Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


719 encontrados | exibindo 691 a 706
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 47 | 48


Danni Flauto 25/01/2011

Lucíola
Que livro bonito. Não sou uma grande fã de José de Alencar, mas esse livro é uma boa obra.
Apesar de o livro ser um romance romântico, ainda acho que é uma mistura dos romances, além do desse, naturalista e realista. A história de uma cortesã que se apaixona por um homem desprovido de grandes posses pode parecer clichê demais, mas tem um bom desfecho.
comentários(0)comente



Tati Trindade 09/11/2010

A literatura barata para senhoras idosas.
Livro péssimo, mostra só o que velhinhas com 70 anos querem ler. Uma vagabunda que se transforma em anjo.
O livro não tem nenhum atrativo, os personagens são horríveis, e que porcaria de final. Ele fala tanto em religiosidade, em como ela é um anjo e como ela é casta e virgem que dá vontade de jogar o livro longe.
Folhetim barato; merece ser esquecido. E sim, maldito vestibular que me obriga a comprar essas coisas.
Tati Trindade 06/12/2010minha estante
É exatamente sobre o que o livro trata Yahzita. Uma cortesã de luxo que vai se purificando. Romances românticos são muito forçados para o meu gosto, e só fiz uma resenha simplista porque realmente não tenho nada para falar desse livro.

Ou tu achas que é normal uma mulher que viveu tanto tempo naquela vida se transformar tanto ao ponto de nem ser tocada por quem ela ama? Isso, de fato, é ridículo.

E, para fins de curiosidade, eram senhoras de idade que liam esses folhetins, em sua maioria. José de Alencar fez todo esse processo de purificação justamente pra fazê-las apreciarem a leitura e lerem até o final, por ser postado em capítulos no jornal.


I-R 27/12/2010minha estante
O de sempre, mal consegue transpor de forma coerente um pensamento ao escrito, e roga-se qualificado para julgar a literatura.

Que fique pelo menos dito, entre as velhas que liam José de Alencar estão Graciliano Ramos, Rachel de Queirós e Machado de Assis. Ah, devem ser escritores desqualificados também.


Tati Trindade 27/12/2010minha estante
Bom, fique à vontade pra me julgar da forma que quiser, nem te conheço mesmo e em nenhum momento disse que era qualificada só por ter uma opinião contrária a de todos aqui.

Não sou qualificada para julgamentos, e nem você. Mas tenho opinião própria, e se a mesma não te agrada, desculpe-me, não me importo nem um pouco (:



I-R 28/12/2010minha estante
Opinião própria qualquer um com capacidade de falar tem, e se fala ouvirá resposta. Aquela foi a minha, em relação a besteira sem tamanho que você disse. Apontar erros não é julgar - só isso mostra o quanto você consegue ler e extrair de um texto.


Tati Trindade 28/12/2010minha estante
Tranquilo, mas não vejo como o seu comentário de igual "coerência escrita" fará eu mudar de idéia em relação ao livro. Se eu não consegui extrair algo que me tocasse nele, é simplesmente questão de gosto por outro tipo de literatura e não essas abobrinhas românticas. Graciliano Ramos, Machado de Assis e Rachel de Queirós podem até tem lido JOsé de Alencar, mas e daí? Não vou vender meu ponto de vista por causa disso.




Emelin 18/09/2010

Maravilhoso
Para os 'adolas' de hoje,Stephen meyer e sua literatura americanizada é o ápice de conhecimento que os jovens podem ter,e me pergunto como chegamos a isso tendo tantos autores excelente como José de alencar e essa literatura tão inebriante que é Lucíola!Um livro com enredo incrível,flashback a torta e a direita mas sem deixar o leitor confuso,sexo,drama...tudo que encanta os adolescentes num molde que os mesmos desconhecem pelo simples preguiça mental,ou melhor,palavras complicadas.Talvez por isso ,mais um vez,os companheiros do norte vencem a batalha,já que masturbam nossa mente com textos fáceis e sem necessidade de pensar.
Suliany 22/03/2016minha estante
Mulher do céu :o Você falou tudo o que eu penso. Quem fica aqui, reclamando de literatura brasileira ou clássicos e se entupindo de Crespúculo e cia,nem deveria ser considerado como leitor. Clássicos não morrem.




Fabi 20/08/2010

Ahh...o amor que desconhece barreiras.
Amo este livro. Li duas vezes sem perder o entusiasmo. O livro é incrível, a história nos envolve, nos faz refletir sobre os preconceitos que temos, principalmente em relação às mulheres que acreditamos não serem dignas de amar ou serem amadas....
comentários(0)comente



Raquel Holmes 26/07/2010

Lixo!
comentários(0)comente



Mateus 28/06/2010

Ler livros para fazer um trabalho de escola não é uma coisa muito boa. Me sinto pressionado, como se estivesse sendo obrigado a ler. Com Lucíola aconteceu exatamente isso.

Lucíola é um livro que em minha plena consciência não leria. Mas para fazer um trabalho de literatura, tive que ler. Na minha opinião, ele deveria se chamar "Brigando com Lúcia", ou então "Os Devaneios de Lúcia", pois o livro inteiro se trata apenas das brigas de Paulo e Lúcia, e as loucuras de Lúcia, à cada hora querendo uma coisa diferente. Tudo bem que o livro foi escrito há muito e muito tempo, e que as coisas eram muito diferentes de hoje em dia, mas certos acontecimentos do livro são extremamente bobos e sem-graça, me levando a compará-lo com uma novela mexicana. Claro, o livro é cheio de metáforas e coisas mais, mas ele não poderia ser um pouco mais claro?

A pergunta que não quer calar: por que esse livro se chama Lucíola? Sinceramente, nada do que disserem vai me levar a acreditar que é um simples nome aleatório. Não tem nada a ver com os acontecimentos do livro, então qual será a razão desse nome? Isso vai ficar desconhecido.

Na minha opinião, para um livro ser bom, ele deve nos tocar, nos emocionar. Mas como um livro com uma linguagem tão morta quanto esse poderia me emocionar? O que realmente o salvou foi seu final. No final muita coisa acontece, aumentando um pouco a ação do livro. Fora isso, o livro é extremamente ruim. É por isso que cada vez mais desanimo de ler literatura brasileira.
Mateus 05/08/2010minha estante
Segundo minha professora de literatura, Lúciola é o nome que Lúcia usa como prostituta. Mas em nenhum momento do livro é falado isso. Vai entender...


Kelly SB 05/08/2010minha estante
bom, pelo que eu entendi e comparei entre o livro e o título, acredito que Lucíola seja uma 'mescla' entre o bem e o mal.. tipo, anjo e demônio, 'Luci' de Lúcifer e 'ola' de Aureola.. e a personagem Lúcia me passou isso, não uma dupla personalidade, mas uma pessoa que ao mesmo tempo é boa e 'má'.. {?}

bom, acho que foi isso que o José de Alencar tentou passar com esse título.. =]


Mateus 07/08/2010minha estante
Adorei sua opinião Kelly, concordo com vc!
A Lúcia é uma mistura de bem e mal, então Lucíola com certeza deve ser a mistura desses dois opostos.


Frannie Black 24/11/2010minha estante
Concordo com vc!
Minha opinião: Chatérrimo!


Tati Trindade 13/12/2010minha estante
Concordo inteiramente contigo, principalmente com a parte do desânimo para com a literatura brasileira. Acho tudo um poço de chatice. =\


Tati Trindade 19/12/2010minha estante
Reuni as suas cartas e fiz um livro.
Eis o destino que lhes dou; quanto ao título, não me foi difícil achar.
O nome da moça, cujo perfil o senhor desenhou com tanto esmero, lembrou-me o
nome de um inseto.
Lucíola é o lampiro noturno que brilha de uma luz tão viva no seio da treva e à beira
dos charcos. Não será a imagem verdadeira da mulher que no abismo da perdição conserva
a pureza d?alma?
Deixem que raivem os moralistas.
A sua história não tem pretensões a vestal. É musa cristã: vai trilhando o pó com os
olhos no céu. Podem as urzes do caminho dilacerar-lhe a roupagem: veste-a a virtude.
Demais, se o livro cair nas mãos de alguma das poucas mulheres que lêem neste país,
ela verá estátuas e quadros de mitologia, a que não falta nem o véu da graça, nem a folha de
figueira, símbolos do pudor no Olimpo e no Paraíso terrestre.
Novembro de 1861.
G. M.

tá aí a explicação para quem se interessar =)
aqui está a fonte. Tem um trecho inteiro da senhora GM e a parte que ela destina ao Paulo, especificamente.
http://caioba.pucrs.br/fo/ojs/index.php/letronica/article/viewFile/4995/4069

Foi o que meu professor confirmou também, apesar de eu ter vasculhado o livro e não ter encontrado essa carta, pelo menos não nessa edição dos clássicos comentados.


Daniel 20/03/2013minha estante
O nome original de Lucíola é MARIA DA GLÓRIA, que se relaciona com Maria, Mãe de Jesus. Quando ela torna-se uma mulher da vida, adota o nome de LÚCIA, que se relaciona com Lúcifer.


Lu s2 12/10/2013minha estante
Acho engraçado esse povo que desdenha a própria literatura, quando a ed original de Romeu e Julieta (aclamado por mt de vcs) é tão chata quanto os classicos brasileiros... E o mais ironico é que as pessoas se deixam comprar por uma literatura barata e futil (apesar de ser mt divertido, n tem nenhum ganho cultural), triste


Adriana.Palmira 25/05/2015minha estante
Lucíola, é um nome de um vaga-lume que vive no pântano. E por isso o nome Lucíola pois o pântano em que ela vivia era a prostituição mais nunca perdendo a pureza de sua alma tal como o vaga-lume que brilha.




Tomás Quirino 14/04/2010

"Lucíola" é um livro que pode causar certo estranhamento. O vocabulário do século 19, que usa de palavras rebuscadas, os valores morais vigentes na época, a forma como o texto se desenvolve, o linguajar bastante romântico, tudo isto pode parecer bastante estranho. Porém, ainda assim, ou talvez justamente por isso, é uma bela história. O sofrimento de Lúcia durante toda sua vida e o retrato que é feito da alta sociedade carioca são os pontos altos deste romance. O desfecho revela um certo moralismo exacerbado, mas para a época em que foi escrito, "Lucíola" pode ser considerado um tanto revolucionário.

Vale a pena ser lido pois é um clássico da nossa literatura, e ajuda-nos a conhecer uma sociedade brasileira que não conhecemos, mas sem ela não existiríamos. Se esta história fosse escrita nos dias de hoje, com certeza o desenrolar da trama e o final seriam completamente diferentes. Mas isto é só mais uma prova de que as coisas, afinal, mudam.
Caroline.Demantova 22/06/2016minha estante
Li este livro para fins de pesquisa histórica e confesso que esse livro me surpreendeu. Nunca me empolguei com livros escritos no período, salvo Contos Consagrados de Machado de Assis, que gostei, mas achei o livro interessante e fiquei com vontade de chegar até o final para descobrir o que aconteceria com a personagem. É bem parecido com "A Dama das Camélias" de Alexandre Dumas, o qual li há muito tempo e do qual também gostei.


Caroline.Demantova 22/06/2016minha estante
Li este livro para fins de pesquisa histórica e confesso que esse livro me surpreendeu. Nunca me empolguei com livros escritos no período, salvo Contos Consagrados de Machado de Assis, que gostei, mas achei o livro interessante e fiquei com vontade de chegar até o final para descobrir o que aconteceria com a personagem. É bem parecido com "A Dama das Camélias" de Alexandre Dumas, o qual li há muito tempo e do qual também gostei.




Natália 15/03/2010

Pode parecer loucura, mas desde o começo simpatizei com Lúcia. Apesar da situação em que se encontrava, a mulher nunca se deixou abater. Odiava seu corpo, odiava ser quem era, mas não se o odiava mais além do que não suportava seus amantes. E então, Paulo apareceu sem sua vida.

Durante toda a leitura, perguntei várias vezes a mim mesma porquê este é um clássico, porquê as pessoas o consideram tanto! E apenas nas últimas páginas entendi: não houve um final feliz. Pelo contrário, foi trágico, porém real.

Lúcia, como disse Paulo tantas vezes, foi um anjo! Carregou sua própria cruz sozinha, o tempo todo, e nem com seu amor dividiu. Como pôde suportar? Nem a própria entende como não enlouqueceu. Admiro-a, respeito-a. Tiro meu chapéu para esta mulher.
comentários(0)comente



San... 01/02/2010

Eu já disse uma vez que um livro é bom quando nos faz ir a lugares que de outra maneira jamais iriamos. E, com certeza, eu não poderia ir àquela época em que a historia se passou. Li muitos clássicos na adolescência, por conta da escola. A maioria me pareceu enfadonha, uma vez que a linguagem utilizada é rebuscada, nada condizente com a realidade adolescente. Mas este livro, mesmo naquela época, foi lindo. O final, dramático e doloroso, fecha o livro com chave de ouro. Recomendo este, assim como outros clássicos brasileiros, com uma ressalva: não deve o leitor se fiar no vocabulário rebuscado da história e sim navegar pelo conteúdo emocional da trama.
sonia 25/04/2013minha estante
um bom livro, foge um pouco das cenas romanticas agua com açúcar dos outros livros do autor.




Steh 23/12/2009

Por ter sido publicado em folhetins, a cada final de capítulo você logo quer ler o seguinte... É um livro muito envolvente, me senti como parte da história da prostituta que demonstrou o poder de mudança na vida de uma pessoa por meio do amor...
Os preconceitos do leitor são testados, e eu, que de início sentia um grande receio pela protagonista pude me apaixonar pela personagem doce, que apesar da profissão, é muito pura e busca de mudanças para uma vida plena e feliz, nem que a morte seja necessária para isso, visto que vive num mundo onde o preconceito da sociedade a impediria de um regresso a esta, pois seria sempre vista como uma cortesã.
comentários(0)comente



Kelly 23/12/2009

Chatíssimo
Tive que ler este livro na época da escola, a estória é até bonitinha, o amor de um homem por uma prostituta, que naquela época era um absurdo, mulher tinha que casar virgem. Mas achei a leitura chata e cansativa, nem aguentei terminar o livro.
@apilhadathay 12/01/2015minha estante
Que pena! Perdeu um excelente final o/




Bárbara 12/12/2009

Lucíola é um livro que, provavelmente, não seria escrito hoje em dia. Apesar de todas as brigas, o gosta ou não gosta, o grande dilema do casal, na realidade, era o fato de Lúcia ser uma prostituta e, obviamente, casaria sem ser virgem.

Continuação aqui: http://biscoitoebolo.blogspot.com/2009/07/luciola-jose-de-alencar.html
comentários(0)comente



Nym 10/10/2009

Lucíola é um livro que nos faz imaginar cada vão detalhe e delirar na complexidade da personagem Lúcia. Com um final perfeito e uma trama envolvente, Luciola irá mostrar que todos podem amar.
comentários(0)comente



719 encontrados | exibindo 691 a 706
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 47 | 48