Um inimigo do povo

Um inimigo do povo Henrik Ibsen




Resenhas - Um Inimigo do Povo


68 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Francisco.Guimaraes 21/09/2024

?? E se vc estiver mto certo e todo mundo mto errado?
??Enredo (8/10)
O cientista que tenta ser a voz da razão em uma cidade ignorante. Talvez tenha nascido aqui essa construção que vemos repetidas em tantos filmes e até na vida real?

??Personagens (9/10)
Nessas estórias de ?um contra o mundo?, é comum o protagonista sofrer na mão de todos os personagens, sem apoio de ninguém. Aqui o autor teve o cuidado de fugir desse maneirismo inserindo alguns aliados.

??Linguagem (8/10)
A linguagem simples e direta facillita o trabalho do leitor, praticamente não há sombras. No meu gosto, eu prefiro quando há um pouco de sofisticação, mas é uma questão pessoal minha.

??Final (8/10)
A peça tem atos curtos, o autor teria pouco espaço para encerrar as pontas abertas. Ele aposta em um final ?essa história não termina aqui?, e se sai bem, apesar do tom levemente panfletário.
comentários(0)comente



k3thelen 26/08/2024

Dá série "Obras que li porque a banca pede e acabei me surpreendendo" (relação de maor e ódio com esse cebraspe). Relmente achei a obra muito boa, trás críticas extremante atuais, principalmente se relacionarmos com o cenário político brasileiro em 2022.
comentários(0)comente



@_ariciasv 01/07/2024

Resenha - Um inimigo do povo
Li por causa, esperei nada e o livro entregou bem mais do que eu esperei, bosta nenhuma.Mas assim é um livro de política, cosia que eu não sou fã de ler.Porém, tem uma narrativa até que boa com umas críticas bem fodas.fim de bosta, sem sentido
Não recomendo
comentários(0)comente



Gabi 15/06/2024

"Nos países livres, doutor, a imprensa é o quarto poder."
Livro ótimo para usar como repertório sociocultural, aborda temas importantes de uma forma simples, sempre mostrando como a opinião pública e coletiva, na maioria das vezes está equivocada, uma peça curta e que nos prende.
comentários(0)comente



GG 07/06/2024

Uma sátira sobre política, imprensa, verdade, interesse coletivo x particular.

O médico de uma pequena cidade descobriu que o balneário, maior fonte de renda local, está contaminada. Prontamente, ele aciona a imprensa e acredita que suas intenções em prol do bem coletivo devem se sobrepor aos interesses políticos e dos ricos.

O médico, que cria ser apoiado por todos, se vê achincalhado e acusado de inimigo do povo.

Uma peça pequena, mas com grande peso, pois fica claro o debate entre que interesses devem perdurar (se a saúde geral em detrimento do lucro ou o lucro em detrimento da saúde geral); a importância de uma imprensa livre e honesta, a fim de não manipular a verdade e a opinião pública em favor de poucos e até próprios; a massa amorfa, que se mostra suscetível e volúvel, aceitando o que lhes é dito sem questionar.

Quando leio livros assim e vejo como eles continuam atuais, mesmo já tendo uma certa idade, chega a dar uma entristecida, pois é puxado constatar que certos problemas sociais e políticos não mostram sinais de que acabarão logo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paulo 24/05/2024

Todo problema tem vários pontos de vista
Uma peça teatral dividida em 5 atos, com ótimo ritmo dramático.

A história começa quando o Dr. Thomas Stockmann, médico de uma pequena cidade norueguesa, descobre que a água da Estação Balneária local estava contaminada, causando problemas de saúde aos banhistas. Ele reporta o fato ao Prefeito da cidade, seu irmão Peter Stockmann e pede providências. Ocorre que a divulgação do contágio e a realização das obras de descontaminação trariam sérios prejuízos econômicos para a comunidade, cuja principal fonte de renda era justamente explorar o turismo do balneário.

Forma-se assim um dilema: admitir o problema e suportar os prejuízos econômicos para repará-lo ou ignorá-lo e permitir que o turismo continue como se nada tivesse acontecido.

Ibsen explora com maestria o papel da imprensa na forma da divulgação da descoberta e como isso poderia manipular a opinião pública.

Há diversas chaves de leitura para a obra, sempre atual: progresso versus proteção ambiental; a questão da relatividade da verdade; a tensão entre o convívio social e nossas convicções pessoais.

Seria ingenuidade interpretar o Dr. Stockman como um herói altruísta que desejava somente salvar a cidade, e que fora injustamente perseguido por isso, ganhando inclusive a alcunha de “inimigo do povo”. A personagem é complexa e ambígua: há disputa de poder com seu irmão, vaidade, falta de humildade e prepotência. Embora sua intenção e sua descoberta fossem absolutamente verdadeiras, ele sequer refletiu sobre a complexidade e as consequências de sua descoberta, levando a sua vontade ao extremo, achando-se o único dono da verdade.

Uma obra-prima simples mas profunda e extremamente atual.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bia~* 28/04/2024

Interessante paralelo...
Esse deve ter sido um livro muito interessante para ler e analisar na época da pandemia de Covid-19. O "embate" entre ciência e política, a formação e valoração da opinião pública, a ponderação de interesses econômicos e de bem-estar geral, o papel da mídia... Todos esses são debates que emergem dessa peça, que inclusive deve ser legal de assistir. Porém, precisaria dedicar mais tempo para a reflexão sobre o que o autor critica e o que propõe como seu ponto de vista, já que a crítica dificilmente vem desacompanhada de uma ideia de melhoria - e isso não ficou claro para mim. Ou seja, o personagem principal, que aparenta sensatez com o problema discutido, apesar disso se coloca como superior e ofende o coletivo por se ver nessa posição, criticando a democracia. Seria essa a proposta? E seria esse o caminho?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Steffany4 15/02/2024minha estante
Resenha impecável, como sempre? ?????




Nicolle Nadja 04/02/2024

UM INIMIGO DO POVO
Admito que comecei a ler essa peça por pura obrigação,mas ao passar dos atos fui amando cada momento!



essa peça conta a história de uma cidade pacata,muito conhecida pelo seu balneário que SUPOSTAMENTE fazem as pessoas doentes se recuperarem , mas ao decorrer dos atos o Dr.Stockman descobre que esse balneário, a fonte de renda da cidade,é um local infectado. com a falta de apoio do dono/prefeito da cidade ele pretende postar um artigo explicando o porquê o balneáreo ser perigoso para a saúde de população,mas os responsáveis do jornal que iriam publicar o artigo foram comprados pelo prefeito.

basicamente a obra aborda:

- Corrupção
- Cargos públicos elitizados
- Falsas Verdades
- Fake News
comentários(0)comente



Larissa Silva 21/01/2024

Uma peça realmente de grande valor
As reviravoltas que a peça dá realmente surpreendem e você fica o tempo todo imaginando isso sendo representado nos palcos e como deve ser magnífico e potente. E a mensagem que passa sobre a massa e sobre os poderosos políticos é fortíssima também.
comentários(0)comente



RogArio43 05/01/2024

A história até que é boa, o desenvolvimento muito bom, só que no final não gostei, não sei se particularmente fui eu que não entedi, mas pra mim ficou meio obscura a conclusão no meu entendimento.
comentários(0)comente



Tiago 05/01/2024

Peça atualíssima de Ibsen
Esta é a primeira peça de Ibsen que li e foi uma ótima surpresa. Um tema tão atual escrito no final do século XIX e, ainda por cima, na Noruega. A história centra-se no Dr. Stockmann, médico da estação balnear da cidade, que é a maior fonte de receita devido ao turismo e também para tratamentos medicinais.

O médico descobre um problema na estação e tenta alertar a cidade, cujo prefeito é o seu próprio irmão. Não vou dar mais spoilers sobre o enredo mas ao vermos reação a descoberta desses problemas ficamos com a impressão de que a peça se passa na nossa cidade e em 2021.

Ibsen faz uma forte crítica social que não poupa absolutamente ninguém. Vale muito a pena a leitura.
comentários(0)comente



Leonardo 14/10/2023

Uma obra prima
Perfeição é o q descreve esse livro. A história em si é bem legal, mas o livro vai muito mas do q "uma historinha", faz vc repensar seus valores e muitas outras coisas na sua vida, principalmente em questões políticas (se vc tem algum político de estimação provavelmente vai se sentir ofendido em vários momentos do livro). Ele ainda faz vc ver o quanto a imprensa faz nós, cidadãos, de marionete e nós nem nos tocamos. Sinceramente Ibsen estava a frente do seu tempo quando escreveu esse livro.
Nota:10/10
comentários(0)comente



68 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR