Contos

Contos Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Contos


331 encontrados | exibindo 256 a 271
1 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23


Carlos.Eduardo 02/03/2018

O conto o espelho escrito por Machado de Assis apresenta a trama de 4 ou 5 personagens que investigam as questões que envolvem a alma e o universo.

O livro é bom, pois leva o leitor aos limites de suas crenças .traz a possível teoria do homem ter duas almas,uma que olha de fora para dentro e outra que olha de dentro para fora . Acredito que Machado de Assis criou esse conto com intuito de manter o leitor em dois mundos diferentes,um que nos mantém a acreditar em um só fato e outro mundo com diferentes modos de pensamento, crenças e idéias. o que mostra esse fato filosófico é que um homem chamado jacobina de 45 anos subiu na vida pois ele antes de se realizar em sua profissão ele mudou a sua crença e seu modo de pensar.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos. É o espelho que testemunha aquilo que os outros reconhecem em nós, ou seja, a aparência. Somos o que somos ou o que aparentamos? Hoje muito mais do que ?ser?, temos a necessidade de ?ter?, somos valorizados e reconhecidos não pela alma interior e sim, pela exterior.





Vitor.Bonfim 02/03/2018

O Espelho
Um livro,que demorei um pouco pra entender,mas depois de ler novamente, entendi a mensagem,nesse livro vemos jacobina totalmente transformado ao Se olha no espelho,o livro faz uma ligação entre a o opinião dos outros é a sua própria percepção de si mesmo,
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
O exercício da releitura é importante para compreender as entrelinhas.




Juniorr.Santana 02/03/2018

O espelho 2*JÁ Aluno: Josailson Júnior
*Jacobina é um homem de 45 anos e de origem humilde, que conseguiu subir na vida por conta de uma nomeação a um posto militar. Certo dia estava com mais quatro amigos em uma casa debatendo sobre a alma, o universo e outros assuntos. Jacobina, porém, mantinha-se calado e parecia não estar muito interessado no assunto. Quando um dos presentes exige que ele dê sua opinião, Jacobina diz que irá contar um episódio de sua vida. Ele pretendia defender sua teoria de que cada pessoa possui duas almas: uma exterior e outra interior.
*Aos 25 anos, Jacobina foi nomeado Alferes da Guarda Nacional, o que lhe garantiu uma mudança significativa de status. Sua família passou a elogiá-lo e a se orgulhar dele, e agora era o ?Sr. Alferes?. Um dia sua tia Marcolina o chama para ir até o sítio onde ela morava. Por conta do status de seu sobrinho, ela lhe oferece um grande espelho, proveniente da Família Real Portuguesa e melhor mobília da casa, e o coloca no quarto destinado a Jacobina. A partir de então tudo mudou em sua vida. A percepção que tinha de si mesmo passou a ser aquela que outros tinham dele, e a pessoa que Jacobina era não mais existia.
Através de uma aguda análise do comportamento humano, Machado de Assis expõe em ?O Espelho? que a nossa ?alma externa?, ligada ao status e prestígio social, à imagem que os outros fazem de nós, é muito mais importante do que a nossa ?alma interna?, ou seja, a nossa real personalidade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Leticia.Sena 02/03/2018

O espelho
O espelho é um conto que retrata um pouco da história e reflexão passada por Jucelino, um homem que melhorou de vida após ser nomeado a um cargo militar e alferes da guarda nacional, o que lhe proporcionou um status pelo qual sua família se orgulhava. Ate que um dia ele viajou e se deparou em frente ao espelho dado por sua tia, um espelho que naquele momento serviu não só pra se ajeitar, como também confundir sua cabeça, pois ele não se enxergava mais, ele se via com o olhar das pessoas, que só se importavam com seu status e assim se sentiu perdido, sem alma e sem essência.
Esse conto também de Machado de Assis, nos faz refletir sobre a nossa beleza interna e externa, nos faz lembrar que, o que realmente importa é o que temos por dentro e que não devemos nos deixar perder pelas coisas que os outros falam.
Grace 20/03/2018minha estante
ok




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Amanda.Lima 02/03/2018

O lado exterior e interior
O livro o espelho fala sobre Jacobina um homem de 45 anos que tem uma vida humilde e que conseguiu um cargo no militarismo, certo dia ele estava com mais quatro amigos na sua casa, mais Jacobina não prestava muita atenção ao que seus amigos falavam, até um da sua opinião e Jacobina falou que ia contar uma história da sua vida, onde cada pessoa possui duas almas a do lado exterior e interior. Jacobina aos seus 25 anos foi nomeado alfares da guarda nacional, fazendo sua família se orgulha dele e u certo dia ele resolveu se vê no espelho, mais não conseguise enxergar com nitidez e resolve colocar seu uniforme e dessa vez conseguiu vê a sua imagem nítida e com clareza de detalhes e contornos. Recuperando assim a sua alma exterior que preenchia a alma interior, Jacobina conseguiu vencer a solidão com os dias que se passaram.
Terminado a sua história Jacobina se retira e deixa seus amigos em um silêncio reflexivo

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?




Emilly.Costa 02/03/2018

O espelho
A história desse conto é interessante pois aborda um tema muito importante que é a personalidade e a verdadeira identidade do homem.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Esboço de uma nova teoria da alma humana. Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.




Eryca.Gonzaga 02/03/2018

Alma externa ou alma interna?
De todos os contos de Machado de Assis esse até agora foi o que mais gostei , me chamou bastante atenção por conta de se tratar de um assunto que leva ao pensamento filosófico .
O espelho conta a história de Jacobina de fato é o personagem principal , ao longo do conto ele foi tento percepções diferentes de si próprio. Jacobina passou por momentos que ele estava tendo um julgamento errado de si, ele estava levando em conta a opinião das pessoas ao seu redor .
Esse conto tem uma linguagem mais aperfeiçoada , mas um pouco didática.
comentários(0)comente



Biansasantos 02/03/2018

O espelho Machado de Assis
Sendo um jovem pobre ao ser nomeado alferes este posto logo no início da carreira, ele tornou-se muito conhecido e logo aconteceu várias transformações, a mudança no nome do batismo e outras coisas após passar alguns dias na fazenda de sua tia ele ganha um espelho e assim ao ficar só Jacobina perde sua identidade não consegue se reconhecer, desse modo percebemos que não é só a imagem criada pelos outros e sim o que somos realmente.
Ana Paula Paim 20/03/2018minha estante
Machado tem essa capacidade de ampliar nossa visão e nos fazer ver "além do marco". Os textos machadianos são maravilhosos e ampliam nossa capacidade de leitura além do sentido dicionarizado (inúmeras metáforas e linguagem figurada). Jacobina justifica sua teoria ao afirmar " quem não quer ser sempre o primeiro a ser servido?!" De tanto ser bajulado ele não suporta a solidão e a falta de reconhecimento e louvor, aí se serve d"O espelho".
Até as próximas leituras! Abraços,




Passos 02/03/2018

Resenha do Livro
Um conto muito interessante e que faz o leitor refletir, onde nos mostra uma experiência vivida por Jacobina. O conto nos faz refletir sobre quem somos e o que nos faz ser o que somos. Ao todo, vale a pena ler o livro e refletir.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Esboço de uma nova teoria da alma humana
Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.




Julia.Neves 02/03/2018

O Espelho
O personagem chamado Jacobina com seus 45 anos de origem humilde , que consegue vencer na vida por causa de uma nomeação a um posto militar . Gostei do livro pois o personagem acaba se descobrindo sobre o espelho aí sua vida vai mudar
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.




Larissa Pimentel 02/03/2018

O espelho 2 ano G.
O livro conta a história de jacobina, um homem humilde que subiu na vida por conta de uma nomeação em um posto militar. O livro fala sobre conhecer a si mesmo e saber a sua personalidade.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Na falta de outrem para atestar nossa alma exterior, a identidade exterior o personagem se se define através de um espelho.

Olhava para o espelho, ia de um lado para outro, recuava, gesticulava, sorria e o vidro exprimia tudo. Não era mais um autômato, era um ente animado. Daí em diante, fui outro. Cada dia, a uma certa hora, vestia-me de alferes, e sentava-me diante do espelho, lendo olhando, meditando; no fim de duas, três horas, despia-me outra vez. Com este regime pude atravessar mais seis dias de solidão sem os sentir...

"O homem da sociedade está todo inteiro na sua máscara. Não estando quase nunca em si mesmo, quando está se acha estranho e mal à vontade. O que é, não é nada, o que parece, é tudo para ele."
Rousseau




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Esboço de uma nova teoria da alma humana.




331 encontrados | exibindo 256 a 271
1 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR