spoiler visualizarAmanda 03/04/2020
Bridget Jones e a representação de uma sociedade
o livro é incrível, leve e engraçado. devo admitir que no começo estava muito desconfortável com algumas situações relativas ao fato de bridget ser solteira, ela recebia pressão direta de parentes e até colegas por ter mais de 30 anos e ainda não ser casada. a parte boa do que eu disse é justamente o incômodo, isso é um ótimo sinal, sinal de que não concordo com o que é mostrado. depois disso, é fato, nos habituamos com a personagem e parece que ela é nossa melhor amiga, a linguagem informal, justamente por ser MESMO um diário, os perrengues e as confissões mostram o lado íntimo de bridget e nos aproximam mais das vivências do livro.
um tópico que não fez bem pra minha saúde mental (SÉRIO!!!) é a mania da personagem anotar o peso, a quantidade de calorias diárias e até o TAMANHO DA COXA!! tudo isso porque bridget não gosta do corpo que tem e enfrenta situações desconfortáveis pelo seu peso. porém, isso também demonstra muito do que nós, mulheres, enfrentamos nossa vida inteira. quando ganhamos peso estamos gordas, quando perdemos peso estamos magras demais, como se nossa opinião a respeito do que QUEREMOS não importasse.
comentando uma parte do livro (COM SPOILER)
bridget luta pra ser uma mulher mais saudável, ela tenta diminuir a quantidade de cigarros e a quantidade de calorias na alimentação, ok, tudo bem. ela consegue perder peso. bridget fica super feliz, ela sai pra comemorar com os amigos e TUDO o que recebe são comentários infelizes a respeito do corpo, que ela estava muito magra, que ela estava abatida, que o corpo dela era melhor antes. isso me deixou extremamente triste.
CONTUDO, o livro também demonstra discursos feministas! bridget possui amigos mais próximos que reclamam de situações diárias, relacionadas a homens, aparência e etc, com um olhar mais crítico e atual, fazendo com que as mulheres do livro mostrem seu lado forte e empoderado.
achei uma leitura importante, engraçada, crítica e leve. vale a pena