Um inimigo do povo

Um inimigo do povo Henrik Ibsen




Resenhas - Um Inimigo do Povo


68 encontrados | exibindo 61 a 68
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Gabi Ornelas 09/07/2020

O poder da unanimidade
O livro tem uma estória muito curtinha, dá para ler em um dia. Super recomendo.
Imagino que para quem entenda mínima de política (não é meu caso haha) o livro deve ser mais interessante que para quem não entende nada, como eu. Mas mesmo assim qualquer um que for ler conseguirá entender e tirar um algum aprendizado dele.
comentários(0)comente



Lulu 04/05/2020

Interessante
A leitura é boa e flui bastante,muito envolvente e carrega uma crítica forte
comentários(0)comente



Paulo Sousa 15/03/2020

livro lido - Inimigo do povo
Título lido: Inimigo do povo
Título original: En folkefiende
Autor: Henrik Ibsen
Tradução: Pedro Mantiqueira
Lançamento: 1882
Esta edição: 2011
Editora: L&PM
Páginas: 176
Classificação: 3/5
?????????????
"Que sentido têm as verdades proclamadas pela massa, massa esta que é manobrada pelos jornais e pelos poderosos?? (Posição no Kindle 2173/68%)
.
Esta foi uma leitura que, apesar de literária, fi-la com objetivo acadêmico, devido a um trabalho para a faculdade. Por ser tão interessante e instigante, resolvi incluí-la nestes meus modestos registros de leituras.
.
?Inimigo do povo? é uma peça teatral escrita pelo dramaturgo e escritor norueguês Henrik Ibsen, no final do século XIX. É um título que chama a atenção, sobretudo no meio jurídico (e não menos para o leitor que busque livros com ensinamentos) pela ressonante querela que traz abordando o conflito entre o individual e o coletivo.
.
O enredo mostra a forma como a população de uma pequena cidade norueguesa, detentora de um balneário muito procurado por pessoas doentes que buscam tratamento, transforma o único médico local - e funcionário do balneário - de cidadão honrado a um execrado persona non grata. Isso porque ele, Thomas Stockmann, emitiu parecer desfavorável à qualidade das águas do balneário, que descobriu estarem contaminadas pelos muitos curtumes que circundam a cidade.
.
Obviamente que o desagrado da população foi aproveitado de forma inteligente pelos detentores do poder de manipulação da opinião pública, preocupados com a perda do lucro do balneário, neste caso o prefeito, que é irmão do próprio Stockmann e a imprensa local que, uma vez antevendo o profundo colapso para o turismo caso o relatório do dr. Stockmann viesse ao conhecimento, buscaram primeiro dissuadi-lo, sem sucesso. Começam, então, um movimento de difamação ao médico, que ganha força com a adesão da manipulada população da cidade inteira. Stockmann perde o emprego, a casa onde mora, o apoio de todos, à exceção de sua família e do capitão Horster, mas terá de lidar ainda com o furor da massa manipulada, a quem, com um discurso pungente no fim do livro, tenta abrir os olhos...
.
O livro em si, peça teatral formada por cinco atos, pode ser considerado um puro exercício político, engajado, um enfrentamento individual a uma coletividade obliterada da verdade e cegada pela ideologia, objetivando melhorar a condição sui generis e das instituições. Ibsen, de quem nunca havia lido nada, conduz muito bem os diálogos, gera no tempo certo o ápice de um crescente suspense e amealha com as palavras contundentes e indignadas de Stockmann esta pequena obra teatral e porque não poética. A maior lição? Há esperança sempre, mesmo em tempos tenebrosos, como estes que vivemos.
comentários(0)comente



Henrique 15/01/2019

Em sua peça, Henrik Ibsen passa por vários lados da supressão do indivíduo no ambiente social quando o protagonista se rebela contra seus superiores. Como muita das suas peças na fase realista, Henrik Ibsen reconhece ,na própria individualização, um método intrinsecamente revolucionário.

Mas não se trata de uma peça predominantemente ideológica, e sim uma que verifica como as relações interpessoais estão envenenadas pelo cenário social. Vamos ver o quão interesseiros são nossos convívios.
comentários(0)comente



Filino 08/12/2018

Obra-prima atualíssima
Ibsen trata de temas (ou melhor, de problemas) que nos são extremamente caros ainda - e sobretudo - nos dias atuais. Formação e condução da opinião pública, o papel da imprensa, uma crítica contundente à política partidária e à mediocridade da multidão... tudo isso numa trama envolvente e hipnotizante. Até que ponto vale a pena sacrificar laços familiares e o conforto em prol da verdade? Sim, isso tudo é levantado por Ibsen. Imperdível!
comentários(0)comente



Márcio 16/03/2018

Bela dramaturgia
Livro curto, de leitura fácil e prazerosa. O Inimigo do Povo fala da injustiça, do monopólio da mentira, da corrupção do governo e a mediocridade da imprensa vendida. Leitura obrigatória.
comentários(0)comente



Renato Brasolin 14/03/2014

Ótimo livro, deixa claro como o povo tem preguiça de pensar e, por consequência não chega à verdade.
"Do que vale a verdade se não se tem o poder."
Essa frase mostra bem o que é o livro.
A voz do povo não é a voz de Deus. A voz do povo é pura ignorância. A voz de Deus está no homem individual.
comentários(0)comente



68 encontrados | exibindo 61 a 68
1 | 2 | 3 | 4 | 5