Nicoly Mafra 22/09/2019#ResenhaNickMafra: NOCTURNA"Nocturna", escrito por Maya Motayne e publicado recentemente pela Editora Seguinte, é o primeiro livro de uma nova trilogia de fantasia e um dos seus principais diferenciais é que ele vai trabalhar a cultura latina, já trazendo representatividade para esta história.
Antes de contar um pouquinho sobre a trama deste livro, gostaria de comentar sobre como funciona a magia neste universo criado pela autora. Aqui todo mundo nasce com uma afinidade especial por um dos quatro elementos - água, terra, ar e fogo -, e além disso, algumas pessoas possuem habilidades magicas exclusivas e muito pessoais, chamada de propio. Então, todos possuem poderes, e alguns possuem habilidades mais poderosas e exclusivas. Agora vamos para a trama!
Alfehr é o príncipe herdeiro de Castallan, apenas porque seu irmão mais velho, Dez, foi assassinado em um brutal golpe contra a família real. Sem preparação nenhuma para enfrentar seu destino e ainda muito abalado pelo luto, Alfie fugiu de seu reino e de suas obrigaçõe e passou três meses no mar com sua melhor amiga, a tequila, e tentando encontrar uma maneira de trazer seu irmão de volta à vida. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegou a hora de voltar para casa e se preparar para ser o futuro rei de Castallan.
Durante sua última escapada para participar de um jogo clandestino, onde o prêmio são alguns livros muito antigos e raros, onde Alfie acredita ter alguma informação ou magia sobre como trazer seu irmão de volta, o jovem príncipe conhece Finn Voy, uma ladra astuta com um passado conturbado e que possui a habilidade de transformar a sua aparência. Porém, o encontro deste jovens e uma série de acontecimentos perigosos e mortais fará com que Alfie, acidentalmente, libere uma magia anciã e muitíssimo poderosa sob seu reino ao tentar salvar a vida de seu primo e irmão de coração, Luka.
Sentindo-se culpado e muito preocupado com o futuro de seu povo, Alfie decide resolver o problema com suas próprias mãos, e com a ajuda de Finn e Luka, enfrentará uma arriscada jornada para aprisionar a magia liberada e salvar seu povo.
"Nocturna" é uma fantasia envolvente, cheia de aventura, ação, magia, e é uma obra com camadas e revelações durante o desenvolvimento da história, o que torna a leitura muito instigante e fluida, fazendo com que quase não sentimos o peso das quase 500 páginas do livro.
Os protagonistas, Alfie e Finn, são jovens cativantes e fortes e conduziram muito bem essa jornada; ambos possuem segredos e passados conturbados e durante o desenvolvimento do livro vamos os conhecendo mais profundamente e criando um laço com os personagens, da mesma forma que acontece com os dois dentro da história.
Este laço entre os protagonistas, neste primeiro volume, é apenas de amizade; não temos romantização, embora eu acredite que acontecerá nos próximos volumes - não vou mentir que não shippei, pois, shippei sim. Porém, deixar de lado o romance neste primeiro volume, deu mais espaço para a criação do mundo, explicações sobre as lendas que envolvem o povo de Castallan e o desenvolvimento deste primeiro ato da aventura.
Mesmo não concordando com algumas decisões tomadas pelos personagens, e achando algumas soluções fáceis demais - ainda mais quando o vilão desta história era tão poderoso e motivo para tantos traumas de um dos personagens -, aproveitei muito a leitura de "Nocturna" e estou muito ansiosa para os próximos volumes da trilogia.
Esta não é uma obra de fantasia inovadora e muito diferente do que estamos acostumados a encontrar no mercado editoral, porém, é uma leitura leve, envolvente e que me conquistou bastante.
"Oculta", segundo livro da trilogia, será publicado no exterior no ano que vem e já estou ansiosa para descobrir quais serão as próximas aventuras de Alfie e Finn!
site:
www.instagram.com/nickmafra