Gustavo.Freitas 19/10/2020
Laços de Família
Um dos livros mais famosos de Clarice Lispector, escritora brasileira tida como uma das mais importantes em todos os tempos, Laços de família é uma antologia de contos que demonstra o completo domínio de Clarice do idioma e também de técnicas refinadas da literatura.
São 13 histórias catárticas, nas quais a autora sequestra o leitor e manipula sentimentos e sensações do seu jeito característico. Não à toa, o livro lançado em 1960 ganhou o Prêmio Jabuti no ano seguinte.
Sempre no interior de cenários urbanos e domésticos, os contos de Clarice neste Laços de família entram na natureza mais íntima de cada um dos protagonistas, criando um mundo à parte dentro do psicológico dos personagens, em permanente estado catártico diante de um mundo tão estranho, hostil e cruel no dia a dia.
Em alguns contos, o que parecia ser mais insignificante ganha contornos gigantescos e levam o leitor a reflexões extraordinárias sobre o significado da vida. Os contos presentes na coletânea são: Devaneio e embriaguez duma rapariga, Amor, Uma galinha, A imitação da rosa, Feliz aniversário, A menor mulher do mundo, O jantar, Preciosidade, Os laços de família, Começos de uma fortuna, Mistério em São Cristóvão, O crime do professor de matemática e O búfalo. Seis deles já haviam sido publicados anteriormente em jornais ou coletâneas literárias.
Para muitos dos seus leitores, Laços de família é o maior e mais intenso livro de contos de Clarice Lispector, que por tanto tempo foi vista como uma autora de leitura difícil e pouco acessível ao leitor mais comum. Hoje, sabemos o quanto Clarice é fundamental para entender a arte brasileira, mesmo que as frases atribuídas a ela nas redes sociais nem sempre sejam, de fato, ditas ou escritas pela autora ucraniana radicada no Brasil.
Ler a Clarice de verdade é muito melhor.
site: https://www.skoob.com.br/livro/884ED1149