Lorena.Buffolo 24/09/2014Eu comecei este livro sem ter a mínima ideia de qual seria minha reação à história. Aliás, eu nem sequer sabia exatamente sobre o que era o livro, sabia apenas que ele estava já há muito tempo na minha estante do skoob, esperando para ser lido.
Bom, com a leitura, descobri que o livro fala basicamente de dois irmãos, Shento e Tam, que por diversas circunstâncias seguiram caminhos diferentes em suas vidas, caminhos estes que levaram ambos a se encontrarem e também a se odiarem. Como pano de fundo, temos a ditadura política de Mao Tse-Tung e de seu sucessor. O livro é tão bem escrito que fez com que eu me sentisse sufocada pelas descrições das ações do governo chinês, me senti revoltada e disposta a lutar junto com os personagens pela democratização do país, ao mesmo tempo em que me fazia questionar se eu teria realmente coragem de enfrentar um poder dominante pelo bem da minha nação.
Depois de ler este livro, entendi o porquê de a cultura oriental me chamar tanta atenção: eles valorizam o conhecimento!! E essa característica dos dois irmãos de estarem dispostos a aprender o máximo que puderem sobre tudo, de se superarem sempre, foi um dos fatores que me instigaram a continuar a leitura do livro.
O único defeito, que me fez tirar uma estrela, foi o final abrupto. Quando comecei a leitura, vi pelo menos dois comentários de pessoas que não gostaram do final. Isso me deixou curiosa para saber minha própria opinião sobre o assunto. Bom, sinto dizer que também não gostei. Ficou muita coisa por explicar. Tive a impressão de que o autor, depois de sofrer bastante para escrever este livro, não teve forças pra continuar por muito mais tempo, dando um ponto final à história sem maiores explicações. Mas apesar disso, digo que o livro é muito bom e merece ser livo!