legarcia 23/02/2023
Um encontro com o que houve de pior em nossa história
Castro Alves é alguém que ocupa um espaço muito importante na história do país e no meio literário. Felizmente é atribuído a ele um reconhecimento merecido e assim pude ter contato com um pouco de sua obra ainda na adolescência. Lembro-me de ouvir sobre o poeta que morreu jovem, mas nos deixou uma obra excelente e ficar impressionada. Hoje, após ter lido ?Escravos?, estou encantada pela qualidade da obra.
Castro Alves foi um jovem educado em ótimos colégios, nos quais desde muito novo foi influenciado a dedicar-se à poesia e à causa abolicionista. Natural da Bahia revoltosa e estudante em Recife, palco de muitas discussões políticas na época, o autor utiliza de seu talento para escancarar os absurdos da escravidão. Foi alguém que gozou de muita fama e sucesso na região. Porém, sabia que precisaria que seus versos chegassem à elite escravocrata do sul e é assim que vai passar alguns anos em Rio e São Paulo declamando suas poesias.
Algo muito interessante é que, enquanto os românticos de primeira geração estavam em busca de uma identidade nacional, Castro Alves sabia que era impossível continuar buscando-a em um país em que a escravidão estava acontecendo. Então, o poeta produz versos para serem declamados em espaços frequentador pela elite.
O autor tenta criar um laço de simpatia entre o leitor ou ouvinte e o escravizado, humanizando o negro e o colocando como protagonista. É possível notar um destaque muito grande à maternidade, uma vez que é o que nos conecta todos. Isso era revolucionário e escancarava a hipocrisia de uma sociedade que dizia que negros não eram humanos e por isso podiam ser escravizados. Castro Alves derruba absolutamente esse ?argumento? excepcionalmente em todos os versos da obra.
O que ele faz é desnaturalizar a escravidão, que era uma prática tão comum que muitas pessoas não refletiam em quão absurda era e se o faziam, mantinham-se coniventes para manter seus privilégios. Castro Alves escancara que a escravidão é uma atrocidade cometida por aquela sociedade de uma maneira que seria impossível ignorar.
São realmente belos e amargos os versos de ?Os Escravos?. A beleza dos versos e as imagens construídas pelo poeta, contribuem para que a leitura seja pungente e dilaceradora. Creio nunca ter lido algo que me provocou tanta dor e incômodo físico quanto essa obra. O leitor é guiado pelo poeta como se ele pegasse em nossas mãos e nos obrigue-se a encarar os piores demônios de nossa história.
Dessa maneira, Castro Alves é uma leitura importantíssima para os dias de hoje. Além do conteúdo, os temas são trabalhados de forma extraordinária, propiciando uma experiência imersiva e transformadora em todos que se propuserem a ler com atenção e coragem!