spoiler visualizarChica.Bear 16/03/2024
Lucíola
O livro conta a história de uma mulher chamada Maria que aos 14 anos, quase perde sua família para a febre amarela, e para conseguir dinheiro, começa a se prostituir. Quando seu pai descobre, ela é expulsa de casa.
Assim, ela conhece Paulo, um homem renomado, em que se apaixona, e a partir do livro, mostra o amor se desenvolvendo desde as mais lindas confissões de amor até as mais profundas brigas.
Mesmo com uma leitura mais complicada do que parece, o livro nos mostra um tema mais atual do que se parece, que é a imagem sempre ser mais importante, é notório como Paulo sempre tinha um incômodo ao falar que gostava de Lúcia, mas pela sua perspectiva, dava para entender que ele retribuía o amor igualmente.
Lúcia é uma figura de uma mulher confiante e cheia de si, mas que no fundo, apenas quer se sentir amada.
No final, ela conversa com Paulo, dizendo para cuidar de sua irmã, Ana, já que pela sua gravidez inesperada, acaba em uma situação de morte. Durante ao final mesmo das páginas, José de Alencar expressa os sentimentos de Paulo e sua saudade de sua amada.
É um livro bom, principalmente para sua época onde o drama era mais marcado, porém em certos aspectos, ele poderia ser melhor.