Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


719 encontrados | exibindo 646 a 661
1 | 2 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48


Muddy 23/04/2013

Repugnância
O livro Lucíola, de José de Alencar, retrata de uma das maiores heroínas femininas da literatura brasileira. Maria, mais conhecida como Lúcia, foi, na minha opiniao, uma guerreira, fez o que poucas mulheres teria coragem de fazer. Sim, eu escrevi mulheres, mesmo ela tendo naquela época 14 anos. Ela sim pode ser chamada de mulher, mesmo tendo a idade de uma pré-adolescente ela tinha a mentalidade de gente grande, mais madura que muita "mulher" por aí.
É certo que se prostituir nao é o meio mais "decente" de arrecadar dinheiro, mas foi o unico que lhe restou, pois por ela ser jovem nao conseguia um emprego que rendesse muito, e essa foi a última opção. Ela certamente se odiaria por fazer isso, porém fazia por que era para o bem da familia dela, foi o meio mais facil de sustentar e bancar os remédios da sua doente familia.
Mas, na história, o que mais me doeu foi a ignorância, a antipatia, a repugnancia da família dela contra ela. Claro que era doloroso para um pai ou uma mae ver a filha se prostituindo, mas eles nao entendiam de forma alguma a atitude da garota e sem nenhuma razao, a expulsaram de casa. E ela, demonstrando novamente como era um guerreira, ela continuou se prostituindo e dando todo o dinheiro arrecadado para a família, e mesmo assim eles nao reconheciam tamanha gentileza e bondade.
Ao Decorrer da história acontecem muitas coisas ela é acolhida pela amiga, continua se prostituindo, até que ela encontra o seu verdadeiro amor, Paulo, ele tambem se apaixona por ela, eles ate engatam um relacionamento, porem nao queria fazer amor de jeito algum com ele. Ela achava que se caso eles fossem para a cama seria um amor carnal, que eles fariam só por fazer, por diversao, sem nenhum amor verdadeiro, e ela ficava inventando desculpas dizendo que tinha uma doença, que nao queria transmitir para ele, mas ele sempre achou que era mentira. Entao, depois de tanta insistência, ela cede e eles acabam transando. Eles transam, ficam junto e depois de um tempo ela descobre que engravidou. Até que durante a gravidez, ela vai ficando mal, doente, e entao ela morre devido a tal doença que ela dizia que tinha, era verdade, mas ele nao acreditava, ela morre mas o filho consegue nascer.
Enfim, o livro Lucíola é um bom livro, tem seus lados positivos, é um ótimo livro para pessoas que gostam de romantismo, tem bastante drama, romance, tristeza, mas como todo bom livro tem o seus lados negativos, que como eu ja disse, nao me conformei com a repugnância da familia dela com ela. Daí veio meu titulo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cesar 23/04/2013

A vida de lucíola
o livro tem um pouco de outra obra de José de Alencar "senhora" só que é um pouco melancólico e também muito picante,o livro além de ter esses dois aspectos também mostra-se muito o romantismo.

o que eu aprendi com o livro foi que:"sempre devemos lutar por nosso amor e amar e também ser amado".
comentários(0)comente



Victória 14/04/2013

Luciola
Paulo era loucamente apaixonado por Luciola, porém Luciola era uma das maiores prostitutas do Rio de Janeiro. Quando Paulo viu luciola pela primeira vez ja se apaixonou, paulo deu um jeito de conheçer melhor Luciola . Todos o alertava de quem era luciola uma prostituta . Pauli foi em uma festa onde tbm estava luciola , luciola ficou nua na frente de todos ,Paulo imediatamente se retirou da festa ,Luciola entao tomou conta de que amava Paulo , Luciola abriu mao de todo seu luxo para se deducar especialmente a Paulo. Luciola contou sua historia para paulo e revelou seu verdadeirl nome que era Maria da Gloria .
Luciola engravidou de Paulo , mas faleceu durante a gravides, e Paulo sofreu eternamente pela morte de sua amada .
comentários(0)comente



Vivis 27/03/2013

Lucíola
Paulo um rapaz de uma família tradicional vai conhecer a vida no Rio de Janeiro. Ao chegar encontra a cortesã mais bonita, famosa e requisitada da cidade, Lúcia. Um tempo depois eles se envolvem, começam a ter um "romance" se gostam e começa o vaivem da história, não me entendam mal. A história toda é a cheia de quereres Lúcia, com sua eloquente beleza fazendo de Paulo um servo de seus caprichos. Ela é uma puta, não entendo qual o sentido do ciúme dele, antes de conhecê-la ele já estava ciente de que ela não seria só dele e ainda assim a maioria das brigas e términos que eles têm é por ciúme. Lúcia por sua vez, tem longas páginas tentando provar seu amor puro por Paulo, o que é naturalmente difícil de acreditar, afinal ela é uma cortesã. O livro se arrasta, a linguagem possui umas metáforas desnecessários que só tornam a história mais cansativa ainda. Acho que foi o livro mais curto em que passei mais tempo lendo. A única ação do livro acontece nas últimas páginas, que de qualquer forma não é nada imprevisível, perdendo assim, José de Alencar, sua última chance de encantar o leitor.
comentários(0)comente



Aline 11/02/2013

Um dos diversos livros escritos pelo célebre romancista José de Alencar, uma obra belíssima, mas admito que só li este porque é cobrado no vestibular, que não sei se intencionalmente ou não, acredito que enaltece a mulher.
É um livro escrito em primeira pessoa, por Paulo, um homem muito sensato e cavalheiro, que conhece uma bela moça, Lúcia. Charmosa e encantadora, é descrita pela sua pureza,e inocência. Porém é uma prostituta, mas não as de hoje em dia, ela está mais para uma acompanhante de luxo, ou como no livro descrevem, uma cortesã. Vive recebendo presentes de amantes, compra tudo do mais caro, leva uma vida de rica, mas também de pecados, mas então por que Paulo a descreve como pura?
Este é um fato que só se pode explicar quando é de conhecimento a história da moça, o seu passado, que somente é revelado mais para o final do livro, mas além disso, Paulo conhece ela ao decorrer do livro de uma maneira que nenhum homem jamais havia feito. Resumidamente, ele enxerga nela a sua alma, que de uma maneira encantadora a descreve na obra convencendo o leitor, que geralmente carrega dela uma imagem horrível por ser prostituta, que ela é tão pura de alma quanto uma menina de 10 anos.
Super recomendo esse livro, pois é um clássico da literatura brasileira, ou seja todo brasileiro deveria ler, mas também por ser um livro lindo e encantador, que só podia ter sido escrito por José de Alencar.
comentários(0)comente



Shey 03/02/2013

A história de Lucíola, 1862, se passa no Rio de Janeiro burguês no século XIX, cujo narrador é também o personagem central da história narrada. Chama-se Paulo Silva, de 25 anos, pernambucano recém-chegado do Rio de Janeiro.
Logo na sua primeira semana no capital carioca, Paulo Silva tem o destino marcado por dois encontros sucessivos com uma bela moça chamada Lúcia e logo se interessa por ela. Entretanto, um amigo dele, o Dr. Sá, o alerta que a bela moça por quem Paulo se encantou é uma prostituta, que utilizava o nome de Lucíola.
Mesmo com o conselho do amigo, Paulo procura a bela jovem e os dois têm uma noite de amor. Depois disso, a prostituta começa a tratá-lo com desprezo e é vista constantemente com outros homens. Paulo chega a ver Lúcia ficar nua na frente de várias pessoas durante um evento.
Diante disso, Paulo decidiu esquecer Lúcia. Com isto, a jovem ficou desesperada e decidiu deixar a vida de prostituição.
Lucíola contou que só entrou na vida de prostituição para que sua família não passasse necessidade, pois toda ela havia sofrido com uma triste doença. A revelação deixou Paulo ainda mais apaixonado por Lucíola e ela acabou engravidando. Entretanto, a gravidez de Lucíola era de risco e ela morreu por complicações na gestação. Antes de morrer, Lucíola trouxe Ana para morar na mesma casa que o casal, na esperança de que Paulo casasse com ela depois da sua morte, entretanto Paulo nunca quis Ana, mesmo depois da morte do seu grande amor.


comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Larissa 29/09/2012

perfeito...
...como nao poderia deixar de ser, por se tratar de um dos livros(na minha opiniao) do maior literario de todos os tempos: Jose de Alencar.
Lucia a belissima cortesa de seu tempo, nos seduz e encanta com seu misto de voracidade e inocencia e por fim nos arrebata ao aceitar o destino que lhe foi imposto em nome de uma "possivel redençao" maravilhosooo
comentários(0)comente



Pan15 09/09/2012

Lucíola
Assistindo ao Prêmio Contigo MPB de música, vaio a inspiração. Lucíola um livro de José de Alencar de escola literária Romântica e um dos livros da trilogia urbana, os outros livros são Senhora e Diva.

O livro narra a história de amor entre Paulo e Lucíola, ela uma cortesã(prostituta). E com isso eles se apaixonam, um romance marginal e bonito. E como diz minha professora: "Lucíola atualmente seria uma DAMA."

Com crítica a sociedade, a mesma dita o final da história de amor entre eles. José de Alencar mostra que o amor pode ocorrer entre qualquer pessoa independentemente de cor, classe social ou profissão.

Lucíola é um romance muito bom, e indico as pessoas que querem iniciar na literatura de José de Alencar. Amo o final do livro e a caracterização de personagens e a caracterização ambiental é simples, curta e direta. Lucíola é um livro atemporal.
comentários(0)comente



Guilherme 05/09/2012

Todos Podem Amar.
Até mesmo uma prostituta consegue amar verdadeiramente, você não sabe o que levou ela a ser uma cortesã,mas pode saber o que tirou ela dessa vida,Lucíola amou e foi amada por completa, preferiu morrer a matar o fruto desse amor, Lucíola é um romance perfeito do mais puro sentimento que brotou em ambos os corações.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raquel Lima 14/07/2012

Luciola, uma prostituta que ama. Impressionante quando ainda em nosso tempo acreditamos que prostitutas são incapazes de amar. Luciola, se prostitui por necessidade e ama com uma necessidade vital. Uma grande obra.
Jacy 05/08/2012minha estante
Realmente parece ser um bom livro, ainda mais se tratando de José de Alencar que é um dos meus escritores favoritos. Só não entendi o porquê de você ter dado apenas 1 estrela, já que considerou Lucíola "Uma grande obra" :)




719 encontrados | exibindo 646 a 661
1 | 2 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR