Thalia58 24/07/2024
Era a aventura que eu estava precisando...
Simplesmente amei esse livro, é uma aventura empolgante com muito senso de humor, personagens interessantes e está repleto de reviravoltas inesperadas. A única coisa ruim do livro é que acaba.
Esse é o segundo livro do autor que leio e gostei bem mais que o primeiro, 80 dias ao redor do mundo. Talvez a história tenha me chamado mais atenção pela atmosfera científica, já que o personagem principal é um professor e pesquisador geólogo. Achei também uma atmosfera de humor e aventura de personagens cativantes parecida com a de One Piece.
O autor não poderia ter colocado três personagens mais diferentes e complementares para empreender uma viagem ao centro da terra. Otto Lidenbrock, geólogo e professor, descrito pelo sobrinho como um osso duro de roer e excêntrico com frequentes acessos de raiva, apesar de não ser má pessoa e apresenta um espírito aventureiro na viagem. O sobrinho, Axel, diferente do seu tio que o lema era seguir em frente, passa boa parte do livro colocando argumentos e empecilhos para que a viagem não aconteça ou que eles retornem, principalmente porque tinha uma noiva o esperando. E Hans, um caçador local da Islândia que é contratado como guia até um certo ponto, mas acompanha toda a aventura no final das contas, homem imperturbável, que não se assustava ou demonstrava espanto diante de tantas coisas surpreendentes ao longo do caminho.
A história é contada por Axel e começa quando o tio encontra um documento escrito há muito tempo com uma mensagem cifrada em que estão as coordenadas para encontrar a entrada para o centro da terra. E como bom cientista, é óbvio que Otto vai se dedicar a essa empreitada e arrastar seu sobrinho junto.
Gostei de acompanhar as relações entre esses personagens que apesar das diferenças e de situações extremas, ajudam um ao outro.
" Compartilhando seu espanto e até mesmo alegria, li na face ocidental do bloco, em caracteres rúnicos, um tanto desgastados pelo tempo, aquele nome mil vezes maldito."
"Hans aceitava com tanta tranquilidade, tanta indiferença, tão perfeito alheamento com relação ao perigo que fiquei sem graça de me mostrar menos corajoso."
"Não sei se o mais entusiasmado dos geólogos teria tentado estudar a natureza dos terrenos em volta de uma descida como aquela, No que me concerne, não estava minimamente interessado."
Citei esses trechos só pra vocês terem uma noção do humor desse livro, claro que fica bem mais engraçado em contexto.
Recomendo muito esse livro, principalmente se você gosta de aventuras, para fãs de One Piece, para jovens curiosos, ou se você quer uma leitura fluida e divertida com muitas surpresas.