Mamy 26/04/2013
Paulo e Lúcia
O livro Lucíola começa com a chegada de Paulo no Rio de Janeiro. Paulo se encontra com seu bom amigo Sá, que o leva a uma festa da corte. Lá se encontra pela primeira vez com Lúcia, onde se apaixonou a primeira vista primeiramente.
Aos poucos, Paulo e Lúcia vão se aproximando, e Paulo descobre que Lúcia é uma prostituta rica. Paulo fica indignado com essa descoberta, pois tinha a imagem de Lúcia como uma santa, inocente e bela.
Teatros, festas. Paulo frequentava bastante esses eventos, junto com seu amigo Sá. Um dia Sá, o convidou para uma festa em sua casa, que iria Lúcia, duas parceiras dela, e uns amigos de Sá: Sr. Couto e o Sr. Rochinha.
Nessa festa, Lúcia fica bêbada e dança para seus amigos. Uma dança sensual e nua. Paulo simplesmente sai da casa indignado pelo comportamento dela e espera fora da casa por um tempo. Depois de um tempo Lúcia chega, e conversa ao com Paulo, que lhe fala para nunca mais fazer aquilo de novo.
Depois de um tempo, Paulo e Lúcia ficam realmente juntos, mas Paulo era somente seu amante. Mas as coisas não ficaram boas por muito tempo. Sá chamou Paulo para uma conversa, para dar um conselho, em que ele falava para não se envolver com Lúcia, falando que ela não era estável, ela pulava de um homem para outro, no geral, aconselhava que Paulo desistisse de Lúcia. Paulo, mesmo assim, não mudou de ideia, pois estava apaixonada, e era um homem ingênuo ainda. Porém, mais tarde, Sá chegou com outros conselhos, que falava que Paulo deveria se afastar de Lúcia, pois estava se espalhando rumores de que Paulo estava vivendo sob os cuidados de Lúcia, que ela o sustentava e que parou de fazer suas atividades por causa dele. Então, Paulo não podia deixar que as pessoas pensassem isso, e decidiu conversar com Lúcia a respeito dos rumores.
Quando Lúcia ouviu Paulo, ela enlouqueceu, dizendo que as pessoas não tinham o direito de falar isso, e que Paulo não deveria de dar bola para isso, mas por honra, Paulo não poderia ignorar esses rumores.
Os dois acabam se separando por um tempo e depois de aceitarem o ciúmes e o jeito de vida de cada um, eles voltam e com isso Lúcia conta a Paulo um pouco de seu passado. Ela fala que seus familiares morreram pela epidemia da febre amarela, e que só seu pai foi poupado. Com isso, para conseguir sustentar seu pai, se entregou a prostituição, onde conheceu Couto.Depois de uma longa viagem à Europa, Lúcia volta ao Rio de Janeiro, com a notícia de que seu pai faleceu e encontrou sua pequena irmã, Ana, deixada pelo seu pai. Lúcia a criou e a colocou na escola.
Lúcia decide se mudar, com sua irmã, para um lugar mais calmo, afastado da gente fofoqueira, onde só recebia a visita de Paulo. Lúcia fica gravida de Paulo, mas infelizmente, sofre um aborto e logo em seguida pega uma infecção, e falece. Antes de falecer, Lúcia confessa a Paulo que o amou desde o dia em que o conheceu, que ela o amou verdadeiramente, que deixou um testamento para sua irmã, que ela queria que Paulo casasse com sua irmã.
No final, Paulo perde sua amada antes mesmo deles se casarem. Ana encontrou seu parceiro e se casou e leva uma vida feliz.