Carta a D.

Carta a D. André Gorz
André Gorz
André Gorz
André Gorz




Resenhas - Carta a D.


138 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 4 | 8 | 9 | 10


Biblioteca Álvaro Guerra 05/06/2019

Carta a D.
"É o início da mensagem de André à amada que, em poucas páginas, retoma a trajetória de amor, companheirismo e lutas enfrentadas pelo casal. Como Bauman costumava dizer, em tempos de “amor líquido” como os que presenciamos, chega a ser diferente (e até chocante) pensar em algo tão duradouro...."

Link da Resenha completa: https://resenhasalacarte.com.br/resenha/carta-a-d-andre-gorz/

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-359-3097-9
comentários(0)comente



Carol | @carolreads 16/08/2019

Carta a D.
Pensei que iria gostar mais.

“Um dos principais filósofos do pós-guerra francês, André Gorz escreveu inúmeros livros influentes, mas nenhuma de suas obras será tão amplamente lida e lembrada quanto esta carta simples e bela a Dorine, mulher ao lado de quem passou a vida e que havia anos sofria de uma doença degenerativa incurável. Na carta, Gorz rememora a história de amor e militância do casal, assim como a trajetória intelectual que percorreram juntos (...), passando pelo Maio de 68 em Paris até chegar ao início do século XXI.”

Apesar de não ler muitos romances, fiquei com muita vontade de ler Carta a D. e conhecer a história de André Gorz e sua esposa, descobrir como eles viveram e o que levou o casal a cometerem suicídio juntos.

Confesso que fiquei um pouco decepcionada com a história. Fiquei com a sensação que Gorz, em vez de contar sua história de amor, escreveu uma carta para, se redimir e se desculpar com a esposa por não dar o devido valor a sua ajuda/companhia e retrata-lá em suas obras como uma mulher fraca e dependente.

E aí, alguém já leu Carta a D.? Gostaram?

site: https://www.instagram.com/carolreads
comentários(0)comente



Matheus945 14/01/2020

Tocante
Colocando de lado todas as referências às outras obras do autor esse é um livro lindo, que me senti profundamente tocado com o amor desse casal. Eu sou uma pessoa que vive o amor intensamente então quase todas as frases que o autor escrevia à mulher me comoviam e eu já ia correndo marcar. Sinto que se em algum momento eu escrever uma carta de amor, vai ser por causa desse livro e com certeza terá algum quote do mesmo.
comentários(0)comente



Locimar 16/08/2020

Quando o amor acontece e permanece e incendeia e se estende...
para os outros, para o mundo criado. Amar e ser amado é amar tudo o que é preciso ser amado. Amor como poucos, o deste casal que me impressiona desde sempre; desde a primeira resenha que li, desde o momento que li e rezei a despedida de ambos. Muito forte: "o mundo está vazio, não quero mais viver". Há presenças que preenchem absolutamente o mundo, são absolutamente plenas. Não precisamos de mais nada.
comentários(0)comente



Valéria 01/09/2020

Um amigo me lembrou de um livrinho de um francês que encontramos por acaso 10 anos atrás, que lemos com grande interesse, na grama do Villa Lobos sob um céu pesado de inverno e o parque vazio, de uma só vez. Uma lembrança tão vívida, intensamente doída, de uma história de amor real, complexa e completa, que nenhuma ficção seria capaz de reproduzir.

(O casal cometeu suicidio em 22 de setembro de 2007; aos 84 anos..., ela por não suportar a doença e ele por não saber da vida sem ela)

"Você estava condenada a ser forte porque todo o seu universo era precário. Eu sempre senti, ao mesmo tempo, a sua força e a sua fragilidade subjacente. Eu gostava da sua fragilidade superada, admirava sua força frágil. Nós éramos, eu e voce, filhos da precariedade e do conflito. Fomos feitos para nos proteger mutuamente contra ambos, e precisávamos criar juntos, um pelo outro, o lugar no mundo que originalmente nos tinha sido negado"

(...) Nos dissemos com freqüência que, se por um absurdo tivéssemos uma segunda vida, iríamos querer passá-la juntos"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karin 08/02/2021

Que livro lindo, profundo eloquente! Que auto crítica maravilhosa e que declaração de amor! ?
comentários(0)comente



Inspirações Literárias 29/07/2021

????
ALERTA GATILHO: SUICÍDIO

Um livro que narra uma declaração de amor... de um amor raro.

Dorine e André viveram tão uníssonos que chegou o dia que um se tornou o outro.

Lamento que eles não tenham sobrevivo a transcendência do amar quando a morte se aproxima de Dorine.
comentários(0)comente



Érika 15/09/2021

Uma carta breve e muito linda!
Que carta mais rica. A escrita de Gorz é envolvente e fascinante. Profundo, inerente e triste.
??vocês nunca terminarão de confirma-lo, de adapta-lo e de reorienta-lo em função das situações que forem mudando. Nós seremos o que fizermos juntos.?
comentários(0)comente



Naira.Cirino 31/12/2021

Peguei pra ler por ser curto
Só pra cumprir a meta de leitura desse ano. Meu deus que surpresa boa!

Esse livro é incrível, delicado, triste e fantástico, pra ficar pensando por dias. Fez valer a pena deixar pra cumprir a meta de última hora ???
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vivi 13/03/2022

Pensem em um livro que o amor transborda!
Um livro tão pequeno mas de um tamanho e peso que nenhum outro possa superar. E olha que as vezes ele não se julgava merecedor de tanto.
Lindo ??
?Uma das declarações de amor mais conhecidas e emocionantes de nosso tempo, este livro é também uma afirmação comovente de companheirismo entre duas pessoas apaixonadas. ?Você está para fazer 82 anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que 45 quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz 58 anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca.? Assim André Gorz inicia sua carta de amor a Dorine, mulher ao lado de quem ele passou a vida e que há alguns anos sofria de uma doença degenerativa incurável. Como um dos principais filósofos do pós-guerra francês, Gorz escreveu inúmeros livros influentes, mas nenhuma de suas obras será tão amplamente lida e lembrada quanto esta carta simples e bela, em que ele rememora tanto a história de companheirismo, amor e militância do casal como a trajetória intelectual que percorreram juntos. Um ano após a publicação de Carta a D., um bilhete encontrado na casa onde moravam fez as vezes de pós-escrito à narrativa: André e Dorine tiraram a própria vida juntos, numa renúncia comovente a viver sozinhos.
comentários(0)comente



Tyuri 19/03/2022

Sem palavras
Uma história real, com muito amor. Achei a escrita dificil pra mim, confesso.
Acho que todos deveriam ler!
comentários(0)comente



letturissimas 06/07/2022

um dos meus livros favoritos, a história me tocou imensamente, finalizei a leitura em lágrimas.
não subestimem o tamanho do livro, é lindo!
comentários(0)comente



138 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 4 | 8 | 9 | 10