Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector




Resenhas - Laços De Família


801 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Cris 20/07/2022

A vida em toda sua melancolia diária.
'Laços de Família' de Clarice Lispector foi publicado em 1960 e de maneira bem cotidiana e um tanto melancólica reúne 13 contos distintos e unidos apenas por um simples e grande motivo: a vida acontecendo.

Este é o segundo livro que leio da autora e até agora minha experiência tem valido a pena. Mas só isso, nada muito memorável ou avassalador. Gosto de sua escrita, sobretudo a narrativa de fácil entendimento e tão trabalhada em questões cotidianas e familiares. No entanto, não consigo amar ou favoritar nada que leio. Tudo é bem escrito, sem dúvidas, mas suas histórias acabam não tocando o meu coração da maneira que gostaria.

Narrado em 3ª pessoa pude conhecer muitas famílias com questões familiares a lidar e pressões psicológicas acometidas diariamente, li sobre uma mãe que não tinha descanso de suas tarefas do lar, conheci uma velhinha que não suportava cantar o próprio parabéns, também espiei um homem enterrando um cachorro de rua como forma de absolvição de uma culpa que ele carregava nas costas. E o que dizer da mulher que se sentia atraída por um búfalo num passeio ao zoológico? Enfim, uma coletânea de acontecimentos e dilemas que apenas um ser humano poderia enfrentar, obviamente.

Pelo pouco que conheço de Lispector, sei que ela foi e ainda é muito conhecida por transpor em páginas toda sua introspecção e melancolia sobre a vida. Sei também que todos os seus livros nada mais são que análises psicológicos e filosóficos que exigem, sim um certo cuidado do leitor a fim de entender o que está sendo falado, sendo assim, sempre que me proponho a ler um livro seu, já tenho em mente o que esperar e encontrar.

Com um estilo único e bem poético, a autora deixa à mercê do leitor a importância sobre cada conto. Seus diversos significados e representações têm pesos diferentes e tornam a leitura reflexiva e um tanto peculiar.
Leiam Clarice, nem que seja de vez em quando, sempre será uma boa experiência a nível de aprendizado. Sempre.

" - E se atravessara o amor e o seu inferno, penteava-se agora diante do espelho, por um instante sem nenhum mundo no coração. Antes de se deitar, como se apagasse uma vela, soprou a pequena flama do dia.
comentários(0)comente



juh 11 06/10/2021

Laços de Família ?
Fui obrigada a fazer a leitura desse livro e li na base do ódio. Achei a escrita difícil e não fez sentido pra mim.

Odiei, é isso!
DudaSpier 11/10/2021minha estante
Melhor resenha que já vi? super concordo




tinhooo 16/10/2021

segundo livro de contos que leio da clarice, e acho que gostei mais desses. o livro no geral traz uma harmonia, a sensação de que os contos se passam no mesmo universo perdura durante a leitura. sobre a escrita não preciso falar nada, é clarice... os contos que mais gostem foram os "uma galinha", "feliz aniversário", " começos de uma fortuna", etc
comentários(0)comente



Luana1648 05/03/2023

Talvez não esteja preparada...
O livro irá contar com diversos contos de mulheres e seu cotidiano.
Como é minha primeira leitura de Clarice, não sei dizer se é apenas este exemplar com uma leitura difícil, ou se são todos assim.
Irei insistir nesta leitura futuramente, pois acredito que certos livros não entendemos por falta de vivências e coisas do tipo
comentários(0)comente



Thcylla 11/06/2024

Brilhante
"Laços de Família" é uma coleção de contos de Clarice Lispector que exploram as complexidades das relações familiares e pessoais. Cada conto oferece uma visão profunda e penetrante da condição humana, muitas vezes através de personagens femininas que enfrentam dilemas existenciais e emocionais. A obra aborda temas como solidão, alienação, identidade e o conflito entre o desejo de liberdade individual e a necessidade de pertencimento. Clarice Lispector usa uma prosa introspectiva e poética para mergulhar nas profundezas da psique humana, convidando os leitores a refletir sobre suas próprias experiências e relações.


O meu primeiro livro lido dela,ela merece muito a fama q tem,perfeito,cada conto é uma lição.
comentários(0)comente



Sarah 01/11/2021

Epifânico.
Lido ao som da álbum ?Solar Power?, de Lorde e ?evermore?, de Taylor Swift. Esse livro é despertador e bem sentido por mim.
comentários(0)comente



Julia.Nalio 24/03/2023

Mais senti do que entendi
Foi o primeiro livro da Clarice que eu li, e eu mais senti do que entendi. Se você tenta entender esses sentimentos acaba ficando mais confuso. Me senti uma mosca acompanhando a vida das pessoas dos contos. Os primeiros contos eu gostei mais e os últimos já foram deixando a desejar mais, não sei exatamente o quê, mas gostei bastante.
comentários(0)comente



Isabelans 14/09/2020

Clarice em seus contos mexe com as ambivalências dos sentires, ela esmiúça a natureza humana expondo em suas estórias sensações e pensamentos tão intrinsecamente humanos e, contudo, tão coloquialmente reprimidos.
comentários(0)comente



Sarah 28/03/2023

Aprisionado
Os contos narram vidas de pessoas de famílias da classe média, apontando temas como o papel da mulher e a reflexão sobre a instituição que é a família, a paternidade e os laços que a envolvem.
Gostei muito, me envolvi mais com alguns contos do que outros, mas em geral foi uma experiência bem sentida!
comentários(0)comente



Little Mary 04/04/2023

Laços de família é sobre momentos difíceis de descrever
Laços de família é uma coletânea de contos que trabalham relações entre pessoas , é sobre momentos de grandes emoções difíceis de se descrever, e que Clarice trás com uma profundidade própria de sua genialidade e sensibilidade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vinicius39 10/11/2023

Clarice
Alguns contos não deixaram minha cabeça, principalmente os que possuem descrições polêmicas e inumanas. Outros ja me trouxeram sentimentos nostálgicos que me fizeram sorrir e chorar. Nao ha duvidas quanto ao talento da Clarice Lispector como escritora e seu cargo de transmitir emoções atraves de palavras, mas essa coletânea de contos demarca um objetivo claro pra escritores de slice of life. Cada um mais surpreendente que o outro, alguns contos de deixar de boca aberta, e outros de fazer você questionar o mundo como ele é.
comentários(0)comente



Tay 30/04/2022

Clarice e eu temos uma relação tempestuosa. Tive que ler vários de seus trabalhos para a faculdade, e isso já culminou em um ?ranço? - porque não consigo me conectar e gostar. ?Laços de Família? foi uma leitura do clube da leitura que participo, e posso dizer que todo o progresso feito foi na base do ódio. Os contos são chatos, não existe o porque de existirem, sem contar que a autora é MUITO prolixa. Não dá. Eu tento gostar, entender, mas não consigo.
comentários(0)comente



Isa 16/11/2021

por mais que a forma intensa como a clarice escreve seja interessante, é muito incômodo dar de cara com um livro tão subjetivo e até um pouco inacessível mesmo de ler, já que uma interpretação bem específica era necessária para compreender certas passagens. queria ter uma forma bem intelectual de explicar o porquê de a nota ter sido ?baixa?, mas a verdade é q não entendi p0rra nenhuma ?
comentários(0)comente



DAbora407 31/10/2024

Reflexão a cada besteira
Estaav lendo esse livro, quando tive uma aula sobre Clarisse...as coisas foram casando, e minha leitura que parecia obsoleta, foi trazendo forma, corrigi a minha forma de olhar e abracei como esta escritora quer mostrar à todos o único universal, como somos iguais e os seus obsoletos sentimentos.
comentários(0)comente



801 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR