Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector




Resenhas - Laços De Família


802 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


DAbora407 31/10/2024

Reflexão a cada besteira
Estaav lendo esse livro, quando tive uma aula sobre Clarisse...as coisas foram casando, e minha leitura que parecia obsoleta, foi trazendo forma, corrigi a minha forma de olhar e abracei como esta escritora quer mostrar à todos o único universal, como somos iguais e os seus obsoletos sentimentos.
comentários(0)comente



Pedro3906 14/02/2024

Fraco e difamado
Me envergonho de publicar isto aqui porque simplesmente não há nada que possa fazer. Para preservar alguma lucidez, estou resenhando sem sequer preencher nota alguma, já que não entendi o livro. E a culpa é toda minha.

Lamentos dados, Laços de Família é ofensivo de tão bem escrito, ofende em cada crase precisamente colocada (a mim falta o conhecimento). A captação psicossocial emoldurada nos atos e fatos dos protagonistas expõe uma habilidade literária de construção intimista sem igual. Encucado, pesquisei na internet interpretações alheias do conto "O jantar" e, para poupar os esforços explicativos e possíveis acusações aos que não leram, é, como eu ia dizendo, o significado é: !!!!!!!!.

Agora faz um silêncio de cidade aqui em casa.

Curioso. Meus grifos vieram em ocasiões inválidas e terríveis de acusação e sofrimento. Destaco dois pontos do conto "O búfalo" que são o seguinte:

"Ela que poderia ter aproveitado o grito dos outros para dar seu urro de lamento, ela se esqueceu, ela só teve espanto".

"Levantou-se do banco [...] como se estivesse se sacudindo de um atropelamento. Embora ninguém prestasse atenção, [...] fazia o possível para que não percebessem que estava fraca e difamada, protegia com altivez os ossos quebrados".

Cito as presentes partes por acontecimentos recentes e artísticos os quais amolam bastante e não vou contar. Aderi a meu vocabulário uma infinidade de termos clariceanos tão comuns e simbólicos, cometendo o pecado, talvez, de florear a oratória, pecado condenado em absoluto por ela. "Difamada" é um deles.

Os olhos dela são profundos na contracapa.

O conto da galinha eu conheci através de uma grande amiga, memórias de guerra de minha vida nordestina: as galinhas de pescoço quebrado se retorcendo no quintal.

Mal-acostumado, admito, da escrita em seu processo de construção. A mim, que conheci Clarice setentona, absorver suas delicadezas advindas dos anos 1940-50 é uma tarefa nada fácil. Tratei de adiar a leitura de O lustre, não se preocupem. Para o começo, dor de cabeça; para o brilhantismo, a incompreensão humana.

E por quê não rir com Clarice? Que seja de desespero. "Ai que quarto suculento! ela se abanava no Brasil". Me foge em mente a história por trás do conto.

Dito tudo, e preparado para retaliações: preferi A via crucis.
comentários(0)comente



Vinicius39 10/11/2023

Clarice
Alguns contos não deixaram minha cabeça, principalmente os que possuem descrições polêmicas e inumanas. Outros ja me trouxeram sentimentos nostálgicos que me fizeram sorrir e chorar. Nao ha duvidas quanto ao talento da Clarice Lispector como escritora e seu cargo de transmitir emoções atraves de palavras, mas essa coletânea de contos demarca um objetivo claro pra escritores de slice of life. Cada um mais surpreendente que o outro, alguns contos de deixar de boca aberta, e outros de fazer você questionar o mundo como ele é.
comentários(0)comente



gabi3 10/10/2024

Laços de família
Eu comecei a ler pra fazer um trabalho de escola, não é mto a minha praia esse tipo de livro, mas eu gostei até!! Gostei da forma como a escritora faz a história acontecer dentro da cabeça dos personagens. Meu conto favorito foi o do professor de matemática.
comentários(0)comente



Cris.Aguiar 31/12/2021

Ótimo
Estou descobrindo que sou mais Clarice em contos do que em romances, e esse livro traz ótimos contos da escritora. Densos, irônicos, dramáticos e sensíveis... Clarice nos seus melhores (ou não) momentos.

Meus prediletos são O Jantar e Búfalo.

Recomendo muito!
comentários(0)comente



carlineeeee 04/07/2023

Qualquer coisa que eu disser sobre a clarice vai ser pouco então enfim eh isso, mita era gigante demais
comentários(0)comente



Tay 30/04/2022

Clarice e eu temos uma relação tempestuosa. Tive que ler vários de seus trabalhos para a faculdade, e isso já culminou em um ?ranço? - porque não consigo me conectar e gostar. ?Laços de Família? foi uma leitura do clube da leitura que participo, e posso dizer que todo o progresso feito foi na base do ódio. Os contos são chatos, não existe o porque de existirem, sem contar que a autora é MUITO prolixa. Não dá. Eu tento gostar, entender, mas não consigo.
comentários(0)comente



Fontesco 11/05/2021

O MELHOR CLÁSSICO QUE EU JÁ LI
não tenho palavras pra todas as reflexões profundas que a Clarisse me levou, realmente recomendo!
comentários(0)comente



Allana209 29/10/2013

Não consigo dormir. Pensando na Clarice.
Acontece que terminei Laços de Família há algumas horas e a mulher que digo ter "cara de gato" e seus contos não saem de mim. E nem vão sair.

Sempre que leio algo dela fico assim, em outro mundo por horas... Fico imaginando o que ela pensaria sobre mim. O que escreveria sobre minha vida. Como me apresentaria e o que de mim mostraria. E fico pensando em como eu reagiria se a visse na rua, caso tivesse vida quando ela também tinha.
O que ela diria sobre mim e a minha família nesse livro?

Acontece que Clarice me deixa com sentimentos só meus... E eu me sinto pessoa de tal forma que me sinto apenas com mais um outro autor.

Não costumo gostar de livros de contos, mas sendo Clarice, embarquei e não quis voltar mais. "Feliz aniversário" e "Preciosidade" acabaram comigo. Pegaram a ferida e rasgaram sem dó. "A menor mulher do mundo" me fez pensar na minha necessidade tão aflorada de amar.

E hoje eu amo. Amo Clarice no silêncio dessa madrugada, com meu coração se apresentando diante do nada pra ela, em taquicardia nas trevas do meu quarto. Como ela me ensinou n'outro livro.
comentários(0)comente



Michelly.Borges 26/10/2024

Ah, Clarice!
O que falar dos livros da Clarice?
Todos são perfeitos, livro cheio de contos, e o meu preferido é o conto ?Amor?, é de tirar o fôlego, ao ler, o leitor consegue entrar dentro da história e se imaginar nela.
comentários(0)comente



Antônio 25/06/2021

Depois de 11 anos desde a última vez em que publicou um livro, Clarice retorna com o clássico Laços de Família. Quem conhece a biografia da autora, sabe que os contos aqui presentes estão intimamente ligados com a sua vida pessoal. Em muitos, a solidão da mulher dona de casa aparece como tema central; em outros, cenas simples do cotidiano ganham uma profundidade que, como num mistério, se revelam enquanto epifanias para as personagens. Essa é uma releitura para mim. 7 anos depois da primeira leitura, ainda fico impressionado.
comentários(0)comente



bibicortez 15/02/2022

Laços de família
Meu primeiro contato com a Clarice e confesso que estou decepcionada, não por os contos serem ruim ou algo do gênero, mas porque eu entendi menos de 1/3 do que eu li. Talvez eu seja burra dms pra entendê-la kkk, de qualquer jeito pretendo dar outra chance pra ela no futuro
Cris Ingrid 02/03/2022minha estante
Você não é burra, jamais repita isso. Eu leio Clarice há muito tempo e até hoje tenho a sensação de que não entendo a totalidade daquilo que ela escreve. Clarice é assim mesmo, perturba muito a gente. Leia mais, sim! Você vai encontrar o seu jeitinho de compreendê-la.




Ana Peres 29/02/2024

Incrível
Que texto, que sutileza, que forma de abordar os temas.
O que mais me tocou, A imitação da rosa.
Simplesmente encantada com Clarice Lispector.?
comentários(0)comente



Kira 12/02/2022

Clarice tem um jeito de escrever que é muito encantador e reflexivo. É o tipo de livro que te deixa com os olhos marejados, te tira gargalhadas e te faz analisar as relações da sua vida em pouquíssimas páginas.
comentários(0)comente



Cris 20/07/2022

A vida em toda sua melancolia diária.
'Laços de Família' de Clarice Lispector foi publicado em 1960 e de maneira bem cotidiana e um tanto melancólica reúne 13 contos distintos e unidos apenas por um simples e grande motivo: a vida acontecendo.

Este é o segundo livro que leio da autora e até agora minha experiência tem valido a pena. Mas só isso, nada muito memorável ou avassalador. Gosto de sua escrita, sobretudo a narrativa de fácil entendimento e tão trabalhada em questões cotidianas e familiares. No entanto, não consigo amar ou favoritar nada que leio. Tudo é bem escrito, sem dúvidas, mas suas histórias acabam não tocando o meu coração da maneira que gostaria.

Narrado em 3ª pessoa pude conhecer muitas famílias com questões familiares a lidar e pressões psicológicas acometidas diariamente, li sobre uma mãe que não tinha descanso de suas tarefas do lar, conheci uma velhinha que não suportava cantar o próprio parabéns, também espiei um homem enterrando um cachorro de rua como forma de absolvição de uma culpa que ele carregava nas costas. E o que dizer da mulher que se sentia atraída por um búfalo num passeio ao zoológico? Enfim, uma coletânea de acontecimentos e dilemas que apenas um ser humano poderia enfrentar, obviamente.

Pelo pouco que conheço de Lispector, sei que ela foi e ainda é muito conhecida por transpor em páginas toda sua introspecção e melancolia sobre a vida. Sei também que todos os seus livros nada mais são que análises psicológicos e filosóficos que exigem, sim um certo cuidado do leitor a fim de entender o que está sendo falado, sendo assim, sempre que me proponho a ler um livro seu, já tenho em mente o que esperar e encontrar.

Com um estilo único e bem poético, a autora deixa à mercê do leitor a importância sobre cada conto. Seus diversos significados e representações têm pesos diferentes e tornam a leitura reflexiva e um tanto peculiar.
Leiam Clarice, nem que seja de vez em quando, sempre será uma boa experiência a nível de aprendizado. Sempre.

" - E se atravessara o amor e o seu inferno, penteava-se agora diante do espelho, por um instante sem nenhum mundo no coração. Antes de se deitar, como se apagasse uma vela, soprou a pequena flama do dia.
comentários(0)comente



802 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |