madu 21/09/2021
"Permaneça dourado, Ponyboy."
precisei de algumas horas para digerir esse livro e pensar em uma nota.
talvez eu tenha me emocionado muito, marcado muitos trechos, chorado muito e esse turbilhão de emoções me influenciaram a optar por 5 estrelas. talvez daqui algum tempo eu mude essa nota, mas por enquanto: the outsiders me emocionou como nenhum outro livro. e o melhor é que não estava com expectativas altas. fui cega para ler e voltei enxergando mais do que devia.
o plot é ótimo, os personagens são sensíveis, tocantes e tão profundos; esse era o young adult que eu queria, um young adult cru, realista e sentimental. as críticas sociais são ótimas e sutis, a leitura fluiu de forma deliciosa. e essa temática de grupo de amigos que se apoiam e se amam, só me conquistou mais ainda.
eu amo o ponyboy, amo todos os personagens, cada um, mas ponyboy é o narrador que me fez sentir cada coisinha descrita. ele é tudo de certo que tem no mundo.
mas, além de um bom plot, personagens cativantes e com profundidade, a história de como surgiu a adaptação cinematográfica e como esse livro fora escrito, me deixou com o coração quentinho.
não estou sabendo lidar com esses sentimentos tão confusos despertados em mim, então só deixarei alguns trechos favoritos dos personagens e também das partes extras:
"Nós só temos a gente e mais ninguém. A gente tem que dar um jeito de continuar unidos, se apoiando, para enfrentar a vida. Se não tivermos uns aos outros, não temos mais nada."
"Em dezesseis anos de rua, você aprende muita coisa. Mas só coisa errada, nada de bom. Em dezesseis anos de rua você vê muita coisa. Mas só cena errada, nada de bom."
"Ouvi seu coração batendo e soube que ia ficar tudo bem. Eu tinha desviado do caminho, mas finalmente ia voltar para casa."
"É só quando você se acostuma com as coisas que o dia chega. Igual a você, que curte ver o pôr do sol, Pony. Isso é ser dourado. Permaneça assim, que é um jeito bom de ser."
(C. Thomas Howell)
"Você não precisa ser um Soc ou um Greaser para se identificar com a história. Basta ser humano. Seres humanos desejam ser amados e aceitos, e é disso que o livro se trata."
(Rob Lowe)
"Susie criou o gênero Young Adult e abriu espaço para que mulheres pudessem escrever sobre outros temas além de romances e garotos."
"Ela foi uma das primeiras vozes que disseram: Sua família pode ser construída do jeito que você quiser."
(Jo Ellen Misakian)
"Temos que lutar para propor outros livros para nossos estudantes. Menos The Outsiders. Esse já pertence a eles."
"Permaneça dourado, Ponyboy. Permaneça dourado..."