O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos




Resenhas -


528 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Arthur.Borel 22/08/2024

O Meu Pé comovente de Laranja Lima
Acredito que já passei da idade de ter lido esse clássico da literatura brasileira, talvez se tivesse pego quando era criança poderia ter tido uma experiência diferente, ainda sim, acredito que é uma obra que ultrapassa barreiras etárias, pois ainda conseguiu me tocar e emocionar.

Sempre acho engraçado como livros assim conseguem evocar minha nostalgia da infância, mesmo que a minha não tenha sido nada parecida com a de Zezé.

Foi uma história, ao mesmo tempo leve e também pesada, é impossível não sair desse livro sem estar impressionado com a pessoa maravilhosa e sensível que esse menino é.
Daniel 22/08/2024minha estante
Tô tão ansioso pra ler esse




luiza luiza 22/08/2024

Ler esse livro é uma dor inexplicável
História intensa e extremamente brasileira, que retrata na pele para nós as facetas da pobreza, e nos mostra o quão profunda pode ser a dor de uma criança. Aqui vemos a importância de dar atenção, e o dano que as agressões causam na mente, poxa, o zezé tem 5 anos, é doloroso de mais ver todo esse sofrimento, mas necessário para aprendermos a cuidar e amar. Li o livro inteiro em umas 5 horas, comecei e terminei hoje. Chorei muito, mas muito mesmo, virou um dos meus preferidos.
luiza luiza 22/08/2024minha estante
passou um dia e eu já quero reler ele inteiro, a história é MUITO BOAA




joyhenriquee 21/08/2024

A vida sem ternura
Eu não esperava ter meu coração totalmente arrebatado por essa história! E quantas lágrimas derramei. O que parecia uma narrativa despretensiosa mostrou-se um relato poderoso. Zezé nos ensina que uma vida sem ternura não vale muito e que a dor se revela de muitas maneiras, umas mais suportáveis, outras nem tanto. Baita livro, tão grandioso que despedaça o coração de quem o lê.
comentários(0)comente



Llmsa 21/08/2024

Que livro emocionante, triste, não tem como não se emocionar. Ele prende de uma maneira e faz você querer entrar no livro para proteger o Zezé.
comentários(0)comente



Flavia1099 20/08/2024

Que história linda e emocionante. Amei conhecer o Zezé, um menino muito esperto para a idade que tem, e com uma imaginação muito fértil.
comentários(0)comente



Bruna Jéssika 19/08/2024

Como não se encantar com Zezé?
Decidi corrigir essa falha de caráter que é ter 30 anos e ainda não ter lido Meu pé de Laranja Lima.
Logo nas primeiras páginas fui arrebatada pela inocência de Zezé, um garotinho pequeno em tamanho e em idade, mas infinito em esperteza e sentimento.
Vivendo sua infância muito pobre e lidando com as violências sofridas, nosso protagonista faz de um pé de Laranja Lima o seu melhor amigo e confidente. Acompanhamos também sua amizade com o querido Portuga, amizade que nasce da desavença.
Não sei se a Bruna criança teria estrutura para ler essa obra, afinal, a Bruna de 30 quase não consegue parar de chorar.
comentários(0)comente



xali 18/08/2024

Uma dor tão grande
Este livro é uma dor tão inexplicável... A inocência do Zezé e ao mesmo tempo a noção dele perante toda a tristeza ao seu redor... Que dor! Terei este livro em meus pensamentos para sempre
comentários(0)comente



diosan 17/08/2024

?porque a vida sem ternura não é lá grande coisa?.
? o idealismo e o imaginário que se perpetua a cada paragrafo constrói até nas entrelinhas o lugar que esse livro ocupa agora em mim com alicerces e estruturas firmes. zezé sem duvida tem dores que são dores também minhas e também daqueles que estiveram em um lugar de conforto ao lado do seu arvoredo e de uma mão acolhedora que os vissem além da íris. carregarei cada momento daqui comigo como mais um motivo para ser e não somente estar.
comentários(0)comente



Renata Carreira 17/08/2024

Tão lindo quanto triste. ?
Gostaria de fazer uma resenha mais detalhada desse livro, mas para isso eu teria que conseguir colar de volta todos os pedacinhos do meu coração que se partiram ao concluir essa leitura. Quem sabe um dia.
comentários(0)comente



Maria14054 17/08/2024

A história de Zezé, da sua infância sofrida, que pouco aproveitava, me comoveu bastante. O tempo de tranquilidade não durava muito, porque com frequência ele era espancado. Zezé era um menino "precoce" que aprendeu cedo demais os problemas da vida e suas responsabilidades, que não cabe a uma criança se preocupar. Tão pequeno e com pouca idade, era forte e corajoso o bastante para enfrentar as suas lutas diária na sua própria casa.
O final é triste, assim como a história em si. Mas vale a pena ser lido cada página.
Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Talita679 17/08/2024

O livro, Meu pé de laranja lima, foi um dos melhores livros que eu já li sem sombra de dúvidas. No livro nos acompanharmos um garotinha, todos dizem que ele é o diabo. Eu particularmente chorei horrores com esse livro, Mas ao mesmo tempo que ele lhe faz chorar muito, ele é muito lindo, e nos ensina várias coisas. O conselho que dou e, leia esse livro. Beijinhos e nos vemos na próxima avaliação!
comentários(0)comente



Joane16 14/08/2024

Esse livro acabou comigo, acabou com meu estoque de lágrimas. Zezé sofreu muito ninguém deveria passar pelo o que ele passou, as surras, ter qje ouvir que não era pra ele ter nascido, nenhuma criança deveria escutar isso. O Portuga tem meu coração e fiquei mal na morte dele, ele era o pai que Zezé não teve. E me dói pensar o quanto foi doloroso para o Zezé ter que passar pelo luto sozinho. Esse livro nos faz refletir bastante sobre nossa realidade e o quanto nós reclamamos das nossas coisas tendo tudo. Recomendo demais!!!
comentários(0)comente



Nicolli14 13/08/2024

O meu pé de laranja lima ????
E um livro que te envolve no aconchego da história e das memórias de infância do protagonista, e um daqueles livros que você se apega aos personagens e solta leves risadas e sente aquele peso no coração cada vez que algo ruim acontece
comentários(0)comente



anajuvg 11/08/2024

É a terceira vez que leio esse livro, que é naturalmente um dos meus livros favoritos. Que sensibilidade. Eu fui tocada pela história desde a primeira vez que li, com frequência penso nela e tenho plena certeza que esse livro mudou minha vida.

É um baita livro, e o fato de ser autobiográfico só agrega mais valor a ele. Tô me acabando de chorar aqui. Cada vez que leio, é a mesma sensação, porém diferente.

Leiam, só leiam. José Mauro de Vasconcellos, que luz de homem! O mundo realmente precisava conhecer essa história. ?
comentários(0)comente



.marie 09/08/2024

?de pedaço em pedaço é que se faz ternura?
?meu pé de laranja lima? é um livro especial, cru, triste, mas com doses de ternura ? ou de alguém tão desesperado por ter nem que seja um pouco dela.

não tem como ler esse livro e não se emocionar. simplesmente.

acompanhar um pouco da viva de Zezé, uma criança que sabia das coisas mais duras e cruéis da vida, que sofria tanto e só queria, por um minuto, ter um pouco de ternura foi ?ter muitas sensações ao mesmo tempo?. fui da tristeza ao ódio tão rápido, depois voltei a tristeza de novo.

só consigo pensar que as crianças são tão especiais e a gente precisa tanto dar carinho a elas, seja como for, seja elas o que quiserem ser. e que é cruel demais que alguém de cinco anos já entenda da dor mais do que é justo com qualquer pessoa.

esse livro é muito muito muito bonito. de verdade! demorei um pouco para pegar o ritmo (a faculdade não colaborou), mas foi uma experiência ler cada página dele.

acho que a gente realmente ?mata no coração. vai deixando de querer bem. e um dia a pessoa morreu?
comentários(0)comente



528 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR