Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


718 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


chpapini 26/01/2023

De fato uma grande obra da literatura que possui um valor inestimável, preciso de terapia após o final
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ratabibliofila 30/01/2023

Você sabe diferenciar amor de paixão?
Esse livro é um dos meus preferidos, juro que apesar do início ser meio chatinho e difícil de ler super vale a pena.

A forma como Lucíola, uma meretriz, é desenvolvida, humanizada, é para você chorar, se revoltar, é José de Alencar!

Uma das coisas que mais amo é o modo como o amor do homem é colocado. A paixão obsessiva, possessiva e carnal em contraste com o amor zeloso, amigável e espiritual é algo a se destacar. É um livro que te dá lições para levar para vida toda, recomendo mil vezes!
comentários(0)comente



Monique 03/02/2023

Dei 5 estrelas pela qualidade da escrita e pela construção da história. Porém, achei esse livro muito triste e muito cruel.
comentários(0)comente



nandasworld 16/03/2024

Eu adorei! Achei uma leitura fácil, bem melosa, mas fácil. Maria muito diva da vida sofrida, mas eu amei ela, já o Paulo é chatinho mesmo
comentários(0)comente



Ivana M. 31/03/2024

Romance Clássico
"Lucíola" é uma obra magistral escrita por José de Alencar, um dos maiores expoentes da literatura brasileira do século XIX. Publicado em 1862, o romance apresenta uma narrativa envolvente que mescla elementos de romance de costumes, crítica social e uma profunda reflexão sobre os valores morais da sociedade da época.

A trama gira em torno do protagonista Paulo, um jovem advogado que se vê encantado por Lúcia, uma cortesã conhecida como Lucíola. O conflito central do romance surge da tensão entre os desejos do coração e as convenções sociais. Paulo é confrontado com o dilema entre seus sentimentos sinceros por Lucíola e a pressão social que o impede de se relacionar com uma mulher considerada fora dos padrões aceitáveis pela alta sociedade.

Alencar habilmente retrata os personagens e seus conflitos internos, criando figuras complexas e profundamente humanas. Lucíola é apresentada não como uma simples figura sedutora, mas como uma mulher marcada por suas experiências e pelas injustiças sociais que enfrentou. Sua relação com Paulo é permeada por uma tensão emocional cativante, enquanto ambos lutam para conciliar seus sentimentos com as expectativas da sociedade.

Além do aspecto romântico, "Lucíola" também oferece uma crítica perspicaz aos valores e preconceitos da sociedade brasileira do século XIX. Alencar aborda questões como hipocrisia, moralidade e a condição da mulher na sociedade patriarcal da época, oferecendo uma visão profunda e multifacetada da realidade social brasileira.

A linguagem elegante e envolvente de Alencar contribui para a imersão do leitor na atmosfera da história, enquanto suas descrições vívidas e detalhadas transportam o leitor para o Rio de Janeiro do século XIX.

Em resumo, "Lucíola" é uma obra-prima da literatura brasileira que continua a cativar leitores com sua narrativa envolvente, personagens complexos e reflexões profundas sobre amor, sociedade e moralidade. É uma leitura indispensável para aqueles que desejam explorar as complexidades do romance brasileiro do século XIX e as questões universais que ele aborda.
comentários(0)comente



Pandora 29/03/2024

"O amor é inexaurível e remoça, como a primavera..."
Bem, essa leitura está no ranking das mais complicadas que eu já li devido a escrita dela. Apesar disso, é um livro bom e interessante.
comentários(0)comente



Felipe1503 27/03/2024

Primeiro?
Se não me engano foi o primeiro livro que li de José de Alencar. E posso dizer que comecei com uma boa leitura.
comentários(0)comente



Mary Maia 22/03/2024

Se joguem
"Eu te amei desde o momento em que te vi! Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que a minha vida só se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existência inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo. Vou te amar enfim por toda a eternidade" (...)

Mais um romance urbano do José de Alencar com leitura obrigatória. Clássico da literatura é clássico da literatura e não tem erro. Leitura certa.
comentários(0)comente



Rayssa899 16/03/2024

.
Eu até gostei dele, da história dele. É um romance antigo, e meio complicado de ler e de se entender, porem, a história é interessante. Só não gostei de como foi o final dele.
comentários(0)comente



graziiffraga 16/03/2024

Uma diva
Gostei bem mais do que imaginei que gostaria! É um romance antigo, então a escrita é diferente e mais detalhada. Gosto como Alencar interage com o leitor (ou leitora para ele), porque me lembra o estilo de Machado de Assis. Lucíola é uma querida e é julgada por fazer exatamente o que homens da sua época faziam.
comentários(0)comente



Kaua04 06/03/2024

Literatura patriota do ano. Amo meu Brasil brasileiro ?
Foi a primeira obra brasileira que eu li. Confesso que foi uma leitura "estranha" devido a escrita mais complexa e formal, bastante detalhada inclusive. Mas depois me acostumei e foi satisfatório ler o livro.

Tirando o fato de ser bem depressivo, valeu muito a pena ler um romance de época.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Stefane.Oliveira 01/04/2024

Em lugar de Lúcia - diga-se Lúcifer
Li esse livro para um trabalho de escola para o tema romantismo e com certeza não foi uma experiência fácil. Foi uma leitura bem complicada do inicio ao meio, a escrita antiga foi uma coisa que me incomodou bastante, visto que esse foi o livro mais antigo que já li.
Muito difícil de falar sobre um livro de época, pois se passa em um tempo em que falar sobre determinados assunto eram um grande tabu, muito mais que hoje em dia. Vejo Paulo como um homem que para aqueles tempos consegue ser bem mais ´´mente aberta`` do que outros em sua volta, ele é o único homem que realmente consegue ver Lúcia com pureza e não só como uma mulher dos prazeres. Particularmente não gosto como Lúcia se culpa por ela ter sido uma ´´mulher da vida``, mas obvio é um livro de uma época que se pensava muito isso e até hoje muitos pensam dessa maneira, Paulo também tem muitos pontos negativos nesse relacionamento, é visivel como ele não confia em Lúcia e tende a achar que ela sempre tem outro amante, o que me incomoda em muitas partes.
O final dele achei interessante, e já esperava que iria acontecer dessa forma, Lúcia se culpava muito por ter tido a vida que teve, perdendo a sua pureza, não se perdoaria por isso, achava que mulheres como ela não eram dignas suficientes de amor não podendo sentir esse sentimento, acho que com sua morte ela conseguiria talvez encontrar essa pureza que tanto significava para ela (obvio que eu não acho que morte seja uma forma legal de lidar como consequência para devidas atitudes, mas nesse livro consigo ver isso como um bom encaixe).
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



718 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |