Felipe 18/07/2024"Luanda, Lisboa, Paraíso" nos traz a história de uma família que é separada pelas enfermidades de dois de seus personagens. Aquiles, que nasceu com um problema no calcanhar, e Glória, que após complicações no parto de seu filho, se vê acamada por vários anos.
Aquiles e seu pai vão então para Lisboa, quando o menino está próximo de completar 15 anos, onde lhes é prometida uma cirurgia que faria com que o rapaz se visse livre de seu problema. Entretanto, a viagem que prometia ser passageira, acaba se estendendo por anos a fio, ao mesmo tempo em que novas relações são criadas na metrópole, como são os casos das amizades dos dois personagens angolanos, com os portugueses Pepe e Iuri.
Em meio à essa nova vida em Portugal, os personagens enfrentam a dificuldade de recomeçar em um país estrangeiro, bem como a xenofobia e precariedade dos trabalhos realizados. Além de serem privados de melhores condições de moradia e estudo. Em contrapartida, em Angola, se desenrola a Guerra de Independência e posteriormente, uma Guerra Civil, com poucos relatos do que realmente estava acontecendo no país, sendo contados através de cartas e ligações telefônicas entre Cartola, e sua esposa, Glória.
Essa foi uma leitura que não me agradou de todo. Talvez pelo português de Angola/Portugal, ter me trazido um pouco mais de dificuldade no começo da leitura, em relação à alguns termos, mas além disso, a história e os personagens em si, não me cativaram. Porém, acredito que seja uma leitura válida para quem pretende explorar novos autores.