Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl




Resenhas - Em Busca de Sentido


998 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


anoca 16/04/2021

amo como relatos de sobreviventes do holocausto nunca saturam pois suas particularidades e situações especificas agregam em muito a montar um cenário, ainda que distante, do episódio. confesso que eu gostaria de mais detalhes na primeira parte, mas entendo que o autor vai lembrando apenas o pertinente p argumentar sua tese
comentários(0)comente



Douglas Mesquita 11/03/2021

Como é possível suportar os sofrimentos da vida com a cabeça erguida? Frankl explica.
"Ah, falar é fácil, quero ver passar o que eu passo...". Bom, o autor concebeu este livro num lugar que foi praticamente um inferno na terra e lá ele descobriu como um ser humano consegue se manter humano mesmo quando vive como um animal.

O livro tem três partes:
1- Autobiografia com ênfase em sua estada em Auschwitz, onde ele narra os fatos e reflete como eles influenciaram seu modo de pensar;
2- Notas explicativas sobre os principais termos da Logoterapia, também conhecida como a Terceira Escola Vienense de psicoterapia;
3- A transcrição de uma palestra onde ele apresenta uma nova tese à Logoterapia: a tese do otimismo trágico.

O que mais me marcou na leitura - bem densa e que encheu meu caderno de anotações - foi a observação de que o sentido da vida só é presente numa pessoa quando ela é capaz de se "autotranscender": enxergar uma finalidade sobrenatural naquilo que ela está passando.
Sem esta visão, o ser humano enxerga a si e ao próximo apenas como um amontoado aleatório de células, sem finalidade alguma no universo e que sua vida não tem sentido algum.
Daí vemos que esta visão de mundo materialista leva as pessoas ao suícidio, homicídio e, como o século XX nos mostrou com clareza, ao genocídio.
comentários(0)comente



Lisiane.Dutra 30/12/2020

Interessante
Muito rico o relato sobre a sobrevivência num campo de concentração. Nada como termos noção a partir de um relato verdadeiro.
comentários(0)comente



Milena.Coneglian 14/04/2022

Prisioneiro do Campo de Concentração
É segunda vez que leio e nesta segunda leitura encontrei conceitos novos e interessantes. Já li vários títulos que descrevem a vida de prisioneiros em campos de concentração e o relato do autor na minha opinião é um dos mais interessantes.
Na segunda parte de autor descreve a logoterapia , vertente da psicanálise que ele desenvolveu dentro dos vários campos de concentração pelos quais passou.
comentários(0)comente



babi 08/01/2021

um livro bom
decidi ler esse livro pela minha curiosidade na abordagem de logoterapia, mas o livro vai além disso, conta sobre uma visão de um psicólogo em um campo de concentração! com várias curiosidades e uma escrita simples (e dura ao mesmo tempo, devido à época a qual se passa a história) eu consegui entender o que o livro quis passar e aprendi bastante com o mesmo. recomendo pra quem gosta de psicologia e questões existenciais
comentários(0)comente



Flavia Sena 28/01/2021

Bem curioso ler uma perspectiva diferente, a de um psicólogo, sobre um assunto que já possui várias narrativas. Ele constrói esse relato discorrendo sobre suas observações quanto a indivíduos, grupos, a "vida real", relacionando com o que viveu nos campos de concentração pelos quais passou. Digamos que o cara tem autoridade...

Embora eu ficasse discordando de algumas afirmações mentalmente, seria presunção minha não reconhecer que várias questões abordadas ofereceram uma visão que não me ocorreria de outra forma. Sobre a logoterapia, doutrina terapêutica desenvolvida por ele e tema da segunda parte do livro, não me atraiu pelo que foi exposto, apesar de ter achado alguns pontos colocados muito válidos.

"[...]alguém exclamou, após alguns minutos de silêncio, arrebatado: "O mundo poderia ser tão belo!"
comentários(0)comente



Lorena183 23/10/2022

Quem tem por que viver suporta quase todo como
"Viva como se você estivesse vivendo pela segunda vez e como se tivesse agido todo erradamente, na primeira vez como está por agir agora." Livro super necessário, te induz a pensar sobre o sofrimento com outra perspectiva, é uma obra que te muda e te coloca em uma complexa autorreflexão.

"Você pode perguntar se realmente precisamos referir nos a "Santos" não seria suficiente referimos a pessoas decentes? é verdade que elas formam uma minoria. No entanto vejo justamente neste ponto o maior desafio a que nos juntemos a minoria"...
"... Desde Auschwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz. E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo."
comentários(0)comente



João Victor 18/08/2020

Essencial.
Fui surpreendido por uma escrita inteiramente fluida com um ponto de vista totalmente diferente do que já li, só o já tão explorado assunto. É, tudo sofrivelmente real, todas as torturas descritas, e como cada um encara e responsável por se colocar diante da vida sobre situações mais extremas. Um livro que todo mundo deveria ler.
comentários(0)comente



Luconto 08/07/2020

Comecei a ler o livro despretenciosamente e fui surpreendida positivamente. Além de trazer inúmeras passagens e reflexos do sofrimento vivido por pessoas comuns nos campos de concentração, ainda aborda a logoterapia, como forma de entender a essencia humana como busca no sentido da vida.
comentários(0)comente



Rbraga 12/07/2020

??????????????????????????????
comentários(0)comente



Phelippe 08/02/2022

Em busca de Sentido - 5/5
Este pequeno livro, com menos de 200 pgs, me trouxe muitas reflexões, e com certeza esse era objetivo de Viktor Frankl, nos fazer repensar sobre nossa existência, e como podemos ser melhores pessoas, por meio do entendimento de quem somos, quando temos conhecimento de nosso propósito.
O livro dividido em três partes, trás a tese da Logoterapia, conhecida com a terceira escola psicológica de Viena, criada por Viktor Frankl.
Na primeira parte, o autor conta sua história dentro de três campos de concentração nazista, de onde ele retira, a base para sua tese. Nesta parte, lemos sobre os acontecimentos ocorridos nos campos, envolvendo não apenas os presos, mas também aqueles que estavam ali como carcereiros, que também judeus, eram usados para "cuidar", de seus pares. São relatos angustiantes e forte, mas incrivelmente reflexivos.
Na segunda e terceira partes, o autor evoca os princípios da Logoterapia, mas de igual forma, com uma linguagem simples e perspicaz.
Para mim, este livro é uma grande obra de arte, e uma grande surpresa literária.
Suse3 09/02/2022minha estante
quero mt ler


Phelippe 13/02/2022minha estante
@suse muito bom, leia




o.caioalmeida 09/07/2022

Fenomenal
Frankl mostra que até na situação mais extrema que um ser humano pode passar, ainda sim depende dele próprio o que vai fazer em relação ao problema, ao sofrimento.
Com várias frases fortes, relatos impactantes do campo e reflexões incríveis, Em Busca de Sentido realmente mudou minha percepção do meu sentido/propósito no mundo.

Recomendo super a leitura.
comentários(0)comente



Ellen Rayane 20/06/2021

Um livro para reflexão
Do criador da logoterapia, que eu já ouvi falar, mas não sabia o real significado.
Como é bom beber da fonte primária...
Gostei muito do livro, e da reflexão!
comentários(0)comente



Juliana 10/12/2020

Boa leitura, mas um tanto técnica. O relato inicial é fundamental pro entendimento do desenvo da logoterapia.
comentários(0)comente



Isa 28/07/2021

Um relato incrível e uma leitura tão necessária
Li este livro em um momento de profunda reflexão sobre a minha presença de vida. E que surpreendente Com uma narrativa sóbria e necessária sobre os campos de concentração, Frankl nos apresenta uma forma diferente de olhar a história da humanidade e a nossa própria.
Parafraseando Nietzsche (Se você tem um porquê viver, não importa o como), Frankl explica que sobreviver ao campo é apenas o início. O desafiador é como sobreviver após experiência tão brutal e animalesca.

A raça humana que construiu a câmara de gás é a mesma que também entrou nelas com medo e rezando.

Que a logoterapia abrace outros como me abraçou neste início da minha auto compreensão sobre o sentido de estar aqui.
comentários(0)comente



998 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR