ju 11/04/2022
Memorável!
a trama gira em torno das diferenças entre classes sociais. um tema que nunca sai de moda e que levanta questões sempre muito pertinentes. aliás, essa foi a motivação da autora para escrever o livro, em primeiro lugar. com apenas 16 anos, ela deu vida a personagens profundos e complexos. pelos olhos de Ponyboy pude conhecer intimamente todos os Greasers. conheci a força do Darry, a beleza do Sodapop, a simpatia do Two-Bit, a lealdade do Steve, a rebeldia do Dallas e por fim, a sensibilidade tocante do Johnny.
as classes socias em conflito, são duas gangues compostas por jovens rapazes: os Greasers (delinquentes pobretões) e os Socs (a.k.a playboys do krl). no livro, só conhecemos o lado dos Greasers, embora a autora tente "igualá-los" de alguma maneira, mostrando que eles também tem seus problemas. a personagem Cherry Valance é a responsável por expressar esse lado humano e legal dos Socs. pessoalmente, não colou para mim.
"A vida é dura para todo mundo." verdade. maaaass, se você tiver meios ($$$) que te permitem contornar essa dureza, a vida se torna muito mais fácil. #minhaopiniao
Greasers = vítimas do sistema, dignos de toda a assistência possível.
Socs = uns desgraçados, o puro suco da classe média alta americana, ou seja, tudo de pior ?
em resumo, é um ÓTIMO livro! cativante, nostálgico e reconfortante. com certeza vou relê-lo muitas vezes ainda, pois me apeguei demais aos personagens. outra coisa boa também, é a adaptação cinematográfica, que é muito fiel a obra! vale muito a pena assistir após terminar a leitura. embora eu tenha visto antes, não estragou minha experiência, muito pelo contrário.