belaffig 23/10/2020"Nesse segundo, ela soube finalmente, com certeza absoluta, onde era seu lugar. Não era no Polo, não era em Anima. Era no exato lugar em que estava agora. [...]"Pelo amor, que montanha russa foi essa?! Eu realmente não sabia o que esperar do segundo volume d'A Passa-Espelhos (apesar de esperar muita coisa), mas nada me preparou para o turbilhão de eventos e para a maravilha que foi esse livro. Christelle Dabos, que mulher!
É impressionante a maestria de Desaparecidos em Luz da Lua. Toda a calma e paciência que Dabos teve para nos apresentar o primeiro livro, seus personagens, suas relações e tramas fez com que sua continuação já tivesse o direito de começar cheia de acontecimentos; desde a primeira página, o livro ribombou de tramas, suspense, mistério e esquemas e uma história que possuía tantos pontos-chave mas foi tão bem construída e interligada em si que foi de aplaudir de pé.
Interessante notar que minha pequena reclamação em Noivos do Inverno aqui se tornou um (dentre muitos) elogio: Dabos não é sucinta ao descrever suas paisagens, como eu havia dito, mas é capaz de escolher tão bem suas palavras que nos permite expandir seu mundo fantástico com ela, nos permitindo dar ao Polo, à Cidade Celeste, à Ophelie e às tantas coisas mais em que ela consegue aguçar seu olhar, nosso próprio traço de imaginação, fazendo a história muito mais pessoal e cativante.
E eu nem preciso falar nada de Ophélie, que continua crescendo forte em meu coração como a personagem maravilhosa que é e que só cresce a cada livro; das relações maravilhosamente ricas que a autora consegue criar (uma em particular que arrebatou meu coração) e da trama em si, que a cada virada de página tomava rumos inesperados e inesquecíveis, me fazendo crer, cada vez mais, que Christelle Dabos é dona de uma das imaginações mais ricas desse século.
É impossível prever o que vem por aí em Memória de Babel depois da explosão de surto, felicidade, angústia e suspense que Desaparecidos em Luz da Lua me trouxe, mas ainda assim, eu espero muitíssimo dele. Tenho certeza que não irei me decepcionar. Por enquanto, o segundo livro d'A Passa Espelhos entra aqui na minha lista de livros favoritos, porque apesar de mínimos pesares, é impossível não dar a esse livro o maior dos elogios.