Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


718 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Davi 29/07/2022

Lucíola
É o "Um Linda Mulher" da literatura, só que muito mais emocionante. Se apaixonar por uma prostituta pode te trazer certas dificuldades. Fica a dica :)
comentários(0)comente



Leticia.Gomes 18/03/2023

Que livro incrível
Apesar de eu considerar a escrita um pouco complicada para mim, eu amei o enredo, me apaixonei pela Lúcia e por sua trágica história de vida. Foi uma experiência inexplicável ler esse livro!
comentários(0)comente



Jéssica 31/07/2022

Nossa como amei esse livro
não sou de ler livros antigos mas me obrigo de vez quando a ler um classico para crescimento
E amei esse livro não pela história em si mas pela forma como foi escrita bem cativante
comentários(0)comente



Michelle 05/08/2022

Lucíola
O romance Lucíola conta a história de Lúcia, uma cortesã. Paulo é o narrador e narra sua chegada ao Rio de Janeiro em 1855, onde vê Lúcia a primeira vez. Sem saber que ela era cortesã, ele se apaixona por ela nesse primeiro momento, porque a vê como uma menina encantadora, meiga e angelical.
Em Lucíola, a cortesã é transformada em heroína, purificada pelo amor de Paulo. É possível perceber as seguintes características do Romantismo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sophia.Black 14/08/2022

???????
Eu certamente não leria esse livro por vontade própria, mas já que fui obrigada porque tinha um trabalho da escola para fazer sobre esse livro, vim dar a minha opinião sobre ele.
Assim, o livro não é ruim, fala sobre um homem que se apaixonou por uma prostituta, isso em si já deixa a história "interessante", mas é só isso, não acontece nada demais, os personagens são chatos... eu literalmente só li esse livro porque precisa mesmo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paula1735 24/08/2022

Lucíola
Emocionante!?
Entrei na leitura com zero expectativa e sai chorando, sem palavras para descrever esse final. É muito mais que apenas uma história boba de romance, é uma história de superação, derrotas e arrependimentos. A leitura não é muito focada nos acontecimentos e no enredo, mas sim no lado emocional e semântico dos personagens. O início pode até parecer uma pouco monótono e sem graça, mas tudo vale a pena pelo final, quando descobrimos a verdade e a origem de todo o problema. A escrita é simplemente sensacional! A maneira como Paulo e Lucia se comunicam é de se invejar.
?Eu te amei desde o momento em que te vi! Eu te amei por séculos nesses poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que a minha vida se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existência inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo. Vou te amor enfim por toda a eternidade.?
comentários(0)comente



Wellington 01/09/2022

Lucíola – 5,5
Essa é a história de um cretino e uma coitada. Não fosse a grande raiva que senti por Paulo a obra toda, a experiência seria melhor; afinal, quantos casais assim existem mundo afora? É bastante representativo. Mas o incômodo foi mais forte.

Lúcia, cortesã no Rio de Janeiro do século 19, é a prostituta mais cobiçada da cidade. A chamam de a mais bela, a mais caprichosa; imprevisível, intensa. Paulo, recém-chegado de Pernambuco, é cidadão de bem; frequenta clubes de cidadãos de bem, tem opiniões de cidadão de bem, amigos igualmente cidadãos de bem, e mantém a tradição de se preocupar com o que os outros pensam. Seus valores são os de toda uma época. Apaixona-se por Lúcia, sua Lucíola, desde quando a vê; ela, vítima já pronta para relacionamento abusivo, cai.

O livro conta como ambos comem o pão que o diabo amassou até aprenderem, mais ou menos, o que precisam aprender. Não direi se ficam juntos. Não direi se admiro o caminho que seguiram. Mas encontraram uma forma de caminho.

José de Alencar é excelente escritor, mas sinto gostar mais de seus contos que dos romances. A edição da Editora Ática, parte da coleção Bom Livro, é simples à primeira vista, com diagramação um tanto desconfortável; mas é completa.


site: https://www.instagram.com/escritosdeicaro/
comentários(0)comente



Vits 01/09/2022

A obra de José de Alencar retrata a história da personagem Lúcia, mas do ponto do vista do jovem recém chegado ao Rio, Paulo.

Abordando o relacionamento desses dois personagens aprendemos sobre como Lúcia chegou onde estava, e como aquele estilo de vida a destruíu emocionalmente, a ponto de matar a propria entidade por 6 anos.

A leitura em si, pro mim se arrastou depois das primeira 50 paginas, que devorei nos primeiros dias. Apesar do inicio incitante, os encontros e desencontros de Lúcia e Paulo começaram a se tornar repetitivos de mais pra mim, mas os ultimos capitulos me prenderam demais a ponto de não poder parar de ler até terminar.

O livro traz um crítica muito importante que apesar de ser endereçado a sociedade da decada de 80 ainda é valida sobre o valor da mulher na sociedade.
comentários(0)comente



Bárbara_22 28/08/2022

? -Um filho! Mas é um novo laço e mais forte que nos prende um ao outro. Serás mãe, minha querida Maria? Terás mais esse doce sentimento da maternidade orar encher-te o coração; terás mais uma criatura com quem repartir a riqueza inexaurível de tua alma!
- Cala-te, Paulo! Ele morreu! - disse-me com a voz surda. E fui eu que o matei!?
comentários(0)comente



Joyce585 26/08/2022

Falar da obra Lucíola é uma missão difícil. Por um lado há uma mulher que controla o seu próprio corpo e é dona do seu nariz. Por outro lado temos um autor do século XIX, pincelando cada detalhe dessa história com o machismo. Foi uma leitura demorada que exigiu muito de mim, porque eu tinha vontade de vomitar cada palavra para fora. A trama é narrada por Paulo, um homem natural de Pernambuco que passa a residir no Rio de Janeiro. Ele destina sua escrita para uma senhora que não tem seu nome revelado. Em suas palavras divaga as lembranças ainda vivas sobre a Lúcia, uma mulher que conheceu e que mudou a sua vida. Uma mulher que para ele tinha a alma de anjo e a presença de demônio. A relação estabelecida vai da mais ardente paixão carnal, até o mais cálido sentimento de afetuosidade. Tudo isso, claro, dentro dos limites possíveis para um relacionamento entre um cortesão e uma cortesã no ano de 1855.
comentários(0)comente



Dri 21/08/2022

Nem tudo é o que parece
Um dos romances urbanos de José de Alencar, junto com Diva e Senhora. Em Luciola, Paulo narra seu relacionamento com a mais famosa cortesa da corte imperial do Rio de Janeiro. Luciola é uma personagem complexa, que de início pode parecer apenas uma mulher caprichosa e contraditória. No entanto, suas atitudes ao longo do livro vão deixando pistas de sua verdadeira personalidade, que só conhecemos ao final da trama. Entre os encontros e desencontros desse jovem apaixonado e dessa cortesa voluntariosa temos um vislumbre da hipócrita sociedade da época e um poético quadro dos mais variados sentimentos humanos: raiva, culpa, paixão, amor... Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



ratabibliofila 30/01/2023

Você sabe diferenciar amor de paixão?
Esse livro é um dos meus preferidos, juro que apesar do início ser meio chatinho e difícil de ler super vale a pena.

A forma como Lucíola, uma meretriz, é desenvolvida, humanizada, é para você chorar, se revoltar, é José de Alencar!

Uma das coisas que mais amo é o modo como o amor do homem é colocado. A paixão obsessiva, possessiva e carnal em contraste com o amor zeloso, amigável e espiritual é algo a se destacar. É um livro que te dá lições para levar para vida toda, recomendo mil vezes!
comentários(0)comente



718 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR