Fran 13/02/2024
Resenha de Carta a D.
O livro "Carta a D." do filósofo francês André Gorz, publicado originalmente em 2009 no Reino Unido, foi lançado no Brasil em 2018 pela editora @companhiadasletras, contém 103 páginas.
Trata-se da história do relacionamento entre o autor e sua esposa Dorine, que durou 64 anos, marcada por uma trajetória intelectual e de militância, além de desafios que o casal enfrentou em uma Europa Pós-Guerra, para alcançar uma vida e carreira plena, até o momento que Dorine fica doente e o autor começa a refletir a importância da amada na sua vida.
Sobre o que eu achei: é uma das histórias de amor mais sensíveis e delicadas que já li, é a história sobre um casal que compartilham os mesmos sonhos, as mesmas trajetórias, e as mesmas dificuldades, ou seja, que perceberam que não haveria graça na vida se não estivessem sempre juntos. E percebe-se que os momentos, bons ou ruins, foram belos e importantes para a solidificação do relacionamento. É um deleite acompanhar como tudo evoluiu. O autor, desde o início do livro reconhece que não foi justo com o tanto que Dorine se doou para eles manterem o relacionamento. Mas mesmo sem conhecer a versão de Dorine, temos certeza que nada disso afeta-a, pois tudo que ela fazia, o quanto ela se dedicava a manter as coisas em ordem para ele focar no trabalho, eram formas de amor. Assim, o autor busca fazer jus aos esforços e companheirismo de Dorine nessa última obra, onde todo esse remorso é substituído pela redenção. A sensação que me passa é que no relacionamento deles, o autor era aquele que vivia preocupado com a carreira, com o próximo passo que iria tomar, enquanto a Dorine fazia o que era necessário com leveza, sempre apoiando os trabalhos do autor. Sem falar que a história da vida de Dorine é muito interessante, ela possui um conhecimento vasto sobre tudo, exerceu vários trabalhos diferentes e tem uma inteligência encantadora, entendemos, dessa forma, porque o autor a amou. Assim, recomendo este livro para quem precisa se conectar com uma história de amor real, genuína e rara que se não existisse precisaria ser inventada.
?????