existir todo aquele sofrimento.

Fundou a escola de "logoterapia", na qual foca em dar sentido à vida das pessoas na busca de tentar preencher o grande "vazio existencial" presente na vida de muitos. Ele toma algumas ideias da psicanálise e ora supera ela em suas limitações ora a utiliza para compreender certos comportamentos.

O livro é de uma profundidade enriquecedora. Sua tese principal é que podemos obter sentido na vida por 3 vias: realizando algum ato ou trabalho, sentindo emoções por alguém ou dando dignidade ao seu sofrimento. Em outras palavras: por conquistas, pelo amor e pela resiliência. O autor desenvolve sua tese com uma argumentação impecável e exemplos extraordinários!

Ele nos faz lembrar que o ser humano pode ir muito além de seus condicionamentos, pois sua principal característica é sua capacidade de se autodeterminar e ter livre escolhas, mesmo em situações de poucas escolhas. Sempre se pode optar pela vida, por exemplo!

Enfim, leitura EXCEPCIONAL que com certeza faz sua consciência expandir e modifica sua forma de encarar a vida!
Iceman 23/04/2015minha estante
Eu ia fazer uma resenha, mas Kim já disse tudo.
É um daqueles raríssimos livros que mudam nossa percepção de mundo.
Gostei, em especial, da tolerância do autor quando diz que a logoterapia pode conviver com as outras espécies de terapias, do libertarismo que ele propõe quando diz que o objetivo deve ser livremente escolhido pela pessoa.
Foi impactante o trecho onde ele diz que o sentido da vida é mais adequadamente respondido por aquilo que a pessoa faz para dar sentido à sua própria vida e que descobrir esse sentido próprio, pessoal e intransferível, é objetivo e responsabilidade de cada um.




Luana 23/09/2020

Livro de resiliência
Um livro que fala sobre a capacidade de resiliência! Básico para estudantes de psicologia!
comentários(0)comente



998 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR