Felipe1503 08/10/2024Prometeu nada, entregou tudo!O retrato de Dorian Gray é fascinante! Comecei a ler despretensiosamente, só pra cumprir uma "meta literária" sabendo o básico... O quadro envelhecia e ele não. Só que Oscar Wilde (que eu já conhecia do conto "O fantasma de Canterville") era um gênio e colocou camadas e mais camadas dentro desse livro, que é impossível não parar em alguns momentos para ficar refletindo sobre ele.
Dorian Grey é um jovem simples, na flor da idade, que é corrompido por suas amizades e sua própria beleza. Ele vai se tornando cada vez mais narcisista e egocêntrico, ao ponto de cometer os piores crimes e simpelsmente colocar a culpa nas vítimas. É interessante, porque nós podemos fazer paralelos com várias situações da vida real, onde nós mesmos acabamos justificando alguns atos errados, culpando coisas e pessoas ao nosso redor.
Eu enxerguei o retrato como uma metáfora. É aquela realidade que o ser humano tenta esconder, como uma personalidade incubada, que ninguém pode descobrir, mas que, na realidade, é a verdadeira personalidade. Ali estão escondidos os pecados, falhas, erros, crimes, que, no fim, acabam por vir a tona.
Vale muito a pena dedicar algum tempo a esse livro. Ele não é longo, mas é muito profundo. Gostei demais!