InfinitaTBR- Jana 17/01/2024
Minha vida de menina
Um livro muito divertido. ?Minha vida de menina? é traz histórias dos diários da autora escritos entre seus 12 e 15 anos, em Diamantina - MG, no final do século XIX.
Seu pai vivia da busca de diamantes, mas na época, já não era mais possível fazer fortuna assim.
A família de Helena (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant) era muito simples, embora o lado da família materna fosse abastado.
No livro, ela vai falar sobre a família, os vizinhos, nascimentos e mor tes, mas tudo com aquele frescor que só a infância tem.
Para não pegar ranço de certas coisas nas histórias, tive que me lembrar de vez em quando que a época histórica do livro é poucos anos depois da Lei Áurea. Entendeu? Mas não achei nada extremamente ofen si vo na narrativa, se o acima exposto for levado em consideração, claro.
Fazia muito tempo que um livro não me arrancava gargalhadas, pois bem, esse conseguiu. Além de uns momentos muito tocantes, especialmente entre Helena e vovó Teodora. O livro é tão bom que a leitura voa.
Helena é uma personagem interessante, cativante e muito engraçada. Uma menina sagaz, traquinas, meio pestinha e que deixou saudades.
A personalidade dela me lembrou muito Zezé, de ?Meu pé de laranja lima?.
Gostei demais.