xoxoanalu 28/02/2023
Mesmo sendo um livro fluído de se ler, foi extremamente chato e uma luta para lê-lo. achei que seria algo mais bonitinho e bobinho envolvendo um romance, e bem, o livro é vendido como um ?romance de pros e contras? e ??comédia romântica fofinha?, e você pensa que será FOCADO no ROMANCE. mas não é.
a história é focada na amizade de mary com as meninas populares que querem ser suas amigas. esse aspecto não é ruim, mas assim, elas não querem ser amigas de mary porque acham ela legal, elas querem algo em troca. e sabiam que a protagonista conseguiria ajudá-las com isso.
as referências que tem ao longo do livro são muito boas, só que uma hora cansa. porque é só o que tem, é como se para o livro ficar ?bom? fosse preciso encher de referências literárias, principalmente de livros de época, porque é tudo o que mary lê. e aparentemente sua personalidade é apenas ?leitora de livros do século passado?, e de alguma forma acaba achando que como só lê isso, tem entendimento melhor para certas coisas, só que ela não tem! ela não sabe tomar uma decisão sozinha, e é completamente sonsa e um tanto irritante.
e mesmo que o livro seja vendido pelo ROMANCE, a autora quis mesmo mostrar o desenvolvimento da mary; como ela pode ser capaz de superar seus obstáculos e fazer amizade, parar de ser tão crítica com as coisas e as pessoas. no entanto, a história foi muito mal desenvolvida, então, os primeiros capítulos antes dos 70% do livro são uma enrolação sem fim e dramas sem sentido. depois dos 70% as coisas começam a acontecer de verdade, mas não consegui gostar depois.
não é um livro que recomendo.