vmoss 01/10/2024
Uma ótima surpresa!
Que obra, irmãos. Publicada em 1897 por Bram Stoker, Drácula se tornou blueprint para as histórias de vampiro (e lobisomen), e isso se deve à maestria com que o autor desenvolve sua história, apresentada através das cartas e diários dos personagens.
Precisei fazer uma síntese para colocar aqui, já que me estendi demais escrevendo o resumo desse livro, dado que foram mais de 500 páginas de história.
Começo meus elogios ao modo como conecta seus personagens já nos primeiros capítulos. Introduz Jonathan, e então Mina e Lucy, de uma forma que inicialmente causa estranhamento, ao deixar o leitor aflito querendo saber o que irá acontecer com o homem mas sendo apresentado a outra situação aparentemente alheia.
No entanto, faz de forma sublime a entrada das personagens, e começo do terror em suas vidas. De forma que quando Jonathan é encontrado, sentimos pouco alívio, em vista da situação em que está Lucy. Logo somos apresentados ao doutor Seward - um dos pretendentes de Lucy -, e em seguida ao grande Van Helsing. Difícil descrever agora os diversos momentos memoráveis que ocorreram nesse meio tempo, recomendo imensamente sua leitura. Mas em sumo, é a partir deste ponto que o enredo engata.
Adorei como raramente usaram a palavra *Vampiro,* ou *caixão* mais à frente, já que hoje em dia são usadas demasiado. Isso é um grande bônus de ler Drácula atualmente, não importa sua concepção atual das histórias de vampiro, esse livro te faz redescobrir o conto e agir como se a menção de flores de alho fossem um *easteregg*.
Gostaria de pontuar também que, por mais datada que a obra seja - quase 130 anos desde sua publicação original -, consegue entregar um lindo romance entre seus personagens. Se deixarmos um pouco de lado os comentários de Van Helsing sobre como Mina é tão inteligente de modo inusitado a uma mulher - é possível apreciar cada momento de declaração entre os Harker, e a dedicação e prezo com que se dirigiam as mulheres em certos momentos.
Com certeza uma das minhas leituras preferidas do ano!