O bem-amado

O bem-amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes




Resenhas - O Bem-Amado


187 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Adriana 06/04/2023

Que livro mais engraçado!
A leitura é super fluida e os diálogos são ótimos para ler. Odorico é uma grande figura e quase morro de rir com suas falas. Uma sátira sobre a política.
comentários(0)comente



Dri 05/04/2023

Odorico o Grande, o Pacificador, o Desbravador, o Honesto, o Bravo, o Leal, o Magnífico, o Bem-Amado.
Tudo começou ano passado que li o pagador de promessas porque estava estudando os autores baianos.
Como eu gostei muito resolvi que ia indicar os livros dele pro clube de clássicos e escolhi esse.
Mas eu não esperava que fosse dar tanta risada kkkkkk eu conhecia vagamente a história porque sabia das adaptações, mas nunca tinha assistido nenhuma. Dei risada o livro inteirinho tudo isso porque ele faz uma sátira sobre a política brasileira e observamos que mesmo sendo uma situação doida é bem possível que alguns de nossos políticos fossem capaz de fazer o mesmo. Adorei demais.
comentários(0)comente



Ana 03/04/2023

O BEM-AMADO ?
Não esperava nada desse livro, até por que tive que ler por conta da escola e os livros indicados nunca são muitos bons.

Esse foi totalmente contrário!
A escrita dele é muito boa, é constituído somente por diálogo o que facilita a leitura e torna também mais fluída pra quem não tem o costume.

Enfim, gostei muito como ele fala da polícia brasileira de forma abrangente e humorada. O que torna esse assunto tão chato e repetitivo as vezes em uma história mais leve e de fácil entendimento.
comentários(0)comente



pam :) 03/04/2023

O bem-amado
É até gostosinho de ler, mas não acrescentou nada da minha vida. O final é bem satisfatório e o livro é bom, recomendo como uma leitura rapidinha.
comentários(0)comente



charlesnascimento 28/03/2023

O Bem-Amado, uma farsa sociopolítico-patológica de 1962 ou seria 2017? Dias Gomes criou a figura de um político tipicamente brasileiro: moralista, conservador, mal caráter, demagogo, uma figura farsesca tão cheio de absurdos que chega a ser engraçado, Odorico fez sucesso em todos os anos que caminhou pelo teatro, tevê e cinema e continuaria a fazer quantas vezes for, porque infelizmente nada mudou, continuamos com os mesmos arquetipos políticos, com as mesmas caras e eles com as mesmas farsas. -> Odorico ganha a prefeitura com a ideia fixa de construir um cemitério em Sucupira, visto que a cidade não tem cemitério e as pessoas para enterrar seus mortos precisa caminhar até a cidade vizinha, várias léguas de distância, a promessa de Odorico deixa os Sucupiranos em polvorosa, Odorico ganha a eleição e começa então a colocar a mão na massa, mas sem recursos para construir o cemitério o prefeito precisa usar recursos que seriam investidos em coisas mais importantes da cidade como a luz e a água para construir seu grande feito, a mídia local comandada pelo jornalista Neco não perdoa Odorico que com muita luta consegue entregar o cemitério a população... 2 anos então se passa e ninguém morre em Sucupira, Odorico trava uma guerra entre seu mandato a mídia local, a câmara de vereadores e a população, precisa de um morto URGENTE e com a ajuda de suas correligionarias, as irmãs Cajazeiras importam um moribundo (primo delas, desenganado pelos médicos) de Salvador para morrer em Sucupira, usa recursos da prefeitura para bancar a trazida do "morto" que irá inaugurar o cemitério, seis meses se passam e o homem se recupera para desespero de Odorico e alegria da oposição, Odorico então manda buscar Zeca Diabo, expulso de Sucupira após matar toda uma família para vingar um acontecido do passado, Zeca Diabo é nomeado delegado para espanto da cidade conservadora, Odorico faz a cabeça do matador para matar Neco o dono do jornal que o difama dia após dia, mas Zeca está regenerado graças ao seu padim padre Cícero e ao invés de matar Neco se une a ele, Odorico não desiste e o fim dessa história é além de muito engraçada, surpreendente.
leiam! leiam!

* Resenha editada em Maio de 2017
comentários(0)comente



ga.galvao 27/03/2023

Da Comedia ao Trágico
Até onde se pode ir para se manter em posição de poder?

Odorico Paraguaçu se supera ao tratar de forma insensível todos ao seu redor por uma causa pouco nobre, um defunto. Ou melhor, um cemiterio.

Todas as frustrações de seus planos trazem humor consigo, que diria ir de 8 a 80 em uma obra lida em um dia.

É tudo contagiante, e se questiona se algo serio ocorreria nessa peça. Mas o bom (ou mau) humor promete um final advinhavel mas pouco esperado.

Ao menos esses pobres coitados podem descansar na terra em que nasceram.
comentários(0)comente



akemi 15/03/2023

Essa peça <3 simplesmente incrível!
Que leitura prazerosa foi essa. Amei muito a história, apesar de ser escrita em forma de uma peça teatral, não perdeu a magia. Simplesmente incrível. Tem um grande significado por trás de cada coisa, cada personagem.
comentários(0)comente



Wanessa.Caldeira 12/03/2023

Perfeito!
O autor consegue, com maestria, escrever suas críticas e alfinetadas com humor. Impossível não sorrir ao ler esse livro.

A escrita, apesar se ser em formato de teatro, e tranquila e flui muito bem, deixando a leitura rápida.
comentários(0)comente



Guilherme 02/03/2023

Curto, mas entrou para os favoritos
Apesar de ser uma história curta, o livro não deixa de ser envolvente e encatador. Outro fator que não atrapalhou a leitura foi a forma como o livro é escrito, acredito que só contribuiu na formação da história.
O enredo, como é de se imaginar, é curto, porém me agradou bastante. O melhor para mim foi o nosso Bem Amado, que foi icônico do começo ao fim da obra. Sinceramente, tenho um apreço especial por este tipo de personagem em diversas histórias, apesar de não concordar completamente com as ações dos mesmos.
Recomendo esse livro para aqueles que querem ler um livro agradável e rápido para sair da ressaca literária.
comentários(0)comente



david andriotto 28/02/2023

Farsa sócio-político-patológica
Que prazer é ler dias gomes, ele é realmente um querido. pensei não ser possível à uma obra teatral superar o status de o pagador de promessas, mas o bem-amado me cativou tanto quanto. arrisco dizer que me fez dar mais risadas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karenzei 25/02/2023

O bem-amado e o seu projeto de governo
Essa peça é uma sátira político-social que conta a história do projeto de governo municipal de Odorico Paraguaçu: a construção e, principalmente, a inauguração do cemitério de Sucupira, pois é o seu legado para a cidade. A crítica está centrada nesse político demagogo que quer a todo custo enterrar alguém no cemitério.
Para Odorico, é de suma importância que alguém morra em Sucupira para que seja inaugurada a sua grande obra e que ele seja lembrado como um dos prefeitos que mais fez por seu município. Por isso, não mede esforços para ter um morto na cidade e afirma: "Em política, Dona Dorotéa, os finalmentes justificam os não-obstantes."
Tudo nessa peça (as questões políticas, o duplo sentido de algumas frases, os planos de Odorico para ter um morto na cidade) é de forma leve e divertida. Ótima leitura para uma ressaca literária e/ou para se descontrair.

site: https://sonhareoqueimporta.blogspot.com/2023/02/o-bem-amado-e-o-seu-projeto-de-governo.html
comentários(0)comente



Rafael1906 24/02/2023

Só tu, Odorico.
O bem-amado, de Dias Gomes, é uma peça de teatro que narra o desejo de um político demagogo de inaugurar um cemitério na cidade de Sucupira. Ele faz de tudo para conseguir um defunto para seus planos, sendo que há um ano não morre ninguém na cidade. Cidade pacata de boa água, bom clima, bons ventos. É nesse intento que Odorico orquestra um jogo de peças que valha por um morto. O desfecho é impressionante. Odorico se mostra o grande vilão sem sentimentos. Uma leitura muito divertida, que nos remete às muitas sacanagens políticas do nosso país.
comentários(0)comente



strawberryjuju 08/02/2023

Eu não esperava que esse livro fosse realmente bom... eu li por causa da escola e apesar de ser um roteiro de uma peça, e a escrita ser diferente da escrita que normalmente lemos em livros, a história é bem legal! É curta mas interessante. Você consegue lê-la em até 2 horas!
Eu achei engraçado que no meio do livro Odorico estava esperando alguém morrer, é meio estranho isso né? Ele estava reclamando que em cidades pequenas não tem nenhum assasinato e etc. E foi meio estranho pensar nisso como uma coisa ruim.
Eu gostei bastante da história, não leria de novo, mas achei interessante.
comentários(0)comente



Heidi Gisele Borges 04/02/2023

Adorei essa peça de teatro. É muito divertida e irônica.

Não assisti à novela, mas sempre ouvi falar dessa história como sendo bem engraçada.

E vemos que políticos não mudam nunca e todos só pensam em si, seja pelo dinheiro, seja por um cemitério, o povo não importa.
comentários(0)comente



187 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR