Luanda, Lisboa, Paraíso

Luanda, Lisboa, Paraíso Djaimilia Pereira de Almeida


Compartilhe


Luanda, Lisboa, Paraíso





Em seu segundo romance, Djaimilia Pereira de Almeida narra a saga de Cartola e Aquiles, pai e filho que deixam Angola em busca de um tratamento médico em Portugal nos anos 1980. Um livro sobre descolonização e pertencimento, da mesma autora de Esse cabelo.

Luanda, Angola, anos 1970. Fruto de um parto com complicações graves, Aquiles nasce com uma má-formação que lhe dita o destino e o nome. A promessa de cura reside em uma cirurgia que somente pode ser realizada em Portugal, e até que ele complete quinze anos. Com o fatídico aniversário em vista, Aquiles e o pai, Cartola, partem para Lisboa, crentes de que será uma viagem passageira e de que eles serão recebidos como verdadeiros cidadãos portugueses. Na capital, sentem na pele o preconceito de serem imigrantes da ex-colônia enquanto o regresso a Angola torna-se cada vez mais distante.

Autora do aclamado Esse cabelo, Djaimilia Pereira de Almeida constrói com estilo e sensibilidade ímpares uma narrativa — ora triste, ora esperançosa — sobre a diáspora, as relações entre pais e filhos e a constante busca por afeto humano.

"Este romance o levará da angústia à melancolia, da esperança vã à desesperança, passando pelo desespero. Como é possível que este arco dramático do nada ao nada seja encantador comprova-se pelo talento indiscutível de Djaimilia Pereira de Almeida em amar seus personagens e nos fazer amá-los também, a despeito de seus contínuos defeitos, perdas e frustrações."
O Estado de S. Paulo

"Imaculadamente escrito."
Expresso

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Luanda, Lisboa, Paraíso
Luanda, Lisboa, Paraíso

Similares

(3) ver mais
Esse cabelo
Esse cabelo
A visão das plantas

Resenhas para Luanda, Lisboa, Paraíso (33)

ver mais
on 16/12/19


O filho de Glória e Cartola, Aquiles, nasce com um calcanhar deformado numa Luanda em luta pela independência de Portugal. Os médicos advertem: antes dos 15 anos é preciso operar. A família se empenha: antes dos quinze, será preciso levá-lo a Lisboa para a cirurgia. As condições financeiras, no entanto, não favorecem a mudança de todos, e a família se divide: filha e mãe ficam em Luanda, pai e filho partem para Portugal. . Esse seria, em linhas gerais, o pontapé narrativo do segundo... leia mais

Vídeos Luanda, Lisboa, Paraíso (1)

ver mais
LUANDA, LISBOA, PARAÍSO, de Djaimilia Pereira de Almeida | VEDA #14 | Impressões de Maria

LUANDA, LISBOA, PARAÍSO, de Djaimilia Pereira


Estatísticas

Desejam76
Trocam1
Avaliações 3.9 / 194
5
ranking 35
35%
4
ranking 38
38%
3
ranking 22
22%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Jenifer
cadastrou em:
11/09/2019 18:20:00
Jenifer
editou em:
22/10/2021 23:45:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR