O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos




Resenhas -


528 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


aliciaviturino 09/08/2024

Zezé ganhou meu coração. ?
Antes mesmo de começar a ler já sabia que esse livro seria muito especial. E, agora que finalizei a leitura, isso só se comprovou ainda mais.

Além disso, já havia assistido ao filme de 2012 há muito tempo. Então, lembrava um pouco da história. Porém, isso não me impediu de aproveitar a leitura em nenhum momento.

Me alegrei, sofri, chorei, fiquei em estado de choque... Enfim, foram inúmeros os sentimentos e sensações que essa obra me proporcionou.

Acho que dá para perceber que simplesmente amei esse livro, né?

Então, é óbvio que eu recomendo a leitura! Inclusive, se você puder, aconselho que leia essa edição, pois há suplementos de leitura e notas explicativas, que, para mim, tornaram a leitura ainda mais rica e proveitosa. ?
comentários(0)comente



Marcos.Detanico 08/08/2024

Gostei da narrativa e da história Ele muito divertido mas, ele é bem emocianante ,tem umas partes do livro que são pesadas e angustiante.
comentários(0)comente



aperegrina.literaria 05/08/2024

?
Uma história que mexe com nosso emocional e desperta em nós a empatia por Zezé.
Essa história mostra amor, ternura, amizade, mas mostra também muita dor e a maior delas é a dor da perda! ?


?ALGUNS TRECHOS FAVORITOS

? ?Mas como eu não podia cantar por fora, fui cantando por dentro.??

??Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer. E um dia a pessoa morreu.?

??Agora sabia mesmo o que era a dor. Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo. Dor que dava desânimo nos braços, na cabeça, até na vontade de virar a cabeça no travesseiro.??
comentários(0)comente



Srta_Clarke_ 04/08/2024

Meu pé de Laranja Lima
?Matar não quer dizer a gente pegar o revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu.?

Sem vias de dúvidas um dos livros mais tristes da minha vida. Eu sofri bastante. O fato de ser baseado na vida do autor, mais especificamente sobre a sua infância, elevou as coisas a um nível maior de sofrença.

Contudo, apesar de ser triste, a escrita é bem tranquila e não é densa. Pelo contrário, é uma leitura rápida.

Esse livro mostra toda a pureza e brilho de uma criança, mas também a forma cruel em que esse brilho pode ser apagado por conta da dor.


?? porque a vida sem ternura não é lá grande coisa.? ????
comentários(0)comente



torquack 03/08/2024

Chorei até ficar com a cara inchada
"Ah Natália, mas é um clássico e tem até filme"
Eu NUNCA tinha lido e nem vi o filme, fui pega 100% desprevenida e não sabia que teria esse final.

É um livro que mostra a mente de uma criança travessa enfrentando a pobreza e, com isso, a violência a qual é sujeito desde os 5 anos.

Zezé é uma criança extremamente inteligente, de imensa imaginação e também de espírito animado, que gosta de brincar e fazer travessuras como qualquer criança de sua idade. Ele tinha tudo para ter uma infância incrível, se não fosse pelo desemprego do pai e o fato de que os demais familiares que pudessem trabalhar tivesse que trabalhar até a exaustão, sendo assim, sua maioria eram pessoas frustradas que só conheciam uma forma de lidar com isso: a violência.

Uma história tocante e devastadora.
Rebs.botan 09/08/2024minha estante
Eu agr, chorei tanto q tô com dor de cabeça




Wesleyanny M. 03/08/2024

Meu pé de laranja lima: leitura emocionante e comovente.
O livro ?Meu Pé de Laranja Lima?, de José Mauro de Vasconcelos, publicado em 1968, conta a triste história de Zezé, um menino de 6 anos que, após mudar-se de casa, encontra um pé de laranja-lima em seu quintal. Ele o nomeia de Minguinho e passa a ser seu melhor amigo, a quem conta seus sonhos e desventuras.
Zezé é uma criança inteligente, precoce, criativa, sonhadora e brincalhona. No entanto, como qualquer criança, também faz travessuras. Seus atos de "rebeldia" frequentemente resultam em terríveis consequências: seu pai e sua irmã mais velha o castigam severamente, muitas vezes chegando a espancá-lo para que ele aprenda a ser um "bom menino". No entanto, muitas vezes ele apanha sem motivo algum, o que o deixa tão triste e machucado que chega a cogitar tirar a própria vida. Mas, um dia ele conhece um homem apelidado de Português, que reconhece todo o sofrimento daquela pobre criança de coração de ouro. A partir daí, inicia-se uma amizade na qual o menino encontra paz e refúgio.
A história é comovente do início ao fim e retrata a realidade de muitas crianças que sofrem abusos físicos de seus pais sob o pretexto de educá-las. Podemos observar durante a narrativa que Zezé vai, aos poucos, perdendo seu lado criativo e sonhador por conta das agressões sofridas. Em vários momentos, a imagem do diabo é associada ao menino pelos seus familiares, devido às confusões que ele apronta. Isso faz com que a pobre criança se culpe por tudo de ruim que acontece às pessoas ao seu redor, desde seu irmãozinho Luís não receber presentes no Natal até o trágico acidente com o senhor Portuga, aquele que Zezé considera seu refúgio de luz em meio à sua pequena vida repleta de escuridão.
Este foi o melhor livro que li este ano. Apesar de me apegar muito ao personagem Zezé e querer protegê-lo, também me vi nele e entendi toda a sua dor. Nenhuma criança deveria passar por tais situações devido ao descontrole emocional de seus pais. Recomendo e recomendaria esta obra um milhão de vezes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



winchester!! 02/08/2024

Que livrinho incrível! me diverti muito com zezé e chorei quando n tinha o pq chorar. queria poder esquecer o livro todinho para poder ler como se fosse a primeira vez! ??
comentários(0)comente



Ana 30/07/2024

O retrato mais forte e claro do que é a pureza de uma criança. Zezé vai estar pra sempre no meu coração, e eu até prometo que pra sempre te vou querer muito bem. Muito lindo.
comentários(0)comente



Fonsjenni 28/07/2024

Acho que livro que mais tinha me feito chorar tinha sido ?O Menino o Pijama Listrado?, mas esse aqui, me destroçou de inúmeras maneiras.
Todo mundo devia ter a experiência de ler ele uma vez na vida e entender, com a visão de uma criança a forma de amar as pessoas e as coisas.
Simplesmente sensacional.
comentários(0)comente



Débora 27/07/2024

"Agora, sabia mesmo o que era a dor."
Um bom livro.
Conta a história de um menino muito humilde e seu amadurecimento precoce em decorrência aos acontecimentos da sua vida e suas relações familiares.
Karoline 27/07/2024minha estante
Esse livro é incrível




evy 26/07/2024

Meu pé de laranja lima
Foi um livro emocionante do começo ao fim, a autobiografia de josé mauro de vasconcelos traz a cruel realidade de muitas crianças que até hoje passam por maus tratos justificados como maneira de educar. É um livro sensível e encantador, a mente fértil e criativa de zezé me fez querer ser criança de novo.
comentários(0)comente



Abcdefgigi 26/07/2024

Que livro maravilhoso.
A maneira como o autor consegue fazer com que o leitor sinta as dores do Zezé é surreal.
A cada capítulo que se passava tudo que eu queria fazer era pegar aquele menino no colo, dar um abraço nele e protegê-lo de todo o mal.
comentários(0)comente



Verô 25/07/2024

??
O tanto que essa história mexeu com os meus sentimentos não tá escrito !!!! focando no que a história te faz sentir: é sofrido, é dolorido, dá vontade de chorar... pra mim, as partes engraçadas e descontraídas foram ínfimas em relação ao todo. Pobre Zezé!

Mas é um livro que retrata um pedaço da história do Brasil, um pedaço da realidade de muitas pessoas na época em que o livro se passa e ainda hoje. Um livro que trata de assuntos pesados de forma a colocar a perspectiva neles, de verdade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



528 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR