O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos




Resenhas -


528 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Marianaa 13/12/2023

Meu pé de laranja lima
Ótima livro. Muito triste, mas uma história muito bem construída e realista. O livro é narrado na perspectiva infantil, então é muito tranquilo de ler. O personagem principal sofre muito pelas condições familiares em que vive e acaba achando esperança em amizades, seja até mesmo com seu pé de laranja lima. É uma história emocionante.
comentários(0)comente



Noites777 08/12/2023

Meu livro preferido, leio todo ano e todo ano choro como uma velha, amargurada e frágil.
Não direi nada sobre o livro, pois não falo sobre segredos e esse livro é o segredo da minha alma.
comentários(0)comente



maxwellcruz_ 05/12/2023

QUE EMOCIONANTE
É incrível a sensibilidade e imaginação de uma criança. Eu tô em êxtase com o personagem Zezé. Ele é de fato um dos personagens mais cativantes e puros que eu já conheci.

O livro é extremamente comovente, principalmente por abordar algumas problemáticas em torno da família de Zezé. Mas é impressionante a forma como este encontra tanta bondade em tudo!

Portuga sempre terá o meu coração também e eu sinto demais pelo o ocorrido.

(Saber que é uma autobiografia mexe ainda mais nosso lado emocional).
comentários(0)comente



Luana.Caroline 05/12/2023

A vida sem ternura não é lá grande coisa...
Melhor livro nacional da minha vida. Me apeguei demais a esse livro, um livro emocionante, tocante, de fácil compreensão, mas que algumas partes foram difíceis de serem lidas. Me encantei por Zezé um menino levado e carismático, que só queria ser amado. Peguei esse livro pra ler sem pretensão nenhuma, e ele foi realmente bom, essa questão de crescer sem afeto, o lado obscuro da infância ocasionado pelos abusos físicos e psicológicos dos adultos e dos irmãos. Uma criança negligenciada... Me apaixonei pela amizade do Portuga e do Zezé, que só soube encher o menino de carinho e atenção o quanto pode... apenas leiam recomendo mt mt mt mesmo ??
comentários(0)comente



Bibi <3 04/12/2023

Perfeito!
Que livro maravilhoso!!vc acompanha a inocência e dor do protagonista aos poucos e de perto,por isso é tão emocionante.um dos meus livros favoritos da vida
comentários(0)comente



Luxsyl 03/12/2023

Eu amei
Um livro tão gostoso de se ler, foi tão apaixonante essa leitura, eu senti tantas coisas ao decorrer desse livro, a dor, a tristeza e o amor, foi muito marcante. Com toda certeza um novo favorito, to apaixonada, acabou cmg mas me deixou marcada, com o coração quentinho porém doendo.
comentários(0)comente



Luh 03/12/2023

"a gente mata no coração
vai deixando de querer bem
e um a dia a pessoa morre.?

esse livro me bateu com tanta vontade,vou me lembrar disso para sempre.simplesmente fascinante.
comentários(0)comente



farofadecouve 30/11/2023

To em pânico.
Do tipo de livro que eu esperava sofrer lendo mas acabei sofrendo o dobro. Ver a dor de uma criança que tinha uma mente brilhante e encontrava alegria nas pequenas coisas, na imaginação. Chorei muito muito lendo, uma obra da literatura brasileira que merece seu reconhecimento??????
comentários(0)comente



BrendaSabbi 29/11/2023

Não tenho nem palavras? é o livro mais lindo que eu já li na minha vida, eu tô apaixonada pelo José, pelo Portuga, pela Glória? Essa história é de matar, fiquei tão em choque com o final que só terminei em modo automático desacreditada com o q aconteceu, não acreditei até o livro acabar e ter certeza de q era isso mesmo, só de pensar meu peito dói.
É muito triste saber q isso é uma autobiografia e realmente aconteceu, uma história q se passa lá no início do século XX, como as coisas eram difíceis, em pensar q nessa família com 5 crianças duas não quis mais viver e deixou de viver mesmo e outra com 5 anos já pensava em deixar de viver, isso me dói de um jeito que não tem explicação.
Vale muito a pena ler, conhecer essa história, conhecer o autor e se apaixonar assim como eu.
comentários(0)comente



Passionksksks 29/11/2023

Apenas leiam
Um livro simples, com uma escrita
tranquila. Que é muito bom, confesso que
chorei na metade do livro.
Recomendo
comentários(0)comente



kekki! 28/11/2023

Um dos livros mais tristes que eu já li. Não que eu tenha lido muitos, mas entre todas as coisas que peguei pra ler, esse me fez chorar que nem uma criança.

Um retrato de sofrimento. É dilacerador mas também é muito bonito, com uma ternura que não se expressa em palavras.

Incrível.
comentários(0)comente



Isabela 24/11/2023

Tristezas são belezas apagadas pelo sofrimento
Esse livro foi avassalador, e me moldou de uma forma que eu nem sabia que precisava. A escrita simples me aproximou muito do zezé e me fez querer proteger essa criancinha. Muito triste ver que a família, quem deveria fazer ele ser amado, cuidado e protegido, foi quem despertou nele a vontade do não viver. Mais triste ainda saber que é autobiográfica, se repetiu ao longo dos anos e que ainda vai se repetir.
Decididamente foi o livro que mais me fez chorar e combinou perfeitamente os momentos de lágrima e riso. Quando eu estava chorando o autor vinha e trazia alguma fala do zezé e me mostrava como esse menino era doce. Linda, linda e linda a relação do querido portuga e do zezé, que coisinha mais linda ?
Esse livro me devastou e recosturou, com certeza um patrimônio da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Pieri 22/11/2023

Zezé tu é um anjo
Sem dúvidas, esse foi o livro mais triste que eu já li na vida.

A história nos apresenta Zezé, um garotinho de quase 6 anos que é muito inteligente.
Como a maioria das crianças que estão nessa faixa etária, ele tem muita energia, ele brinca, se machuca e às vezes provoca um acidentizinho por ai.

O maior problema é que a sua família é muito rude com Zezé.
Falam coisas horríveis e o agrid3m, tanto fisicamente como psicologicamente.

Em um certo momento da história, a família muda de casa e nesta nova moradia, cada um ficou com um pé (de planta). O que sobrou para o Zezé foi um miúdo pé de laranja lima.
Ele fala com o pé como se fosse gente, cria um laço, uma amizade.

É impossível não se emocionar com a história, dá muita vontade de entrar e dar uns petelecos nas pessoas que jud1am do Zezé.

Eu, como sou, chorei do início ao fim.
comentários(0)comente



Thay 19/11/2023

Meu favorito de todos.
É o melhor livro que eu já li na minha vida. Peguei na escola com ZERO pretensão, até porque já eu tinha visto o filme quando era criança e lembrava do que acontecia. Achei que era só um livro que eu iria chorar no final. Que erro.
A primeira coisa que me chamou atenção foi a escrita. É MARAVILHOSA. É tão sensível, fluída e simples, faz com que as páginas voem, mas não deixa de ser profunda. Esse tom simplista, com um jeitinho de infância brasileira deixa tudo mais doloroso. Mais Real. Você sente aquilo, a dor, de uma forma tão crua, tal qual uma ferida exposta bem no seu coração.
A história do Zezé me pegou do início ao fim, eu perdi as contas de quantas vezes chorei, do quanto eu queria proteger esse menino de todo o mal. em alguns momentos eu entendi muito bem o que o Zezé sentia, e chorei por ele e pela criança que eu mesma fui. Esse sentimento de empatia por eu já ter vivido algumas experiências que me fizeram sentir como ele deixou a obra ainda mais importante pra mim.
Eu já sabia do final, e mesmo assim doeu muito, mas uma dor silenciosa, uma dor como uma ferida sangrando e sangrando que você não pode fazer nada, só sentir e chorar, bem diferente do caos de dor agonizante que tive no começo.
Apesar de tudo, ainda tiveram momentos tão bons, momentos de alegria tão genuína que só a infância poderia nos conceder. Zezé sofre muito, tem uma vida difícil, mas ainda tem um brilho tão lindo, pra ver a beleza nas coisas. É surreal quando você vê esse brilho sendo tirado dele.
Irônico esse livro ter se tornado um comfort book, mas eu ter saído dele com a sensação de um buraco no coração. Não sei explicar. Só lendo e vivendo pra entender. Todos deveriam ler esse livro, recomendo demais.
dias 20/11/2023minha estante
Um dos melhores livros nacionais ?




lauralopesa 17/11/2023

Sem dúvidas esse foi o livro mais triste do ano. O meu pé de Laranja Lima estava na minha lista há muito tempo, por acaso, resolvi ler? uma história completamente surpreendente, me pegou desprevenida.
A narração infantil em primeira pessoa nos dá a possibilidade de ver e sentir o mundo como Zezé. A dureza e a doçura de suas palavras nos comovem e ao mesmo tempo em que nos dão um soco no estômago.
A compreensão de que obra é autobiográfica torna tudo mais sentido.
Em muitos momentos quis entrar no livro e enxugar as lágrimas do pobre Zezé. Me vi em sua pele, na de seus irmãos, na do Portuga e as vezes? até na de seus pais. José Mauro escreve com tamanha crueza e humanidade? enfim, é uma obra prima! Triste e Fantástico!
comentários(0)comente



528 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR