A montanha e o rio

A montanha e o rio Da Chen




Resenhas - A Montanha e o Rio


138 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Carolina 18/08/2024

Triângulo amoroso na China maoísta
A parte do romance é bem mequetrefe - se tirar a questão política, não sobra nada de interessante.
Dá uma olhada nos personagens:
- a moça bonita e insossa
- o rapaz de pele clara, bonito e rico, privilegiado, criado pela elite do partido
- o rapaz de pele escura, bonito e pobre, selvagem, criado nas montanhas
Já dá pra imaginar o quanto ruim isso é?

Além disso, o livro é repleto de impossibilidades - ele já começa utilizando todo o seu estoque de suspensão da descrença ao narrar o nascimento de um dos protagonistas na montanha. E daí em diante a história é cheia, CHEIA mesmo, de emoções, reviravoltas, acontecimentos estapafúrdios - na medida certa para agradar um bookstan.

O que salva no livro é a ambientação. Eu estava afim de ler uma história que se passasse durante a Revolução Cultural Chinesa. Esse contexto é de extrema relevância para os acontecimentos, ainda que absurdos muitas vezes, não apenas do ponto de vista político, mas humano mesmo.

O livro consegue te entreter, mas custa um pouco a terminar [porque os personagens não me cativaram], e não estou certa se gostei ou não do final.

Talvez esse livro merecesse cinco estrelas considerando o que ele é - despretensioso. Eu tenho lido grandes romancistas, não tenho referências com que comparar isso daqui. Imagino que seja superior a outros que seguem o mesmo padrão.
comentários(0)comente



danny potter 13/04/2024

As 2 montanhas e o rio
Esse livro é um misto de emoções, conseguimos ir de extremamente felizes, para extremamente chocados e tristes com a história. Os personagens são totalmente interligados e por mais longe que um e outro parecessem no começo, conseguimos ver as nuances da vida atingindo ambos e eles sem ao menos perceber entrando um na vida do outro. Essa é a história de 2 irmãos que (spoiler) entram na vida um do outro, viram inimigos, gostam da mesma mulher, querem matar um ao outro mas NUNCA SE ENCONTRAM.
Shento: A parte mais memorável do livro inteiro é o nascimento do shento, a forma que ele nasceu duas vezes, uma quando a mãe grávida estava jogando-se do penhasco e ele nasceu no ar e a outra quando o curandeiro da vila o salvou em cima daquele galho e o cuidou como filho. Ao decorrer dos capítulos o shento sofre tanto que nem ligamos tanto para a vida cheia de riqueza do outro irmão, sofremos junto com ele quando aquela escolinha foi engolida pelo fogo e a forma como ele perdeu seu lar e a confiança que tinha no "seu pai" ao decorrer da história.
Ah meu shento não consigo nem acreditar nem colocar em palavras o quanto o seu crescimento me decepcionou, quando você foi mudando de pensamento e ignorando a vida que o cercava e a forma como eu senti o luto me invadir no momento que você fez o mesmo que os vietnamitas fizeram com a sua vila, com estudantes e pessoas inocentes. Na minha cabeça você morreu no momento em que estava escapando pelo mar depois de fugir do orfanato, depois de ter salvo o amor de sua vida que logo em seguida foi a pessoa que desejou a sua morte, assim como quem leu as barbáries que você cometia também desejou.
Tan: No começo do livro a gente nem se quer ligava para os problemas pequenos do tan, o modo como o nepotismo dele invadia qualquer lugar e dava a ele qualquer poder, recebendo amor em dobro enquanto outros levavam tapa na cara, tinha um lar quentinho e agridoce enquanto outros viam a sua vida cair em chamas e todos que amava morrer e casar-se com as cinzas.
Conhecemos um pouco mais do tan, quando ele perde tudo e experimenta um pouco da dor do mundo, por mais que ele tenha sido um homem errado no momento errado foi por conta disso que vimos oq ele tinha a oferecer.
Tan sempre pensou alto e nunca deixou os seus sonhos e o seu momento atual tomar conta de sua mente, ele tinha um alvo e correu atrás dele até o fim. A única coisa que a gente ainda percebeu foi a forma que a ambição capitalista estava presente nos planos dele, ele queria ser maior que tudo e ultrapassar as nuvens, ser uma montanha.
Sumi-wo: Assim como os irmãos se apaixonaram por ela, nós leitores também ficamos imaginando a beleza que ela representava, a doçura de suas palavras para o seu amado "morto" a forma que suportou DE TUDO por seu filho, e o momento em que o mundo a conheceu, a sumi é concerteza a melhor personagem desse livro, tudo gira em torno dela e ela que deu a palavra final, a melhor decisão que já tomou foi viver a sua vida com o seu filho e deixar os irmãos em solitude.
A montanha e o rio é um livro real.
comentários(0)comente



Lorena.Buffolo 24/09/2014

Eu comecei este livro sem ter a mínima ideia de qual seria minha reação à história. Aliás, eu nem sequer sabia exatamente sobre o que era o livro, sabia apenas que ele estava já há muito tempo na minha estante do skoob, esperando para ser lido.
Bom, com a leitura, descobri que o livro fala basicamente de dois irmãos, Shento e Tam, que por diversas circunstâncias seguiram caminhos diferentes em suas vidas, caminhos estes que levaram ambos a se encontrarem e também a se odiarem. Como pano de fundo, temos a ditadura política de Mao Tse-Tung e de seu sucessor. O livro é tão bem escrito que fez com que eu me sentisse sufocada pelas descrições das ações do governo chinês, me senti revoltada e disposta a lutar junto com os personagens pela democratização do país, ao mesmo tempo em que me fazia questionar se eu teria realmente coragem de enfrentar um poder dominante pelo bem da minha nação.
Depois de ler este livro, entendi o porquê de a cultura oriental me chamar tanta atenção: eles valorizam o conhecimento!! E essa característica dos dois irmãos de estarem dispostos a aprender o máximo que puderem sobre tudo, de se superarem sempre, foi um dos fatores que me instigaram a continuar a leitura do livro.
O único defeito, que me fez tirar uma estrela, foi o final abrupto. Quando comecei a leitura, vi pelo menos dois comentários de pessoas que não gostaram do final. Isso me deixou curiosa para saber minha própria opinião sobre o assunto. Bom, sinto dizer que também não gostei. Ficou muita coisa por explicar. Tive a impressão de que o autor, depois de sofrer bastante para escrever este livro, não teve forças pra continuar por muito mais tempo, dando um ponto final à história sem maiores explicações. Mas apesar disso, digo que o livro é muito bom e merece ser livo!
comentários(0)comente



Fernanda.Araujo 21/03/2021

Cheio de reviravoltas
Livro com uma história muito envolvente e cheia de reviravoltas. A cada capítulo um gostinho de ?quero mais?. Trama muito bem desenvolvida, com situações que geram a revolta do leitor. Mas o final da história é muito a quem do que foi construído, senti que faltou mais detalhes, informações, enfim, o final foi decepcionante. No entanto é uma leitura agradável e interessante, ainda mais por se passar na China, com cultura, comportamentos e paisagens bem diferentes do que estamos habilitados. Vale a pena.
comentários(0)comente



LuFumagalli 20/11/2023

Perfeito
Terminei essa leitura em 3 dias, simesmente porque era impossível parar.
Decididamente um dos meus livros favoritos...
E diferente do que muitos falaram sobre o fim, eu achei perfeito, dolorosamente perfeito.
comentários(0)comente



Ely Varella - terapias que iluminam 02/01/2010

Emocionante
Uma narrativa envolvente. Uma história que desafia o destino e faz a gente pensar no imponderável. Persongens ricos, intensos, dramas que se intrelaraçam. Adorei
comentários(0)comente



Davi.Leite 12/09/2021

É até legal, mas achei a narrativa bem lenta em alguns momentos e em outros queria saber o que aconteceria com o personagem, mas o ponto de vista mudava completamente!
comentários(0)comente



Higor da Cunha 15/01/2018

Boa história, mas não consegue manter
A história desde o início é boa, bem como a maneira como é contada, sempre em primeira pessoa, na perspectiva de cada personagem. Entretanto, parece que o escritor se perde no final, não consegue concluir de maneira satisfatória. Talvez por se estender demais, querer abranger muito, acaba deixando pontas soltas. Mas de maneira geral é um bom livro, vale a pena de ser lido.
comentários(0)comente



Gilmara.Fernanda 26/05/2020

O livro dá inúmeras voltas. Acontecem tantas coisas que a impressão é que o autor se perdeu ao fazer o desfecho. Muitas partes são interessantes do ponto de vista histórico, porém os muitos acontecimentos por vezes são desnecessários.
comentários(0)comente



LuCoury 06/03/2019

A Montanha e O Rio é um livro do Da Chen, um escritor chinês. A narrativa começa na China durante a Revolução Cultural de Mao Tsé Tung. Um dos generais mais influentes gera dois filhos: um com sua esposa e outro com uma camponesa. Os dois filhos crescem sem saber da existência do outro, até quando descobrem ter se apaixonado pela mesmo mulher. Quando comecei a achar que a história focaria muito no triângulo amoroso, me surpreendi vendo que seria muito mais! É um livro intenso e com muito sofrimento. O autor gosta de criar contextos exagerados, mas super interessantes, além de ter uma criatividade enorme para criar muitas reviravoltas no livro que são fundamentais para a mudança de perfil dos dois personagens principais. Incrível ir acompanhando como as tragédias os afetam levando para dois caminhos completamente diferentes: um que cresceu com todas as mordomias e perde tudo, e o outro que não tinha nada e conquista tudo, ou quase tudo, o que deseja. Também é interessante ver o cenário político da época e suas oposições.
Antes de começar o livro, li uma crítica falando que o final era ruim, mas imaginei que o enredo não tinha agradado. Porém, após terminar, fiquei decepcionada com o final. O autor encerra a narrativa sem dar uma conclusão para a história de nenhum dos irmãos! Fiquei aguardando algum final mais glorioso para o Tan pois, em determinado ponto da história, o avô Long conta que existia uma profecia dizendo que teriam dois imperadores na sexta geração dos Long! Mas encerra-se sem passar uma mensagem final, como se o autor tivesse estourado o limite de páginas disponíveis!
O livro vale a leitura, apesar dos últimos capítulos, pelos personagens complexos e por toda a história fantástica!
comentários(0)comente



Luciane 11/04/2010

Demais!
A história é surpreendente! Vale a pena ler.
Bel 14/10/2010minha estante
Ai, eu também adorei este! Não tinha botado muita fé, mas vale a pena. Bjs, Ana




Thibu 23/06/2020

Extraordinário
Esse livro deixa muito claro que o mundo da voltas, não tem como não se envolver nessa história
comentários(0)comente



hércules 10/09/2020

O pesar da complexidade
Esta história é, em todos os aspectos, uma história vasta por relatar quase toda a vida dos dois irmãos Tan e Shento, desde o nascimento até o ápice do drama de suas vidas. Na construção histórica dos fatos, o autor demonstrou um conhecimento primoroso do governo Chinês e do momento político e social pelo qual a China estava passando nos anos que abrangeram a história. Porém, este livro é, além de tudo, um romance e, muitas vezes, as cenas que compuseram o gênero foram desnecessárias, lacônicas e pobres, com personagens pouco cativantes. O resultado: esperei chorar rios ao final do livro, mas apenas consegui ficar indignado pelos acontecimentos mal planejados e frustrado por tudo o que este romance poderia ter sido.
comentários(0)comente



Bella 06/06/2020

A Montanha e o Rio
Muito bonita e envolvente a história. Faz refletir bastante sobre o quanto os acontecimentos da vida e circunstancias podem influenciar em nossas ações, assim como as consequências de cada ato e escolha. porém mantenho minha crença que no fim a escolha é de cada um. Não existe preto e branco: temos empatia em algum momento por todos os personagens. Emocionante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



138 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |