spoiler visualizarCaroline 22/12/2020
O surto, meus amigos
Normalmente eu faço umas mini resenhas no meu ultimo historico de leitura por pura e simples preguiça de fazer resenhas de verdade, mas esse livro. Eu fique tão chocada com ele que nem no histórico de leitura eu consegui expressar, mas eu vou tentar colocar os pontos que eu mais gostei desse livro (que foram muitos).
Quando eu li Noivos do Inverno há alguns meses atras, eu gostei muito. Mas mesmo assim, por algum motivo, não foi o suficiente pra entrar na minha lista de favoritos do ano. Por isso, eu sabia que ia gostar desse livro, mas eu não esperava que ele fosse me surpreender tanto quanto me surpreendeu.
Vamos primeiro falar da construção de mundo. Tenho uma palavra pra descrevê-la ao meu ver: impecável. Eu leio muitos livros de fantasia, mas esse possui uma complexidade de construção de mundo que eu sinceramente não tinha visto antes; ele é único de uma maneira surpreendente, e você pode ter certeza que ainda não leu algo parecido ainda na sua vida. Eu me impressionei no primeiro livro com essa questão, e continuei me impressionando nesse segundo. A mistura de cultura steampunk com uma fantasia quase distópica marcada por intrigas politicas e uma mitologia muito marcada são parte do que torna esse livro impressionante e singular.
Agora eu quero falar dos personagens. Vish maria. Quando eu comecei a ler Noivos do Inverno eu não gostava de ninguem. Achava o Thorn muito superficial e a Ophelie muito sem graça. Conforme o livro foi passando eu percebi que todas as minhas primeiras impressões estavam erradas. No segundo livro, isso tomou proporções ainda maiores. Foi maravilhoso ver o desenvolvimento brilhante da Ophelie como personagem, e ainda mais intrigante ver o desenvolvimento do Thorn que passou de cubo de gelo metódico pra um personagem com muito mais profundidade e emoções do que eu esperava. Eu agora amo os dois, posso até dizer que a Ophelie é uma das minhas protagonistas preferidas por ela ser totalmente diferente do que a gente espera de uma heroína nata, o que a torna ainda mais complexa e incrível. A mecânica da relação entre a Ophelie e o Thorn é uma das coisas que mais me intriga nesse livro, porque eles são um casal totalmente improvável e no começo até meio chato, mas quando você vê você já tá shippando eles até o seu coração explodir. Em um dos ultimos capitulos, em que o Thorn e a Ophelie estão presos e ele só vira e fala pra ela "Ah, e a propósito, eu te amo" foi tipo uma das melhores coisas que eu já vi hahahaha fiquei triste por ela não ter dito nada, mas eu aprendi que faz parte da complexidade do relacionamento deles, essa comunicação cortada e meio turbulenta, que da vontade de chacoalhar as vezes.
Eu sei que deveria falar mais do plot do livro porque é o "mais importante", mas pra mim o melhor do livro foi o desenvolvimento dos personagens e a expansão da mitologia com toda a existencia de Deus e a criação dos espiritos familiares. Uma das coisas que mais me deixou intrigada na questão da historia em si foi o fato de a Ophelie ter liberado algo na primeira vez que ela ficou presa entre espelhos, e ninguem saber o que é (nem Deus sabe direito, pelo que eu entendi haha). Fique surpresa também com o barão Melchior, eu jurava que ele era bonzinho e que ele era uma das unicas pessoas que se importavam com a Ophelie, mas eu quebrei a cara totalmente. Continuo amando o Archibald, acho ele um personagem incrivel, cheio de lados. Uma dinâmica que me deixou feliz tambem foi a da Berenilde com a tia Roseline (que por sinal tambem teve um desenvolvimento incrivel durante esses dois livros), acho a amizade delas uma gracinha.
O final me pegou totalmente de surpresa, não porque eu não sabia que a Ophelie ia dar um jeito de salvar o Thorn (contrariando todo mundo que ainda acha que ela é só um ser humaninho sem profundidade nem graça), mas quando eles abriram a porta e o Thorn tinha desaparecido eu fiquei MASUQUE. Acho que isso acabou sendo o estopim pra eu ter ficado sem palavras do jeito que fiquei.
Enfim, nem sei se essa foi uma resenha de verdade, eu só queria deixar registrado mesmo algumas coisas. Eu já peguei o ultimo livro pra ler (mesmo eu tendo que ler só mais um pra finalizar minha meta e esse um não ser esse haha) e eu já comecei em choque pela quantidade de tempo que se passou entre um e outro. Mas era isso haha