Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


718 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Kelly 23/12/2009

Chatíssimo
Tive que ler este livro na época da escola, a estória é até bonitinha, o amor de um homem por uma prostituta, que naquela época era um absurdo, mulher tinha que casar virgem. Mas achei a leitura chata e cansativa, nem aguentei terminar o livro.
@apilhadathay 12/01/2015minha estante
Que pena! Perdeu um excelente final o/




Raquel Holmes 26/07/2010

Lixo!
comentários(0)comente



Natália 15/03/2010

Pode parecer loucura, mas desde o começo simpatizei com Lúcia. Apesar da situação em que se encontrava, a mulher nunca se deixou abater. Odiava seu corpo, odiava ser quem era, mas não se o odiava mais além do que não suportava seus amantes. E então, Paulo apareceu sem sua vida.

Durante toda a leitura, perguntei várias vezes a mim mesma porquê este é um clássico, porquê as pessoas o consideram tanto! E apenas nas últimas páginas entendi: não houve um final feliz. Pelo contrário, foi trágico, porém real.

Lúcia, como disse Paulo tantas vezes, foi um anjo! Carregou sua própria cruz sozinha, o tempo todo, e nem com seu amor dividiu. Como pôde suportar? Nem a própria entende como não enlouqueceu. Admiro-a, respeito-a. Tiro meu chapéu para esta mulher.
comentários(0)comente



Marcos 24/01/2012

Minha opinião
No aspecto literário é um ótimo livro. Porém, a história na minha opinião é um pouco triste. Talvez pela realidade da época em que o livro foi escrito e pelo meu gosto por histórias com finais felizes.
comentários(0)comente



Renataa 05/05/2012

Não amei o livro, achei bem monotono. Mas, foi uma leitura obrigatoria para a escola,então, tive que ler rápido. Há muitos trechos que servem de reflexão e o final, é bem intenso. A melhor parte.
comentários(0)comente



Mandy Esteves 21/05/2012

Uma história encantadora no qual um jovem se apaixonar por uma prostituta que esconde seu passado. Foi polemico em sua epoca por tratar de um romance proibido, mas mostra que o amor não tem preconceitos.

Nota: 8
comentários(0)comente



Vanessa Passos 08/07/2012

Geralmente não gosto tanto assim dos livros de José de Alencar, mas esse tem uma história que, de tão estranha, te dá vontade de ler!
Por ser pequeno e interessante terminei em quatro dias; Um tanto explícito (por se tratar da história de uma prostituta) para aqueles que não estão acostumados a este tipo de narrativa sem "papas na língua".
Recomendo!
comentários(0)comente



Evellyn 19/04/2012

Um amor incondicional.
O livro é bem minucioso em detalhes, tanto da mulher, como das ternuras que havia entre o casal, características próprias do romantismo. As palavras utilizadas pelo autor, no decorrer das páginas, é de uma intensidade muito encantadora. Pude sentir em tais gestos a sensação do protagonista diante a esse amor conturbado que se acalmava no encontro desses dois seres amantes.
comentários(0)comente



L.Gustavo 26/03/2012

História muito boa, mas como sempre uma leitura pesada e meio entediante, mas enfim, gostei da história, acho que tudo aquilo que aconteceu com ela realmente foi um grande motivo para ela ter virado quem ela virou.
comentários(0)comente



mari freitas 18/11/2024

Leitura obrigatória do EM que me apaixona até hoje
Primeiramente, dedico essa resenha a minha professora Lilian, do primeiro ano do ensino médio lá em 2021 que me fez ler esse livro, e com suas aulas me fez redescobrir essa paixão pela leitura. Não só em ler com gosto, com calma, mas ler querendo analisar tudo que se passa. É ler sobre a flor de tangerina que Lúcia menciona, e entender sobre o casamento. É ver as críticas sobre as abordagens da mulher romântica idealizada, e entender as nuances onde mesmo sendo ?uma mulher da noite?, ela também podia se apaixonar. É sobre ela estar na liberdade de poder escolher os melhores homens do Rio de Janeiro, mas acabar sempre presa à solidão que seu papel social revela. Dentre as obras obrigatórias, a que sem dúvidas guardo com mais carinho.
comentários(0)comente



Mônica 06/11/2011

Nunca leiam apenas um livro do mesmo autor!
Conheci José de Alencar através de Iracema. Como vocês podem perceber, não foi o mais feliz dos encontros [até a história ficar interesse lá se vão dezenas de páginas].

Por causa desse livro quase que risco o autor da minha lista. Ainda bem que não o fiz: teria me privado de Aurélia [do livro Senhora] e de Lúcia, duas mulheres ímpares.

"Lucíola" é um livro interessante por fugir do moralismo e focar no indivíduo em si: conhecemos várias Lúcias: a cortesã, a mãe, a irmã, a amiga, a amante... E assim entendemos porque Paulo se apaixona por ela.

E também, mesmo reprovando-o em alguns momentos, simpatizamos com o Sr. Silva. Pois, mesmo ele dando vááárias mancadas, pelo menos tem a decência de admitir seus erros e de não deixar o orgulho atrapalhar sua felicidade.

O final do livro é triste [uma pena mas, devido ao tempo em que foi escrito, acho que não poderia ter outro desfecho], mas ao mesmo tempo libertador, pois vemos que o amor, e só ele, prevalece. Mesmo quando tudo o mais se acaba.
comentários(0)comente



Lyeti 04/02/2009

Delicado...
Toda a narrativa é doce e suave, até mesmo o momento da revelação do motivo da vida e do nome de Lucíola é de uma beleza indescritível. Leiam, vocês gostarão muito.
comentários(0)comente



saramatos 30/05/2009

De prostituta a santa, ou vice-versa.
Uma mulher que vai de "Lúcifer" à Maria das Graças. Devassa sem perder a pureza. Uma prostituta de luxo fiel ao seu amor.

Só fez meu amor por José de Alencar aumentar. Ele era um homem que escrevia sobre mulheres (seus desejos, medos, emoções, vida e pontos de vista) que ninguém ousava comentar.
comentários(0)comente



718 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR